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Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.19 n.4 Lisboa out. 2001

 

Estudo conservador de adaptação do Ways of Coping Questionnaire a uma amostra e contexto portugueses

 

 

JOSÉ PAIS-RIBEIRO (*)

CARLA SANTOS (**)

 

RESUMO

O presente trabalho propõe-se desenvolver uma versão Portuguesa a partir da versão original do Ways of Coping Questionnaire numa perspectiva conservadora. O questionário de 50 itens foi passado a uma amostra de 98 mulheres trabalhadoras, 49% com idade inferior a 30 anos, 77,8% casadas, e com uma escolaridade acima da média da população Portuguesa. A versão encontrada depois da tradução e da discussão de consenso mostrou-se, relativamente às propriedades psicométricas, semelhante à original, impondo somente a retirada de dois itens. A conclusão vai de encontro ao que é proposto pela maioria dos investigadores, ou seja, que este questionário tende a ser dependente das características do respondente, da situação e da transacção. Tal leva forçosamente ao aparecimento de um novo questionário.

Palavras-chave: Coping, adaptação de questionários, avaliação.

 

ABSTRACT

The aim of the present study is to develop a Portuguese version of the original version of the Ways of Coping Questionnaire using a conservative perspective. 98 working women, 49% under age of 30, 77.8% married, scholar level above the Portuguese pattern, answer to the Portuguese version of the original 50 items Folkman and Lazarus (1988) version questionnaire. The Portuguese version adopted after translation and a consensus format of the items, lost two items, conserving 48 of the original items. Psychometric properties are similar to the Ways of Coping Questionnaire. The problems to the Portuguese version are similar to the problems of the original version. We can say that is better, like Edwards and O’Neill (1998) suggestion that users of the WCQ should develop their own scales.

Key words: Coping, questionnaire adaptation, assessment.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

REFERÊNCIAS

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(*) Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

(**) Metropolitano de Lisboa.

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