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Análise Psicológica
versão impressa ISSN 0870-8231
Aná. Psicológica v.20 n.4 Lisboa nov. 2002
Bullying - A provocação/vitimação entre pares no contexto escolar português
SUSANA FONSECA DE CARVALHOSA (*)
LUÍSA LIMA (**)
MARGARIDA GASPAR DE MATOS (*)
RESUMO
O presente estudo pretende caracterizar e diferenciar os jovens provocadores e vítimas nas escolas portuguesas. Numa amostra nacional representativa analisaram-se os comportamentos de bullying nas escolas portuguesas, através de uma adaptação do questionário português «Comportamentos de Saúde em Jovens em Idade Escolar». Os resultados são consistentes com os de outros estudos sobre a diferença entre sexos, idades e anos de escolaridade - os rapazes, os mais novos e os de anos de escolaridade mais baixos estão mais envolvidos no bullying. Confirmam-se as características dos provocadores, das vítimas e das vítimas provocativas referidas também na literatura existente e apresentam-se os determinantes para os comportamentos de provocação e de vitimação.
Palavras-chave: Bullying, provocadores, vítimas, escola, pares, adolescentes.
ABSTRACT
The present study has been achieved in order to characterize and to show the difference between young bullies and their victims in Portuguese schools. It is an analysis on a national representative sample of bullying behaviours in Portuguese schools by adapting the Portuguese questionnaire on «Health Behaviours in School-aged Children».
The results confirm other studies, taking in account the differences between sex, age and scholarship. The younger boys and those with lower scholarship are more involved in bullying. The characteristics of bullies and their victims are confirmed, as referred in existing literature, and the causes for bullying and victimization behaviours are described.
Key words: Bullying, bullies, victims, school, peers, adolescents.
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Full text only available in PDF format.
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(*) Faculdade de Motricidade Humana, Lisboa.
(**) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.