SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Aplicação de protecção catódica a tanques de armazenamento de combustíveis índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Corrosão e Protecção de Materiais

versão impressa ISSN 0870-1164

Corros. Prot. Mater. v.28 n.3 Lisboa set. 2009

 

Sensores de corrosão para aeronaves

P. G. Venâncio (1) (4) (*), R. A. Cottis (2), R. Narayanaswamy (3) e J. C. S. Fernandes (4)

 

 

RESUMO

Os operadores comerciais e forças aéreas militares procuram cada vez mais uma maneira de reduzir os custos de manutenção das aeronaves e aumentar a disponibilidade das mesmas. Nesse sentido, o controlo e monitorização da corrosão numa aeronave será uma ferramenta importantíssima para o operador com vista à optimização da sua frota.

A OGMA, juntamente com o Instituto Superior Técnico (IST) e a Universidade de Manchester, está a desenvolver vários tipos de sensores de corrosão, específicos para várias áreas críticas previamente identificadas, para permitir uma monitorização da corrosão e melhor planificação do plano de manutenção das aeronaves.

No presente artigo faz-se uma revisão dos sensores actualmente em desenvolvimento e apresentam-se os estudos em curso no âmbito da cooperação acima referida.

Palavras-chave: Sensores de Corrosão, Aeronaves, Alumínio

 

Corrosion sensors for aircraft aging

ABSTRACT

Commercial aircraft operators and military air forces are searching for a solution to reduce maintenance costs and increase the availability of their fleets. To achieve this objective, the control and monitoring of corrosion of the aircraft airframe will be an important tool for operators, in order to optimize their fleet.

OGMA, together with Instituto Superior Técnico (IST) and the University of Manchester, is developing several types of corrosion sensors for specific critical areas of an aircraft, which have been previously identified, in order to allow for corrosion monitoring and, thus, for a better aircraft maintenance schedule.

This paper contains a review of the sensors in development by other companies and by us, in the frame of the cooperation referred above.

Keywords: Corrosion Sensors, Aircraft Aging, Aluminium

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

REFERÊNCIAS

[1] D. T. Peeler in Proceedings of 6th Joint FAA/DOD/NASA Aging Aircraft Conference, September, San Francisco, USA (2002).

[2] K. van der Walde and B. M. Hillberry, Int. J. Fatigue, 29, 1269 (2007).        [ Links ]

[3] M. Liao, G. Renaud and N. C. Bellinger, Int. J. Fatigue, 29, 677 (2007).

[4] K. van der Walde and B. M. Hillberry, Int. J. Fatigue, 30, 106 (2008).

[5] F. Ansuini in Proceedings of CORROSION 1991, March, NACE, Cincinatti, USA (1991).

[6] M. Benounis and N. Jaffrezic-Renault, Sens. Actuators, B 100, 1 (2004).

[7] M. C. Hebbron, S. J. Harris, C. Neill, S. Wagstaff and D. G. Dixon in Proceedings of EUROCORR 2005, Setembro, Lisboa, Portugal (2005).

[8] S. Dong, Yanbiao Liao and Qian Tian, Corros. Sci., 48, 1746 (2006).

[9] S. Abderrahmane, A. Himour, R. Kherrat, E. Chailleux, N. Jaffrezic-Renault and G. Stremsdoefer, Sens. Actuat. B-Chem., 75, 1 (2001).

[10] M. P. Sibi and Z. Zong, Prog. Org. Coat., 47, 8 (2003).

[11] K. K. Sankaran, R. Perez and K. V. Jata, Mater. Sci. Eng., A, 297, 223 (2001).

[12] T. S. Huang, G. S. Franke, B. Farahbakhsh and D. Peeler in Proceedings of the 6th Joint FAA/DoD/NASA Aging Aircraft Conference, September, San Francisco, USA (2002).

[13] S. T. Pride and J. R. Scully, J. Electrochem. Soc., 141, 3028 (1994).

[14] C. Blanc, B. Lavelle and G. Mankowski, Corros. Sci., 39, 495 (1997).

[15] C. Blanc, A. Freulon, M. Lafond, Y. Kihn and G. Mankowski, Corros. Sci., 48, 3838 (2006).

[16] A. R. Trueman, Corros. Sci., 47, 2240 (2005).

[17] D. D. Macdonald and G. R. Engelhardt in Proceedings of the 6th Joint FAA/DoD/NASA Aging Aircraft Conference, September, San Francisco, USA (2002).

