Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Análise Social
versão impressa ISSN 0003-2573
Anál. Social n.176 Lisboa out. 2005
Desigualdades sociais e diferenças culturais: os resultados escolares dos filhos de imigrantes africanos
Fernando Luís Machado*
Ana Raquel Matias**
Sofia Leal**
Neste artigo analisamos dados de um projecto de investigação no âmbito do qual se realizou, em 2004, um extenso inquérito por questionário a 1000 jovens descendentes de imigrantes dos PALOP. Conclui-se que os seus resultados escolares são muito parecidos com os dos jovens em geral e que os factores de desigualdade social diferenciam notoriamente esses resultados. Contrariamente ao reducionismo multiculturalista, defende-se que as questões colocadas pelos novos públicos escolares envolvem combinações complexas de «velhas» e «novas» formas de desigualdade social e diferença cultural.
Palavras-chave: Multiculturalismo, Imigrantes africanos, Rendimento escolar, Aproveitamento escolar, Desigualdades sociais, Ensino
Inégalités sociales et différences culturelles: les résultats scolaires des enfants d’immigrés africains
Cet article analyse les données d’un projet de recherche dans le cadre duquel a été réalisée, en 2004, une vaste enquête par voie de questionnaire à 1000 jeunes descendants d’immigrés des PALOP. On en conclut que leurs résultats scolaires sont très semblables à ceux de la généralité des jeunes et que les facteurs d’inégalité sociale différencient notoirement ces résultats. A l’inverse du réductionnisme multiculturaliste, les auteurs défendent que les questions soulevées par les nouveaux publics scolaires renferment des combinaisons complexes de «vieilles» et «nouvelles» formes d’inégalité sociale et de différence culturelle.
Social inequality and cultural differences: school results of the children of African immigrants
In this article we analyze the data from a research project carried out in 2004 which involved a survey (questionnaire) of 1000 young people descended from parents originating in the PALOP (countries whose official language is Portuguese). We conclude that their school results are very similar to those of young people in general and that social inequality factors are a key differentiator of those results. Going against the grain of multiculturalist reductionism, we argue that the issues raised by the new school population involve complex arrangements of «old» and «new» forms of social inequality and cultural difference.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text only available in PDF format.
Referências bibliográficas
AAVV (2004), Eu Não Desisto. Plano Nacional de Prevenção do Abandono Escolar, Ministério da Educação/Ministério da Segurança Social e do Trabalho. [ Links ]
Almeida, João Ferreira de, Costa, António Firmino da, e Machado, Fernando Luís (1988), «Famílias, estudantes e universidade. Painéis de observação sociográfica», in Sociologia, Problemas e Práticas, n.º 4, pp. 11-44.
Abrantes, Pedro (2004), «Sociologia e ciências da educação: a distância entre nós», in Sociologia, Problemas e Práticas, n.º 45, pp. 117-130.
Baudelot, Christian, e Roger, Establet (1992), Allez les filles, Paris, Seuil.
Benavente, Ana, e Correia, Adelaide Pinto (1981), Obstáculos ao Sucesso na Escola Primária, Lisboa, Instituto de Estudos para o Desenvolvimento.
Benavente, Ana, Costa, António Firmino da, Machado, Fernando Luís, e Neves, Manuela Castro (1987), Do Outro Lado da Escola, Lisboa, Rolim.
Benavente, Ana, Campiche, Jean, Seabra, Teresa, e Sebastião, João (1994), Renunciar à Escola. O Abandono Escolar no Ensino Básico, Lisboa, Fim de Século.
Bourdieu, Pierre (1979a), La distinction. Critique sociale du jugement, Paris, Les Éditions de Minuit.
Bourdieu, Pierre (1979b), «Les trois états du capital culturel», in Actes de la recherche en sciences sociales, n.º 30, pp. 3-6.
Cabral, Manuel Villaverde, e Pais, José Machado (orgs.) (1998), Jovens Portugueses de Hoje, Oeiras, Celta Editora
Contador, António C. (2001), Cultura Juvenil Negra em Portugal, Oeiras, Celta Editora.
Costa, António Firmino da (1999), Sociedade de Bairro. Dinâmicas Sociais da Identidade Cultural, Oeiras, Celta Editora.
Costa, António Firmino da, Mauritti, Rosário, Martins, Susana da Cruz, Machado, Fernando Luís, e Almeida, João Ferreira de (2000), «Classes sociais na Europa», in Sociologia, Problemas e Práticas, n.º 34, pp. 9-43.
Duru-Bellat, Marie (2002), Les inégalités sociales à l'école. Genèse et mythes, Paris, Presses Universitaires de France..
Entreculturas (1998), Bases de Dados Entreculturas VIII (1996/1997), Lisboa, Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural.
Fradique, Teresa (2003), Fixar o Movimento. Representações da Música Rap em Portugal, Lisboa, D. Quixote.
