SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3A Escola Inclusiva e a igualdade de oportunidadesTeletrabalho: que oportunidade de trabalho para o cidadão incapacitado? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.20 n.3 Lisboa jul. 2002

 

O Balanço Dinâmico e o papel da Orientação Profissional na elaboração de programas de inserção social de pessoas com deficiência

 

FRANCISCO SALGADO (*)

 

RESUMO

O autor começa por fazer uma breve apresentação do C.R.P. A/R, para de seguida se dedicar aos objectivos e modelos de Orientação Profissional propostos e desenvolvidos por aquele Centro de Reabilitação.

Descreve o Balanço Dinâmico como um processo de Orientação para a Inserção, dando ênfase aos objectivos específicos, aos princípios orientadores, à metodologia e às diferentes etapas de aplicação deste instrumento de trabalho.

Apresenta resultados decorrentes da aplicação experimental do Balanço Dinâmico e tira algumas conclusões, sobre a pertinência e a vantagem deste instrumento na facilitação de processos de inserção profissional e social de pessoas com deficiência.

Palavras-chave: Inserção profissional, inserção social, pessoas com deficiência, Balanço Dinâmico.

 

ABSTRACT

The author starts with an introduction of the C. R. P. A/R, followed by the presentation of objectives and models of Professional Orientation, which are proposed and developed by that Rehabilitation Centre.

The Dynamic Balance as a process of Orientation for Inclusion is described, giving emphasis to the specific goals, the orienting principles, the methodology and the different stages of application of this instrument of work.

Ongoing results of the experimental application of the Dynamic Balance are presented, as well as some conclusions on the relevancy and advantages of this instrument in the processes of profissional and social inclusion of disabled people.

Key words: Professional inclusion, social inclusion, disabled people, Dynamic Balance.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Claudino, A (1997). A orientação para a formação profissional de jovens com deficiência intelectual. Lisboa: Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência.         [ Links ]

Donnay, J. M. (1993). Evaluation et readaptation fonctionnelle de patients adultes psychiatrises. Formation de formateurs. Vottem, Belguique: Projets Horizon H2. «Hirondelle».         [ Links ]

Donnay, J. M., Garcet, M., Calado, A., & Salgado, F. (2001). Manual de práticas da cooperação contra a discriminação. Vottem, Belguique: Euro-Psy-Réhabilitation.         [ Links ]

Duarte, A. e col. (1983a). Unidade de Orientação Profissional. Documento normativo n.º 1 - Parâmetros Base do Sistema de Trabalho.

Duarte, A. e col. (1983b). Unidade de Orientação Profissional. documento normativo n.º 2 - Manual de Trabalho da Equipa.

Duarte, A. e col. (1983c). Unidade de Orientação Profissional. Documento normativo n.º 3 - Grelhas/ Perfis Ocupacionais.

Savoir et Competence Est; Elan; A.I.G.S.; C.R.P. A/R. (1998a). O Balanço Dinâmico - O Contexto de Emergência e de Realização do Projecto. Programa Leonardo da Vinci (Projecto Start).         [ Links ]

Savoir et Competence Est; Elan; A.I.G.S.; C.R.P. A/R. (1998b). O Balanço Dinâmico - Os Eixos Directores. Programa Leonardo da Vinci (Projecto Start).         [ Links ]

Savoir et Competence Est; Elan; A.I.G.S.; C.R.P. A/R. (1998c). O Balanço Dinâmico - O Guia do Operador. Programa Leonardo da Vinci (Projecto Start).         [ Links ]

 

(*) Coordenador do Núcleo de Orientação Profissional e Programas de Desenvolvimento Psicossocial do C.R.P. Alcoitão/Ranholas.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons