SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Valores morais em Televisão: análise de uma série televisiva de grande audiênciaBullying: a provocação/vitimação entre pares no contexto escolar português índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.20 n.4 Lisboa nov. 2002

 

Estudo das qualidades psicométricas do SCSI (Schoolagers' Coping Strategies Inventory) numa população portuguesa

 

LÍGIA LIMA (*)

MARINA SERRA DE LEMOS (*)

MARINA PRISTA GUERRA (*)

 

RESUMO

Neste artigo é descrita a adaptação e avaliação psicométrica do Schoolagers' Coping Strategies Inventory (Ryan-Wenger, 1990) numa amostra de crianças entre os 8 e os 12 anos de idade. Procurou-se ainda caracterizar as estratégias de coping em crianças e pré-adolescentes, examinar o seu desenvolvimento e diferenças de sexo.

A versão portuguesa demonstrou possuir qualidades psicométricas satisfatórias e o instrumentou revelou possuir três sub-escalas, correspondentes a três tipos de estratégias de coping que podem ser conceptualmente definidas como de distracção cognitiva-comportamental, de acting-out e activas.

Os resultados obtidos sugerem que as crianças e pré-adolescentes utilizam grande variedade de estratégias de coping, sendo as mais salientes as do tipo distracção cognitivo-comportamental e as menos salientes, as do tipo acting out. Pudemos ainda constatar que à medida que, as crianças crescem, vão utilizando menos estratégias do tipo distracção cognitivo-comportamental e, simultaneamente, vão-nas considerando como menos eficazes para lidar com os seus problemas.

Foram também encontradas diferenças de sexo, no sentido em que as raparigas tendem a percepcionar as estratégias activas como sendo mais eficazes do que os rapazes. Já estes últimos recorrem mais às estratégias do tipo acting-out e percepcionam-nas também como mais eficazes.

Palavras-chave: Coping, crianças, escalas de avaliação.

 

ABSTRACT

This article describes the adaptation and the psychometric study of the Schoolagers' Coping Strategies Inventory (Ryan-Wenger, 1990) in a sample of Portuguese children aged 8 to 12. The authors also aimed to describe the children´s coping strategies and to examine age and gender differences.

The Portuguese version of SCSI has good psychometric properties and results revealed a three-factor structure, corresponding to three types of coping strategies, which can be conceptualised as cognitive-behavioural distraction, acting out and active strategies.

Results also showed that children and pre-adolescents use a wide variety of coping strategies, and that there are different patterns of use according to age and gender.

Key words: Coping, schoolage children, inventories.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Aldwin, C. (1994). Stress, coping and development: An integrative perspective. London: The Guilford Press.

        [ Links ]

Band, E., & Weisz, J. (1988). How to feel better when it feels bad: Children´s perspectives on coping with everyday stress. Developmental Psychology, 24 (2), 247-253.

        [ Links ]

Barros, L. (1999). A Psicologia pediátrica: objecto, fundamentos e modelos. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, 2, 179-196.

        [ Links ]

Barros, L. (1999). Psicologia pediátrica: Perspectiva desenvolvimentalista. Lisboa: Climepsi.

        [ Links ]

Boekaerts, M., Hendriken, J., & Maes, S. (1987). The stress and coping inventory. Leiden: Leiden University. Centre for the study of Education and Instruction.

        [ Links ]

Eiser, C. (1990). Chronic childhood disease: An introduction to psychological theory and research. Cambridge: Cambridge University Press.

        [ Links ]

Eiser, C. (1993). Growing up with a chronic disease: The impact on children and their families. London: Jessica Kingsley Publishers.

        [ Links ]

Frydenberg, E., & Lewis, R. (1991). Adolescent coping styles and strategies. Is there functional and dysfunctional coping? Australian Journal of Guidance and Counselling, 1, 35-43.

        [ Links ]

Ryan-Wenger, N. (1990). Development and psychometric properties of the schoolagers' coping strategies inventory. Nursing Research, 39 (6), 344-349.

        [ Links ]

Ryan-Wenger, N. (1994). Coping behavior in children: Methods of measurement for research and clinical practice. Journal of Pediatric Nursing, 9 (3), 183-195.

        [ Links ]

Ryan-Wenger, N. (1996). Children, coping and the stress of illness: a synthesis of the research. Journal of The Society of Pediatric Nurses, 1 (3) 126-139.

        [ Links ]

Ryan-Wenger, N. M. (1998). Directions for use of the schoolagers' coping strategies inventory (SCSI). Documento fornecido pela autora juntamente com o instrumento original.

        [ Links ]

Ryan-Wenger, N., & Copeland, S. G. (1994). Coping strategies used by black school-Age Children From Low-Income Families. Journal of Pediatric Nursing, 9 (1), 33-40.

        [ Links ]

Ryan-Wenger, N., Sharrer, V., & Wynd, C. (2000). Stress, coping and health in children. In V. H. Rice (Ed), Handbook of stress, coping and health (pp. 265-293). Thousand Oaks: Sage.

        [ Links ]

Seiffge-Kneuke, I. (1990). Developmental processes in self-concept and coping behaviour. In H. Bosme, & S. Jackson (Eds), Coping and self-concept in adolescence (pp. 51-68). Berlin: Springer

        [ Links ]

Sharp, S., & Cowie, H. (1998). Counselling and suporting children in distress. London: Sage.

        [ Links ]

Sharrer, V. W., & Ryan-Wenger, N. M. (1995). A longitudinal study of age and gender differences of stressors and coping - Strategies in school-aged children. Journal of Pediatric Health Care, 9, 123-130.

        [ Links ]

Spirito, A., Stark, L. J., Gil, K. M., & Tyc, V. L. (1995). Coping with everyday and disease-related by chronically ill children and adolescents. Journal of The American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, 34 (3), 283-291.

        [ Links ]

Vinson, J. A. (1996). In search of resilience: The test of a theoretical model in a sample of sample of children with asthma. A Digest presented to the Faculty of the Graduate School of Saint Louis University in Partial Fulfillment of the Requirements for the Degree of Doctor of Philosophy.

        [ Links ]

Wallander, J. L., & Thompson, R. (1995). Psychosocial adjustment of children with chronic psysical conditions. In M. Roberts (Eds.), Handbook of pediatric psychology (pp. 124-141). London: Guilford Press.

        [ Links ]

 

(*) Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons