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Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.18 n.4 Lisboa nov. 2000

 

Prevenção primária das toxicodependências: Avaliação de uma intervenção de grupo em crianças com idades entre os 8 e 9 anos (*)

 

Maria da Graça Pereira (**)

Paulo Moreira (***)

 

 

RESUMO

A investigação tem demonstrado que a prevenção primária na toxicodependência deverá considerar modelos multimodais. Vários programas de prevenção têm demonstrado ser eficazes nas variáveis comportamentais e cognitivas mas não nas variáveis afectivas. "Crescer a Brincar" é um programa derivado do Modelo Sócio-Afectivo (Negreiros de Carvalho, 1991), que procura trabalhar variáveis comportamentais, sociais e afectivas. O presente artigo avalia a eficácia do referido programa junto de um grupo de 109 crianças. Os instrumentos utilizados, incluem o CABS (Michelson & Mood, 1982), que mede os estilos de comunicação, o CDI (Kovacs, 1981) que avalia os níveis de depressão, o SP (Harter, 1985) que mede o auto-conceito e finalmente "Sede de Viver", instrumento criado especificamente para os objectivos do estudo e que avalia a tomada de decisão, assertividade e resistência à pressão dos pares. O estudo da eficácia revela resultados significativos nas variáveis cognitivas e comportamentais entre o Grupo de Controlo e Experimental. Ao nível das variáveis afectivas (depressão e auto-conceito) só se registaram diferenças entre o Pré e o Pós-teste do Grupo Experimental.

Palavras-Chave: Promoção da saúde, toxicodependência, intervenção em escolas primárias.

 

ABSTRACT

The main purpose of the study was the evaluation of the efficacy of a primary prevention addiction program "Growing up Playing" with children in basic school. A number of studies have demonstrated the efficacy of the multimodal models in primary prevention programs. This study employed a socio-affective model (Negreiros de Carvalho, 1991). A sample of 109 children participated. A Pré-Post test design with control group was employed. The measures used included the CABS (Michelson & Mood, 1982) that measures communication style, the CDI (Kovacs, 1985) that measures depression, the SPPC (Harter, 1985) for self-concept and a new instrument "Eager to Live" (cartoons) created for the purpose of the study that assessed peers pressure, decision making and assertive style. Results and research implications are presented and discussed.

Key words: Health promotion, drugs prevention, basic school´s intervention.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS

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(*) Este programa de intervenção foi apoiado, em parte, pelo programa PEPT 2000. Gostaríamos de agradecer à Drª. Maria José Cabrita do Centro de Saúde Braga III todo o apoio prestado bem como aos professores e alunos que participaram no programa.

Toda a correspondência relativa a este artigo deverá ser enviada para Maria da Graça Pereira, Departamento de Psicologia, Universidade do Minho, Campus de Gualtar, 4710, Braga, Portugal, e-mail: gracep@iep.uminho.pt

(**)Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, Portugal.

(***) Psicólogo Clinico e da Saúde.

 

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