SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Discursos sobre o Rorschach: Construções na intersubjectividadeMarquemos o encontro ao cimo da escada: O papel da activação fisiológica na atracção interpessoal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.23 n.4 Lisboa out. 2005

 

Agressão e vitimação entre adolescentes, em contexto escolar: Um estudo empírico (*)

 

 

MARIA JOSÉ D. MARTINS (**)

 

 

RESUMO

Este estudo apresenta dados que permitem conhecer a frequência de vários tipos de condutas de agressão e vitimação – físico, verbal e indirecto ou relacional – ocorridos entre adolescentes que frequentavam as escolas básicas 2/3 e as escolas secundárias do ensino oficial de uma cidade do Norte Alentejo. O estudo compara a frequência dos tipos de agressão/vitimação (bullying) que ocorrem entre géneros; entre três níveis de escolaridade e entre três níveis socioeconómicos com base nos resultados obtidos a partir de um questionário de comportamentos referidos pelo próprio (self-report). Os resultados obtidos são ainda comparados com os resultados obtidos por outros estudos europeus sobre este tema.

Palavras-chave: Agressão/vitimação, bullying, violência escolar.

 

 

ABSTRACT

This study presents data that allowed knowing the frequency of several types of bullying (aggression and victimization) – physical, verbal and indirect or relational – that occurred between adolescents who attend the middle and secondary schools of a city in the southeast of Portugal. The study compares the frequency and types of bullying, obtained through a self-report, and related them with sex, three levels of education and three socio-economic levels. The results of this study are also compared with the results from other European studies about this theme.

Key words: Aggression, victimization, bullying, school violence.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS

Almeida, A., & Del Bairrio, C. (2002). A vitimização entre companheiros em contexto escolar. In C. Machado, & R. Gonçalves (Coords.), Violência e vítimas de crime, Vol. 2 – crianças. Coimbra: Quarteto.

American Psychiatric Association (1995). Diagnostic and statistical manual of mental disorder (4th ed.). Washington, DC: Author.         [ Links ]

Craig, W., & Pepler, D. (2000). Observations of bullying and victimization in the school yard. In W. Craig (Ed.), Childhood social development. The essential readings. London: Blackwell.         [ Links ]

Coie, J. D., & Dodge, K. (1998). Aggression and antisocial behaviour In W. Damon, & N. Eisenberg (Eds.), Handbook of Child Psychology. Social and Emotional, and Personal Development (Vol. 3, 5th ed.). New York: John Wiley & Sons.         [ Links ]

Crick, N. R. (1997). Engagement in gender normative versus no normative forms of aggression: links to social-psychological adjustment. Developmental Psychology, 33 (4), 610-617.         [ Links ]

Crick, N. R. (2000). Engagement in gender normative forms of aggression: links to social-psychological adjustment. In W. Craig (Ed.), Childhood Social Development. The Essential Readings. London: Blackwell.         [ Links ]

Crick, N. R., & Dodge, K. A. (1999). Debate – ‘Superiority’ is in the eye of the beholder: A Comment on Sutton, Smith and Swettenham. Social Development, 8 (1), 128-131.

Diaz-Aguado, M., Royo, P., Segura, M., & Andrés, M. (1996). Programas de educación para la tolerancia y prevención de la violencia en los jóvenes. 4 volúmenes y un video. Madrid: Ministerio de Trabajo y Asuntos Sociales.         [ Links ]

Diaz-Aguado, M. J., Arias, R., & Seoane, G. (2004). Prevención de la violencia y lucha contra la exclusión desde la escuela. 3 volúmenes e um vídeo. Madrid: Instituto de Juventud.         [ Links ]

Egan, S. K., & Perry, D. G. (1998). Does low self-regard invite victimization? Developmental Psychology, 34 (2), 299-309.         [ Links ]

Loeber, R., & Hay, D. (1997). Key issues in the development of aggression and violence from childhood to early adulthood. Annual Revue of Psychology, 48, 371-410.         [ Links ]

Martins, M. J. D. (2003). Agressão e vitimação entre adolescentes em contexto escolar. Variáveis sociodemográficas, psicossociais e sociocognitivas. Dissertação de doutoramento não publicada apresentada na Universidade da Extremadura (Espanha).         [ Links ]

Martins, M. J. D. (2003a). Agressão e vitimação entre pares na adolescência em contexto escolar. Poster apresentado no V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. Lisboa: Associação Portuguesa de Psicologia.         [ Links ]

Olweus, D. (1995). Bullying at school. What we know and what we can do. Oxford: Blackwell.         [ Links ]

Olweus, D. (1997). Bully/victim problems in school: facts and intervention. European Journal of Psychology of Education, 12 (4), 495-511.         [ Links ]

Olweus, D. (1999a). Sweden. In P. Smith, Y. Morita, J. Junger-tas, D. Olweus, R. Catalano, & P. Slee (Eds.), The Nature of School Bullying. A cross-national perspective. London: Routledge.         [ Links ]

Olweus, D. (1999b). Norway. In P. Smith, Y. Morita, J. Junger-tas, D. Olweus, R. Catalano, & P. Slee (Eds.), The Nature of School Bullying. A cross-national perspective. London: Routledge.         [ Links ]

Salmivalli, C., Lappalainen, M., & Lagerspetz, K. (1998). Stability and change of behavior in connection with bullying in schools: a two year follow-up. Aggressive Behavior, 24, 205-218.         [ Links ]

Roland, E., & Idsoe, T. (2001). Aggression and Bullying. Aggressive Behavior, 27, 446-462.         [ Links ]

Simões, M. (1994). Investigação no âmbito da aferição nacional do teste das matrizes progressivas progredidas de Raven. Coimbra: Dissertação de doutoramento apresentada na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.         [ Links ]

Smith, P. K., & Brain, P. (2000). Bullying in schools: Lessons from two decades of research. Aggressive Behavior, 26, 1-9.         [ Links ]

Smith, P. K., & Morita, Y. (1999). Introduction. In P. Smith, Y. Morita, J. Junger-Tas, D. Olweus, R. Catalano, & P. Slee (Eds.), The Nature of School Bullying. A cross-national perspective. London: Routledge.         [ Links ]

Smith, P. K., Madsen, K., & Moody, J. (1999). What causes the age decline in reports of being bullied at school? Towards a developmental analysis of risks of being bullied. Educational Research, 41 (3), 267-285.         [ Links ]

Smith, P. K., Morita, Y., Junger-Tas, J., Olweus, D., Catalano, R., & Slee, P. (Eds.) (1999). The nature of school bullying. A cross-national perspective. London: Routledge.         [ Links ]

Smith, P. K., & Sharp, S. (Eds.) (1995). School bullying. Insights and perspectives. London: Routledge.         [ Links ]

Sutton, J., Smith, P. K., & Swettenham, J. (1999). Debate – Bullying and “Theory of Mind”: A critique of the “Social skills deficit” view of anti-social behaviour. Social Development, 8 (1), 117-127.

Whitney, I., & Smith, P. K. (1993). A survey of the nature and extent of bullying in junior/middle and secondary schools. Educational Research, 35 (1), 3-25.         [ Links ]

 

 

(*) Este artigo constitui parte de um capítulo da investigação empírica realizada no âmbito do doutoramento que a autora apresentou na Universidade da Extremadura (Espanha), sob orientação do Professor Doutor Vicente Castro e da Professora Doutora Maria José Diaz-Aguado, aos quais se agradece a disponibilidade e a orientação que tornaram possível este trabalho. Agradece-se igualmente a todos os adolescentes, professores e directores executivos que participaram neste estudo.

(**) Departamento de Ciências da Educação, Escola Superior de Educação de Portalegre. E-mail: mariajmartins@mail.esep.ipportalegre.pt

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons