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Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.22 n.3 Lisboa set. 2004

 

Promoção da saúde: O renascimento de uma ideologia?

 

MARIA DO ROSÁRIO DIAS (*)

ALEXANDRA FRECHES DUQUE (*)

MARGARIDA GUERREIRO SILVA (*)

ESTRELLA DURÁ (**)

 

 

RESUMO

A concepção actual de promoção de saúde, educação para a saúde e prevenção da doença é suportada por ideologias algo adulteradas pela realidade social. Tendo em conta a proliferação epistemológica destes conceitos no final do século XX pretende-se, no presente artigo, elaborar uma reflexão crítica em torno das múltiplas racionalidades estratégicas em que os conceitos se organizam, bem como, abordar os paradoxos que se instalam ao nível dos determinantes biopsicossociais dos comportamentos salutogénicos. Partilhando responsabilidades, os profissionais de saúde, devem, colectiva e proactivamente, desempenhar um papel significativo como promotores de saúde, modelando e reforçando o significado “leigo” dos comportamentos, para que se possam incrementar mudanças efectivas em segmentos alargados da população.

Palavras-chave: Promoção da saúde, educação para a saúde, prevenção da doença, paradoxos das ideologias, promotores de saúde, mass media.

 

 

ABSTRACT

The nowadays' notion of health promotion, health education and prevention is supported by ideologies, which are somehow changed by social reality. Bearing in mind the epistymological growth of these concepts occurred in the end of the XXth century, it is our purpose, with the present article, to develop a critical reflection on the several strategical racionalities in which concepts are organised, as well as to broach the paradoxes, which establish themselves at the level of bio-psychosocial determinants of health behaviours. Sharing responsabilities, the health care professionals must, collective and proactively, play an important role as health promotors, as they shape and reinforce the “common” meaning of behaviours, so that efective changes may increase in large segments of the population.

Key words: Health promotion, health education, prevention, paradoxes of ideologies, health care promoters, mass media

 

 

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(*) Instituto Superior de Ciências da Saúde-Sul, Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior.

(**) Faculdade de Psicologia da Universidade de Valência, Universidade de Valência.

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