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Análise Social
versão impressa ISSN 0003-2573
Anál. Social n.183 Lisboa abr. 2007
Demografia escolar e análise longitudinal: escolarização e escolaridade de coortes de alunos dos ensinos básico e secundário**
Mário Leston Bandeira*
Sendo, em aspectos essenciais, similares aos fenómenos demográficos, os fenómenos escolares podem e devem ser estudados mediante técnicas idênticas às da análise demográfica. Em particular, a análise longitudinal da escolarização e da escolaridade permite reconstituir a história de coortes escolares e, desse modo, contribuir para um conhecimento mais fundamentado do desempenho e do insucesso escolares. Este texto apresenta propostas metodológicas no âmbito da demografia escolar, as quais são exemplificadas com a reconstituição da escolarização da geração de 1981 e da escolaridade da promoção de alunos matriculados em 1993-1994 no 7.º ano de escolaridade.
Palavras-chave: tábua de escolarização; tábua de escolaridade; fluxos escolares; insucesso escolar; demografia escolar.
Démographie scolaire et analyse longitudinale: scolarisation et scolarité de cohortes d’élèves des enseignements de base et secondaire
S’agissant, pour l’essentiel, de phénomènes similaires aux phénomènes démographiques, les phénomènes scolaires peuvent et doivent être étudiés par des techniques identiques à celles de l’analyse démographique. L’analyse longitudinale de la scolarisation et de la scolarité permet, en particulier, de reconstituer l’histoire des cohortes scolaires, ce qui contribue à une connaissance mieux fondée de la performance et de l’échec scolaires. Ce texte avance des propositions méthodologiques dans le cadre de la démographie scolaire, exemplifiées par la reconstitution de la scolarisation de la génération de 1981 et de la scolarité de la promotion des élèves immatriculés en 1993-1994 à la 7ème année de scolarité.
Mots-clé: tableau de scolarisation; tableau de scolarité; fluxs scolaires; échec scolaire; démographie scolaire.
Demography in schools and longitudinal analysis: school attendance and schooling in cohorts of pupils in primary and secondary education
School education phenomena are essentially similar to demographic phenomena. They should and must be studied using the demographic studies techniques. In particular, longitudinal analysis of schooling enables us to reconstruct the history of educational cohorts and thereby make a betterfounded contribution to knowledge of educational performance and failure. This article puts forwards methodologies for educational demography, using as examples school matriculations for the generation of 1981 and schooling data for the cohorts matriculated in the seventh year of the school system in 1993-1994.
Keywords: school attendance table; schooling table; educational pathways; school dropout rates; educational demography.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text only available in PDF format.
Bibliografia
Bandeira, Mário Leston Bandeira (2004), Demografia: objecto, teorias e métodos, Lisboa, Escolar Editora. [ Links ]
Organisation de Coopération et Développement Économiques (OCDE) (2004), Regards sur l'éducation: les indicateurs de l'OCDE 2004.
«Population» et l'enseignement (1970), Introduction d'Alain Girard, Institut National d'Études Démographiques/Presses Universitaires de France, col. «Démographie et sciences humaines».
Pressat, Roland (1979), Dictionnaire de démographie, Paris, Presses Universitaires de France.
Pressat, Roland (1983), L'Analyse démographique, 4.ª ed. rev. et aumentada, Paris, Presses Universitaires de France
UNESCO (1972), Étude statistique sur les déperditions scolaires, Paris-Genebra, UNESCO-Bureau International d'Éducation.
Fontes
Estatísticas da Educação, 1993/94 a 1996/97, Ministério da Educação, Departamento de Avaliação, Prospectiva e Planeamento.
Estimativas Definitivas de População Residente Intercensitárias, 1991-2000, Portugal, NUTS II, NUTS III e Municípios, Instituto Nacional de Estatística, 2003.
Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema Educativo (GIASE), informação estatística on line, giase.min-edu.pt, anos de 1997/98 a 2001/02.
* Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa.
** O autor agradece a colaboração do Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema Educativo (GIASE) na disponibilização atempada da informação estatística, graças à qual pôde ser elaborado este artigo.