Ferrão, João, e Honório, Fernando (coords.) (2001), Saída Prematura do Sistema Educativo: Aspectos da Situação, Causas e Perspectivas em Termos de Emprego e Formação, Lisboa, Instituto do Emprego e Formação Profissional.
Garcia, José Luís (2000), «Educação, abandono escolar, grupos imigrantes», in Estranhos. Juventude e Dinâmicas de Exclusão Social em Lisboa, Oeiras, Celta, pp. 65-102.
Grácio, Sérgio (1997), Dinâmicas da Escolarização e das Oportunidades Individuais, Lisboa, Educa.
Justino, David, Marques, Maria Margarida, Ralha, Tiago, Palácio, Susana, e Seabra, Hugo de (1999), «Children of immigrants: a situation in flux between tension and integration», in Metropolis International Workshop Proceedings, Lisboa, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, pp. 273-304.
Machado, Fernando Luís (1994), «Luso-africanos em Portugal nas margens da etnicidade», in Sociologia, Problemas e Práticas, n.º 16, pp. 111-134.
Machado, Fernando Luís (2002), Contrastes e Continuidades. Migração, Etnicidade e Integração dos Guineenses em Portugal, Oeiras, Celta Editora.
Machado, Fernando Luís, Costa, António Firmino da, Mauritti, Rosário, Martins, Susana da Cruz, Casanova, José Luís, e Almeida, João Ferreira de (2003), «Classes sociais e estudantes universitários: origens, oportunidades e orientações», in Revista Crítica de Ciências Sociais, n.º 66, pp. 45-80.
Mauritti, Rosário, Martins, Susana da Cruz, e Costa, António Firmino da (2004), «Classes sociais numa perspectiva comparada: estruturas europeias actuais e instrumentos de análise», in Actas do V Congresso Português de Sociologia: Sociedades Contemporâneas, Reflexividade e Acção, Braga, 12 a 15 de Maio de 2004 (http://www.aps.pt/vcongresso/ateliers-pdfs.htm).
Marry, Catherine (2000), «Filles et garçons à l'école», in Agnés Van Zanten, L'École, l'état des savoirs, Paris, Éditions La Découverte, pp. 283-292.
Miranda, Sacuntala de, e Grácio, Sérgio (1977), «Insucesso escolar e origem social: resultados de um inquérito-piloto», in Análise Social, vol. XIII, n.º 51.
Paes, Isabel Sassetti (1993), «Crianças de imigrantes. Que oportunidades?», in Estruturas Sociais e Desenvolvimento, Actas do 2.º Congresso Português de Sociologia, Lisboa, Editorial Fragmentos e Associação Portuguesa de Sociologia, pp. 296-316.
Seabra, Teresa (1994), Estratégias Familiares de Socialização das Crianças. Etnicidade e Classes Sociais, Lisboa, ISCTE, dissertação de mestrado em Sociologia.
Sebastião, João (1998), «Os dilemas da escolaridade. Universalização, diversidade e inovação», in José Manuel Viegas e António Firmino da Costa (orgs.), Portugal, que Modernidade?, Oeiras, Celta Editora, pp. 311-327.
Silva, Augusto Santos (2003), «`Acesso' e `sucesso': factos e debates na democratização da educação em Portugal», in Maria Manuel Vieira, Joaquim Pintassilgo e Benedita Portugal e Melo (orgs.), Democratização Escolar. Intenções e Apropriações, Lisboa, Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Silva, Cristina Gomes da (1999), Escolhas Escolares, Heranças Sociais, Oeiras, Celta Editora.
Stoer, Stephen, e Cortesão, Luiza (1999), Levantando a Pedra. Da Pedagogia Inter/Multicultural às Políticas Educativas numa Época de Transnacionalização, Porto, Afrontamento.
Stoer, Stephen (2001), «Desocultando o voo das andorinhas: educação inter/multicultural crítica como movimento social», in Stephen Stoer, Luíza Cortesão e José A. Correia (orgs.), Transnacionalização da Educação. Da Crise da Educação à «Educação» da Crise, Porto, Afrontamento, pp. 245-275.
Stoer, Stephen (2002), «`Prefácio' a Maria José Casa-Nova», in Etnicidade, Género e Escolaridade. Estudo em Torno das Socializações Familiares de Género numa Comunidade Cigana da Cidade do Porto, Lisboa, Instituto de Inovação Educacional.
Sudan, Dimitri (2002), Construction identitaire chez les jeunes afro-portugais à Lisbonne, de l'autre côté de la cité, Paris, L'Harmattan.
Vallet, Louis-André, e Caille, Jean-Paul (2000), «La scolarité des enfants d'immigrés», in Agnés Van Zanten, L'École, l'état des savoirs, Paris, Éditions La Découverte, pp. 293-301.
* Departamento de Sociologia e CIES, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa.
** CIES, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa.