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Análise Psicológica
versão impressa ISSN 0870-8231
Aná. Psicológica v.19 n.2 Lisboa abr. 2001
E se perguntássemos aos Sem-Abrigo?!!
Satisfação e necessidades percepcionadas face aos serviços, num abrigo de Lisboa (*)
FERNANDO M. V. de SOUSA (**)
SANDRA M. de ALMEIDA (***)
RESUMO
Efectuou-se um levantamento das necessidades, preferências, e níveis de satisfação de uma amostra de indivíduos Sem-Abrigo face a vários serviços sociais. De uma forma prospectiva, analisou-se ainda a influência de vários factores na utilização desses serviços. A recolha de dados realizou-se num abrigo da cidade de Lisboa junto de 16 indivíduos do sexo masculino através de uma observação participante, da utilização de um questionário, e da consulta de registos internos da instituição. Os serviços indicados como sendo os mais necessários no último ano foram os relacionados com a obtenção de alimentação, vestuário, e abrigo, identificação e avaliação de necessidades, assistência médica (para problemas de saúde física), informação e protecção de direitos, emprego e cuidados dentários. A maior parte dos participantes considerou que a maioria dos serviços não iam ao encontro das suas necessidades. Consideraram ainda que os técnicos não se empenhavam o suficiente. Os resultados obtidos, apontam para a necessidade de desenvolver sistemas de apoio que se adaptem às necessidades, às especificidades e aos «ritmos» da população Sem-Abrigo.
Palavras-chave: Sem-Abrigo, necessidades, utilização dos serviços, satisfação com serviços.
ABSTRACT
This article consists on a needs, preferences, and levels of satisfaction assessment of a sample of homeless persons with several services in the community. In a prospective form the influence of several factors in the use of those services has also been studied. The data collection took place in a Lisbon shelter by screening 16 homeless men. Data were collected during a participant observation, through a questionnaire and by the consultation of internal documents. The services who's need was more frequently pointed out by the participants, concerning the previous year, was help getting food, clothing, and shelter, assessment of their needs for services, medical care (for physical health problems), information and protection of own rights, employment, and dental care. Most participants did not recognize service's ability to help them. They consider professional's commitment as being insufficient. The results gathered, point out to the need of developing support systems that are adaptable to the needs, specificity's and «timings» of the homeless population.
Key words: homeless, needs, service use, service satisfaction.
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(*) Este artigo é uma síntese da dissertação do Curso de Estudos Superiores Especializados em Saúde Mental Comunitária (Instituto Superior de Psicologia Aplicada) realizada pelo primeiro autor sob orientação da segunda autora.
(**) Fundação António Silva Leal, Apartado 824, 8000-080 Faro, fmvsousa@mail.telepac.pt
(***) Gabinete de Gestão EQUAL, Avenida da República, 62, 7.º, 1050-197 Lisboa, s.almeida@equal.mts.gov.pt