SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4Discursos e projectos para a educação: Diversificar, democratizar, universalizarO trabalho cooperativo num contexto de sala de aula índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.15 n.4 Lisboa dez. 1997

 

Professores do 3.º Ciclo e Ensino Secundário: A sua representação do aluno

Ana Carita (*)

 

 

RESUMO

Dá-se conta de uma investigação centrada na exploração da representação de professores de terceiro ciclo de escolaridade, em início e meio de carreira, sobre os alunos desse ciclo.

A pesquisa insere-se no quadro da Teoria das Representações Sociais e foi conduzida com base na recolha dos discursos dos professores, através de entrevista semi-estruturada. Recorreu-se quer a diversos contextos de produção dos discursos (alunos em geral, bom aluno, mau aluno, aluno ideal), quer, posterior-mente, a diversas modalidades de análise dos mesmos (temática e categorial, avaliativa e estrutural).

Salienta-se que a análise dos dados revela a existência de uma forte estabilidade e coerência interna da representação em estudo, especialmente assente na mobilização escolar do aluno e na relação que estabelece com o seu professor. A força destas dimensões da representação encontra confirmação em pesquisas anteriores e justifica as leituras que sublinham a relevância de uma apreensão do aluno muito marcada por uma pedagogia sobretudo tradicional. Salienta-se também o forte impacte das avaliações negativas - possíveis indicadores de uma atitude desfavorável em relação ao aluno -, apesar da ligeira prevalência das avaliações positivas.

É particularmente este último dado, mas também o peso avassalador das questões instrucionais que nos levam a questionar em que medida a relação pedagógica se oferece como um bom contexto de desenvolvimento pessoal e social dos alunos.

 

Palavras-chave: Representação do professor sobre o aluno, terceiro ciclo, mobilização escolar, relação professor-aluno, atitude negativa.

 

 

ABSTRACT

This article reports on a study of high school teachers´ representations of their pupils, considering teachers in early and middle phases of their careers.

This research was made in the framework of the Theory of Social Representation, and it was conducted by the analysis of the teachers´ speech during semi-structured interviews. Various speech contexts were studied (discussing the students in general, a good student, a bad student, an ideal student), and different speech analysis approaches were used (themes, categories, evaluation and structural).

The analysis reveals a high degree of stability and internal coherence in the representations under study, strongly based on the academic dedication of the student and on the relationship with the teacher. The power of these dimensions on the teachers´ representations is confirmed by previous research and supports the views that the studens´ images are highly influenced by the more traditional aspects of pedagogy. Negative evaluations of students have a strong impact - possibily even on the teachers´ attitude towards the studens, even though positive evaluations were slightly more prevalent.

This last result, and also the strong dominance of the more instructional aspects of the teachers´ experience, raise the question whether the pedagogical relationship is a good context for the personal and social development of the students.

 

Key words: Students´ representation by teachers, high school, academic dedication, teacher-student relationships, negative attitudes.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Abric, J.-C. (1984). L' artisan et l' artisanat: analyse du contenu et de la structure d' une représentation sociale. Bulletin de Psychologie, 37 (366), 861-874.         [ Links ]

Abric, J,-C. (1987). Coopération, compétition et representations sociales. Cousset: Ed Delval.

Abric, J,-C. (1989). L' étude expérimentale des representations sociales. In D. Jodelet (Ed.), Les représentations sociales (pp. 187-203). Paris: PUF.

Abric, J.-C., & Vacherot, ?? (1975-76). Mèthodologie et étude expèrimentale des représentattions sociales: tâche, partenaire et comportement en situation de jeu. Bulletin de Psychologie, 29 (323), 735-246.

Benavente, A. (1990). Escola, professores e processos de mudança. Lisboa: Livros Horizonte.

Codol, J.-P. (1970). La representation du groupe: son impacte sur les comportements des membres d' un groupe et leurs representations de la tâche, d' autrui et de soi-meme. Bulletin de Psychologie, 24, 111-122.

Codol, J.-P. (1971). Perception des relations de bienveillance, d' individualisme et des d' egalitarisme entre les membres d' un groupe fictif. Bulletin de Psychologie, 25, 1048-1067.

Codol, J.-P. (1988). Vingt ans de cognition sociale. Bulletin de Psychologie, 42 (390), 472-498.

Gilly, M. (1972). La representation de l' élève par le maître à l' école primaire. Cohérence entre aspects structuraux et differentiels. Cahiers de Psychologie, 15, 201-216.

Gilly, M. (1974). La representation de l' élève par le maître a l' école primaire: aspects liés au sexe de l' élève et au sexe de l' enseignant. Revue Psychologie Française, 19 (3), 128-148.

Gilly, M. (1980). Maître-élève. Rôles institutionelles et representations. Paris: PUF.

Gilly, M. (1984). Psychosociologie de l'éducation. In S. Moscovici (Ed.), Psychologie sociale (pp. 473-494). Paris: PUF.

Gilly, M. (1989). Les representations sociales dans de champ éducatif. In D. Jodelet (Dir.), Les représentations sociales (pp. 363-386). Paris: PUF.

Gilly, M. L'élève vu par le maître: influences socio-normatives dans l'exercices du rôle professionnel.

Gilly, M. Las relaciones maestro-alumno y la adaptación del niño en el medio escolar. Comunicacão apresentada nas Primeras Jornadas Internacionalessobre Psicologia y Éducación.

Gilly, M., & Piolat, M. (1986). Psicologia da educação, estudo da mudança na interacção educativa. Para uma psicologia da educação definida pelos seu objecto de estudo. Análise Psicológica, 5 (1), 13-24.

Gilly, M. et al. (1974-75). Contribution a l'étude de la perception du maître par l'élève, en fln de scolarité primaire. Bulletin de Psychologie, 28 (318), 16-17.

Mollo, S. (1974). Representation et images respectives que se font des deux autres partenaire: les enfants, les parents, les maîtres. In M. Debesse, & G. Mialaret (Ed.), Traité des sciences pédagogiques (pp. 107-120). Paris, PUF.

Mollo, S. (1979). A escola na sociedade. Lisboa: Edições 70. Mollo, S. (1986). La sélection implicite à l'école. Paris: PUF.

 

(*) Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons