Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Análise Psicológica
versão impressa ISSN 0870-8231
Aná. Psicológica v.24 n.1 Lisboa jan. 2006
Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção (*)
ANABELA M. S. PEREIRA (**)
ELISA DECQ MOTTA (***)
ANTÓNIO LUZIO VAZ (***)
CAROLINA PINTO (***)
OLGA BERNARDINO (***)
ANA CARVALHAL DE MELO (***)
JOANA FERREIRA (***)
MARIA JOÃO RODRIGUES (***)
AUGUSTO MEDEIROS (****)
PEDRO NUNO LOPES (****)
RESUMO
O insucesso escolar destaca-se, actualmente, como uma das grandes preocupações em todas as reflexões sobre o Ensino Superior, situação que tem conduzido ao desenvolvimento de estratégias para intervir ao nível do combate a este fenómeno. O presente trabalho tem como objectivo apresentar um programa de intervenção interdisciplinar ao nível da promoção do sucesso académico, aliando apoio psicológico, suporte social e promoção de estilos de vida saudável, concretizado no desenvolvimento do modelo do GAP-SASUC. Tendo por base as quatro áreas de intervenção que suportam o modelo (Consultas de Psicologia, Apoio de Alunos por Alunos, Serviço Social e Investigação), são apresentados os resultados referentes à identificação das necessidades e problemas dos estudantes do Ensino Superior, às estratégias de intervenção utilizadas e à avaliação das mesmas. Os resultados, quer em termos do aumento de participação, quer em termos de avaliação positiva realizada pelos alunos envolvidos, revelam a mais-valia que este modelo de interacção trouxe ao desenvolvimento psicológico do estudante universitário. São, ainda, referidas algumas implicações do desenvolvimento e aplicação do modelo, com incidência para o bem-estar do aluno e promoção do sucesso no Ensino Superior.
Palavras-chave: Aconselhamento psicológico, necessidades dos estudantes, apoio entre pares, formação, bem-estar.
ABSTRACT
Currently, school failure comes up as one of the biggest concerns regarding all discussions over higher education, which has lead to the development of new school-failure preventive intervention strategies. The present study aims to present an interdisciplinary intervention program at the level of academic success promotion, including psychological support, social support and promotion of healthy lifestyles, which was put to practice through GAP-SASUC’s model. Regarding the four intervention areas under this model (psychology consultation; peer support; social work; research), the results concerning the identification of higher education students’ needs and problems, the intervention strategies used and their assessment are presented. The results, either in reference to the raise on participation, or regarding the positive assessment obtained from the students involved, corroborate the utility brought by this interactive model to the psychological development of higher education students. Furthermore, some implications decurrent from the development and use of this model, with incidence for higher education students’ well-being and success promotion, are mentioned.
Key words: Psychological counselling, students’ needs, peer support/counselling, training, wellness.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text only available in PDF format.
REFERÊNCIAS
Almeida, L. S. (1998). Questionário de vivências académicas para jovens universitários: Estudo de construção e validação. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, 2 (3), 113-130. [ Links ]
Auspaugh D., Dignan, M., & Anspaugh, S. (1999). Developing health promotion programs. New York: W. C. Brown & Mc Graw-Hill.
Carr, R. (1984). Peer career counsellors: A conceptual and practical guide. Toronto: Guidance Centre.
Conner, M., & Norman, P. (1995). Predicting health behaviour: Research and practice with social cognition models. London: Open University Press.
Cowie, H., & Wallace, P. (2000). Peer support in action: From bystanding to standing by. London: Sage Publications.
Cutrona, C. E. (1982). Transition to college: Loneliness and the process of social adjustment. In L. Peplau, & D. Perlman (Eds), Loneliness: A sourcebook of current theory, research and therapy (pp. 278-309). New York: Wiley-Interscience.
Despacho n.º 6659/99, de 5 de Abril. Diário da República, II Série, n.º 79.
Dolgener, F., & Hensley, L. (1998). Personal wellness. Iowa: Eddie Bowers Publishing, Inc.
Earwaker, J. (1992). Helping and supporting students. Buckingham: SRHE and Open University Press.
Egan, G. (1994). The skilled helper: Models, skills and methods for effective helping (4th ed.). Pacific Grove, CA: Books/Cole.
Ellis, A., Gordon, J., Neenan, M., & Palmer, S. (1997). Stress counselling: A rational emotive behaviour approach. London: Cassell Education.
Ferraz, M., & Pereira, A. M. S. ( 2002). A dinâmica da personalidade e o homesickness (saudades de casa) dos jovens estudantes universitários. Psicologia Saúde & Doenças, 3 (2), 149-164.
Fisher, S., & Hood, B. (1987). The stress of the transition to university: A longitudinal study of vulnerability to psychological disturbance and homesickness. British Journal of Psychology, 78, 425-441.
GAP-SASUC (2002). Saber estudar: Programa de métodos de estudo. Coimbra: Gabinete de Apoio Psicopedagógico dos Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra, Universidade de Coimbra.
Lawson, D. (1989). Peer helping programs in the colleges and universities of Quebéc and Ontario. Canadian Journal of Counselling, 23 (1), 41-54.
Lei n.º 113/97, de 16 de Setembro. Lei de bases do financiamento do Ensino Superior público.
Lopes, P. N., Ponciano, E., Pereira, A., Medeiros, J., & Spielberger, C. D. (2004). Ansiedade dentária em estudantes do Ensino Superior: Características psicométricas do STAI-Y de Spielberger. In J. Ribeiro, & I. Leal (Eds.), Actas do 5.º Congresso de Psicologia da Saúde (pp. 169-176). Lisboa: ISPA.
Medeiros, J., Pereira, A., Melo, A., Decq Motta, E., Lopes, P., & Pereira, A. (2004). A ansiedade estado e traço em sujeitos submetidos a exames endoscópios (gastroscopia e colonoscopia): Estudo exploratório. In J. Ribeiro, & I. Leal (Eds.), Actas do 5.º Congresso de Psicologia da Saúde (pp. 445-450). Lisboa: ISPA.
Morris, J., & Schneider, D. (1991). Health risk behaviours: A comparison of five campuses. College Student Journal, 26 (3), 390-397.
Pereira, A. M. S. (1997). Helping students cope: Peer counselling in higher education. Unpublished doctoral dissertation, University of Hull, U.K.
Pereira, A. M. S. (1998). Apoio ao estudante universitário: Peer counselling (experiência-piloto). Psychologica, 20, 113-124.
Pereira, A. M. S. (1999). Sucesso versus insucesso: Taxomomia das necessidades do aluno. In J. José Tavares (Ed.), Investigar e formar em educação: IV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Vol. 2, pp. 129-136). Aveiro: Universidade de Aveiro.
Pereira, A. M. S., Vaz, C., Patrício, M., Campos M., & Pereira, R. (1999). Contribuição para o estudo do sucesso e insucesso na Universidade de Coimbra. Coimbra: Universidade de Coimbra.
Pereira, A. M. S., & Williams, D. I. (2001). Stress and coping in helpers on a student “nightline” service. Counselling Psychology Quarterly, 14 (1), 43-47.
Pereira, A., Decq Motta, E., Pinto, C., Melo, A., Bernardino, O., Lopes, P., Ferreira, J., Mendes, R., & Vaz, A. (2004). Aplicação de um programa de controlo do stresse e ansiedade na Universidade. In J. Ribeiro, I. Leal (Eds.), Actas do 5.º Congresso de Psicologia da Saúde (pp. 127-132). Lisboa: ISPA.
Pinto, C., Decq Motta, E., Pereira, A. M. S., Ataíde, R., Bernardino, O., Mendes, R., & Ferreira, J. B. (2005). Suporte social no desenvolvimento do aluno do Ensino Superior. In T. Medeiros, & E. Peixoto (Eds.), Actas do Encontro Internacional de Desenvolvimento e Aprendizagem: Na transição do Ensino Secundário para o Superior (pp. 137-144). Ponta Delgada: Universidade dos Açores.
Tavares, J. (2003). Formação e inovação no Ensino Superior. Porto: Porto Editora, Colecção CIDInE.
Tavares, J., Santiago, R. A., & Lencastre, L. (1998). Insucesso no 1.º ano do Ensino Superior: Um estudo no âmbito dos cursos de Licenciatura em Ciências e Engenharia na Universidade de Aveiro. Aveiro: Universidade de Aveiro.
Tinto, V. (1986). Theories of student departure revisited. In J. C. Smart (Ed.), Higher education: Handbook of theory and research (Vol. 24, pp. 165-172). New York: Agathon Press.
Tudor, K. (1996). Mental health promotion, paradigms and practice. London and New York: Routledge.
Zeidner, M. (1995). Coping with examination stress: Resources, strategies and outcomes. Anxiety, Stress and Coping, 8, 279-298.
(*) Toda a correspondência relativa a este artigo deverá ser enviada para apereira@dce.ua.pt
(**) Departamento de Ciências da Educação, Universidade de Aveiro.
(***) Gabinete de Aconselhamento Psicopedagógico, Serviços de Acção Social, Universidade de Coimbra.
(****) Serviços Médico-Universitários, Serviços de Acção Social, Universidade de Coimbra.