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Análise Psicológica
versão impressa ISSN 0870-8231
Aná. Psicológica v.17 n.1 Lisboa mar. 1999
Política educativa, educação inclusiva e diferenciação ou «Como posso fazer pedagogia diferenciada se tenho vinte e oito alunos e quatro são diferentes dos outros?» (*)
José Morgado (**)
RESUMO
Este trabalho procura desenvolver algumas reflexões sobre «Política Educativa, Educação Inclusiva e Pedagogia Diferenciada» e organiza-se considerando quatro temas centrais: autonomia, diferenciação, cooperação e valores e conceitos. Em cada um destes temas desenvolvem-se alguns aspectos considerados relevantes.
Finalmente, desenha-se uma perspectiva de desenvolvimento relativo à construção de escolas inclusivas que respondam, portanto, às necessidades de todos os alunos.
Palavras-chave: Inclusão, diferenciação.
ABSTRACT
This work intent to produce some comments on «Educational Politics, Inclusive Education and Pedagogical Differentiation» and it is centred on four main themes: autonomy, differentiation, cooperation, and values and concepts. For each theme will be developed some relevant topics.
Finally, will be presented a frame for the development of inclusive schools in order to support the educational needs of all the children.
Key words: Inclusion, differentiation.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text only available in PDF format.
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(*) Este trabalho está organizado a partir de uma conferência apresentada no I Congresso de Pedagogia Diferenciada «Da Exclusão à Inclusão Pedagógica», organizado pela Universidade Aberta e pelo Instituto de Inovação Educacional em 9 e 10 de Outubro de 1998 contendo, por isso, algumas marcas de oralidade.
(**) Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Membro da Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva, do Desenvolvimento e da Educação.