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Análise Psicológica
versão impressa ISSN 0870-8231
Aná. Psicológica v.17 n.1 Lisboa mar. 1999
Literacia – O papel da família na sua apreensão
Lourdes Mata(*)
RESUMO
As abordagens mais recentes sobre o processo de apreensão da linguagem escrita, por parte das crianças, enfatizam largamente a sua precocidade. Considera-se assim que este processo, não vai começar quando se inicia o ensino formal, nem quando já se começa a dominar a técnica e a mecânica da leitura e escrita, mas muito mais cedo quando se começam a proporcionar, no dia-a-dia os primeiros contactos com o escrito.
Assim, enquanto processo social, iniciando-se muito cedo, não se pode desvalorizar o papel da família, não só ao proporcionar estes primeiros contactos, como também na sua exploração e valorização.
Estas primeiras interacções em torno da linguagem escrita, vão permitir que as crianças contactem e descubram os escritos do meio de uma forma funcional; que os pais sirvam de modelos quando utilizam o escrito; que os pais incentivem e apoiem os filhos nas descobertas que estes vão fazendo.
Neste artigo procuramos reflectir, por um lado sobre o tipo e as características das práticas de leitura e escrita em meio familiar. Por outro lado procuramos fazer uma análise da percepção que os pais têm das práticas desenvolvidas e do valor que lhes atribuem.
Palavras-chave: Literacia familiar, linguagem escrita, envolvimento parental.
ABSTRACT
Recent approaches to young children’s literacy development emphasise this process as very early one.
Literacy development doesn’t begin neither when children start formal instruction, nor when they begin to acquire reading and writing mechanical skills. Thus the roots of literacy development are established very early in life, through real life contacts with reading and writing.
So as an early social process it is very important to consider the contribute of the family in promoting these contacts and facilitating the exploration of print.
When interacting socially with others and with literacy in real-life settings through reallife activities:
-Children will discover functions and forms of print through shared literacy activities
-Parents will act as models when using literacy.
-Parents will support and motivate the children in their discoveries.
The purpose of this article is to provide a brief overview of home literacy environments and the characteristics of home reading and writing activities. We also pretend to analyse the parents’ perception of these activities and the values and attitudes parents hold with respect to family literacy.
Key words: Family literacy, written language, parental involvement.
Texto completo disponível apenas em PDF.
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(*) Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Membro da Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e da Educação. Bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia, PRAXIS XXI. lmata@ispa.pt