[18] G. McAdam, P. J. Newman, I. McKenzie, C. Davis and B. R. W. Hinton, Structural Health Monitoring, 4, 47 (2005).

[19] C. J. Stephenson and K. D Shinizu, Polym. Int., 56, 482 (2007).

[20] Y. Chen, J. J. Brazier, M. Yan, P. R. Bargo and S. A. Prahl, Sens. Actuators, B 102, 107 (2004).

[21] Sing Muk Ng and R. Narayanaswamy, Anal. Bioanal. Chem., 386, 1235 (2006).

[22] M. Ahmad and R. Narayanaswamy, Sens. Actuators, B 81, 259 (2002).

[23] R. Kinzie in Proceedings of the 6th Joint FAA/DoD/NASA Aging Aircraft Conference, September, San Francisco, USA (2002).

[24] W. H. Abbot and R. Kinzie in Proceedings of the 9th Joint Aging Aircraft Conference, March, Atlanta, USA (2006).

[25] W. H. Abbot, M. Staham and R. Kinzie, Overview of USAF Corrosion Sensor Program.

[26] M. M. Altynova, R. G. Kelly, J. R. Scully and D. T. Peeler in Proceedings of the 6th Joint FAA/DoD/NASA Aging Aircraft Conference, September, San Francisco, USA (2002).

[27] S. K. Chawla, T. Anguish and J. H. Payer, in Proceedings of CORROSION 1991, NACE, March, Cincinatti, USA (1991).

[28] T. Mickens, M. Schulz, M. Sundaresan, A. Ghoshal, A. S. Naser and R. Reichmeider, Mech. Syst. Signal Process., 17, 285 (2003).

[29] Y. Liu, P. Skeldon, G. E. Thompson, H. Habazaki and K. Shimizu, Corros. Sci., 47, 341 ( 2005).

[30] Y. Liu, A. M. Arenas, S. G. Garcia-Vergara, P. Skeldon, G. E. Thompson, K. Shimizu and H. Habazaki, Corros. Sci., 47, 145 (2005).

[31] F. H. Scholes, S. A. Furman, A. E. Hughes, T. Nikpour, N. Wright, P. R. Curtis, C. M. Macrae, S. Intem and A. J. Hill, Prog. Org. Coat., 56, 23 (2006).

[32] S. A. Furman, F. H. Scholes, A. E. Hughes and D. Lau, Prog. Org. Coat., 56, 33 (2006).

[33] F. H. Scholes, S. A. Furman, A. E. Hughes and T. A. Markley, Corros. Sci., 48, 1812 (2006).

[34] S. A. Furman, F. H. Scholes, A. E. Hughes, D. N. Jamieson, C. M. Macrae and A. M. Glenn, Corros. Sci., 48, 1827 (2006).

[35] J. A. González, E. Otero, A. Bautista, E. Almeida and M. Morcillo, Prog. Org. Coat., 33, 61 (1998).

[36] N. C. Bellinger, J. P. Komorowski and T. J. Benak, Int. J. Fatigue, 23, S349 (2001).

[37] M. A. Wahab, J. H. Park, M. S. Alam and S. S. Pang, J. Mater. Process Tech., 17, 211 (2006).

[38] M. Ghandehari and C. S. Vimer, NDT and E Int., 37, 611 (2004).

[39] J. Rayss and G. Sudolski, Sens. Actuat. B-Chem., 87, 397(2002).

[40] F. J. Arregui, Z. Ciaurriz, M. Oneca and I. R. Matias, . Actuat. B- Chem., 96, 165 (2003).

 

(1) Departamento de Engenharia e Projectos, OGMA, Indústria Aeronaútica de Portugal, 2615-172 Alverca, Portugal

(2) Corrosion and Protection Centre, School of Materials, Univ. of Manchester, P.O. Box 88, Sackville Street, Manchester, M60 1QD, UK

(3) Centre for Instrumentation and Analytical Science, Univ. of Manchester, Manchester, M60 1QD, UK

(4) ICEMS/DEQB, Instituto Superior Técnico, Univ. Técnica de Lisboa, 1049-001 Lisboa, Portugal

(*) A quem a correspondência deve ser dirigida, e-mail: paulo.venancio@ogma.pt

 

 

Artigo submetido em Março de 2009 e aceite em Junho de 2009