Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Análise Psicológica
versão impressa ISSN 0870-8231
Aná. Psicológica v.24 n.1 Lisboa jan. 2006
Estratégias de promoção do sucesso académico: Uma intervenção em contexto curricular (*)
JOSÉ TAVARES (**)
ANABELA PEREIRA (**)
ANA A. GOMES (**)
ANA PAULA CABRAL (***)
CLÁUDIA FERNANDES (**)
ISABEL HUET (**)
JOSÉ BESSA (**)
RITA CARVALHO (**)
SARA MONTEIRO (**)
RESUMO
Apresentamos uma intervenção curricular, na Universidade de Aveiro, no âmbito de uma disciplina de opção livre, denominada Estratégias de Promoção do Sucesso Académico no Ensino Superior (E.P.S.A.E.S.). Discutimos os princípios orientadores, concepção, estruturação, execução e avaliação desta disciplina que entrou em funcionamento no ano lectivo de 2004/05. Os seus conteúdos foram organizados em módulos decorrentes de investigações realizadas em projectos de doutoramento. A interacção entre alunos e equipa docente e de investigação foi feita mediante sessões presenciais e através de uma plataforma de e-learning (Blackboard). Realçamos a pertinência da escolha dos conceitos que estiveram na base da nomenclatura da disciplina e apresentamos a estruturação e implementação da sua primeira edição. Descrevemos os seus cinco módulos nucleares: (1) “Ritmo de sono e vigília em estudantes universitários e sucesso académico”; (2) “Literacias e sucesso académico”; (3) “Técnicas de discurso e apresentação de trabalhos”; (4) “Experiências de aprendizagem e auto-regulação académica”; (5) “Promoção da saúde e bem-estar no Ensino Superior”. Apresentamos os objectivos de E.P.S.A.E.S. e a forma como estes poderão contribuir para fornecer aos alunos estratégias para o sucesso académico e futura vida profissional. Por último, apresentamos e discutimos os resultados obtidos nesta sua primeira edição.
Palavras-chave: Estratégias, sucesso académico, Ensino Superior, investigação, intervenção curricular.
ABSTRACT
It is presented a curricular intervention at the University of Aveiro, in the scope of one optional course named Estratégias de Promoção do Sucesso Académico no Ensino Superior (E.P.S.A.E.S.) [Strategies for Promoting Academic Success in Higher Education (S.P.A.S.H.E.)]. Guiding principles of the course, its conception, structure, execution, and evaluation are discussed. The course started in 2004/05 and its contents were based on previous PhD’s topics, organized in a modular way. The lecturer/student interaction was developed through blended learning. Traditional classes were complemented with an e-learning platform (Blackboard). The concepts that support the course’s name are discussed, followed by some considerations regarding the course structure and its first implementation. Furthermore, we describe the five nuclear modules delivered in the course, namely: (1) “University students’ sleep-wake patterns and academic success”; (2) “Literacy and academic success”; (3) “Speech techniques and oral presentations”; (4) “Learning experiences and academic self-regulation”; and (5) “Health and well-being promotion in higher education”. It is also presented the course objectives and some thoughts regarding the effectiveness of such objectives in the students’ academic success and their future professional life. Finally, the results of the 1st course edition will be presented and discussed.
Key words: Strategies, academic success, higher education, research, curricular intervention.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text only available in PDF format.
REFERÊNCIAS
Almeida, L. S. (2002). Formatar o ensino a pensar na aprendizagem. In A. S. Pouzada, L. S. Almeida, & R. Vasconcelos (Eds.), Contextos e Dinâmicas da Vida Académica (pp. 239-252). Guimarães: Universidade do Minho. [ Links ]
Bessa, J. A. (2000). Níveis de ajustamento e auto-regulação académica em estudantes universitários. Dissertação de Mestrado não publicada, Universidade de Aveiro, Aveiro.
Chaleta, M. E. (2002). Abordagens ao estudo e estratégias de aprendizagem no Ensino Superior. Dissertação de Doutoramento não publicada, Universidade de Évora, Évora.
Corno, L., & Snow, R. E. (1986). Adapting teaching to individual differences among learners. In M. C. Wittrock (Ed.), Handbook of research on teaching (pp. 605-629). New York: McMillan.
Pereira, A., & Monteiro, S. (2004). Stresse e ansiedade: Identificar e lidar com os pensamentos automáticos negativos na vida académica. In 2.º Congresso Hispano-Português de Psicologia. Lisboa: Universidade de Lisboa, 22-25 de Setembro.
Pozo, J. I. (1995). Estratégias de aprendizaje. In C. Coll, J. Palacios, & A. Marchesi (Eds.), Desarrollo psicológico y educación, II (pp. 199-221). Madrid: Alianza Editorial.
Ramsdem, P. (1992). Learning to teach in higher education. London: Routledge.
Schatteman, A., Carette, E., Couder, J., & Eisendrath, H. (1997). Understanding the effects of a process-orientated instruction in the first year of university by investigating learning style characteristics. Educational Psychology, 17, 111-125.
Tavares, J., