SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1As perturbações alimentares precoces e a sua avaliaçãoA intervenção psicológica na dor da criança índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.16 n.1 Lisboa mar. 1998

 

Autismo - Intervenção terapêutica na 1.ª infância

 

Cristina Marques (*)

 

RESUMO

A autora faz uma elaboração acerca da abordagem terapêutica de crianças na faixa etária da 1.ª infância com o diagnóstico de autismo, colocando particular ênfase nos seguintes pontos: 1) Importância do diagnóstico e início precoce do tratamento; 2) Reconhecimento da existência de défices regulatórios no processamento sensorial, os quais estariam na base das dificuldades de comunicação, em alguns casos; 3) Importância de promover modalidades terapêuticas que tenham em conta a globalidade do funcionamento psíquico da criança, o impacto da perturbação na relação pais-criança e o reestabelecimento do funcionamento interactivo.

São apresentados aspectos da experiência clínica com crianças do espectro autista, mediante a exposição do caso clínico de uma criança com o diagnóstico de autismo, em seguimento terapêutico pela autora.

Palavras-chave: Autismo, interacção, primeira infância, intervenção terapêutica.

 

ABSTRACT

The author presents an overview of the therapeutic intervention with infants suffering from autism, emphasizing the following issues: 1) Importance of early diagnosis and treatment; 2) Existance of regulatory deficits in sensorial processing, which are in some cases the basis for communication difficulties; 3) Therapeutic modalities should take into consideration child's psychological functioning as a whole and also the impact of child's dysfunction on parent-child relationship and the re-establishment of interactive functioning.

Clinical experience with these children is presented through a case report.

Key words: Autism, interaction, infancy, treatment.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Frith, U. (1989). Autism - Explaining the enigma. Oxford U.K. and Cambridge U.S.A.: Blackwell Publishers.

        [ Links ]

Gonçalves, M. J. (1991). Psicoses da 1.ª Infância - algumas reflexões clínicas sobre o autismo infantil. Revista Portuguesa de Pedopsiquiatria, 1, 15-20.

Greenspan, S. I. (1992). Reconsidering the diagnosis and treatment of very young children with Autistic Spectrum or Pervasise Developmental Disorder. Zero to Three, 13 (2), 1-9.

Kalmanson, B. (1992). Diagnosis and treatment of infants and young children with Pervasise Developmental Disorder. Zero to Three, 13 (2), 21-26.

Marques, C. (1998). Autismo - Modelos teóricos e intervenção terapêutica na 1.ª infância. Em publicação.

Meltzer, D. et al. (1980). Explorations dans le monde de l'autisme. Paris: Payot.

Sameroff, A. J., Emde, R. N., et al. (1989). Relationship disturbances in early childhood - A developmental approach. New York: Basic Books, Inc., Publishers.

Tustin, F. (1977). Autisme et psychose de l'enfant. Paris: Le Seuil. Tustin, F. (1981). Autistic states in children. London: Routledge, Kegan and Paul.

Wieder, S. (1992). Opening the door: Approaches to engage children with Multisystem Developmental Disorders. Zero to Three, 13 (2), 10-15.

 

(*) Assistente hospitalar de Pedopsiquiatria, Unidade da Primeira Infância, Rua 6 à Calçada dos Mestres, 8, 1070 Lisboa.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons