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Análise Psicológica
versão impressa ISSN 0870-8231
Aná. Psicológica v.20 n.3 Lisboa jul. 2002
A Escola Inclusiva e a igualdade de oportunidades
PAULA ZÊZERE (*)
RESUMO
A autora faz uma reflexão sobre a nova ordem socio-económica e cultural e a sua influência sobre a elaboração de normas, padrões e modelos que regulam os comportamentos.
É feita referência às respostas acessíveis às pessoas com necessidades especiais nomeadamente nos planos legal e educativo.
É ainda destacada a Escola Inclusiva, paradigma que permitiu deslocar o enfoque da intervenção do domínio estritamente médico para o âmbito psicopedagógico.
Palavras-chave: Pessoas com necessidades especiais, educação, Escola Inclusiva.
ABSTRACT
The author reflects on the new social-economic and cultural order and its influence on norms, patterns and models that regulate behaviours.
A reference is made to the answers available to people with special needs, namely on the legal and educational level.
Inclusive School, the paradigm that allowed intervention to move from the medical domain into the psychopedagogical domain, is emphasised.
Key words: People with special needs, education, Inclusive School.
Texto completo disponível apenas em PDF.
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(*) Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa.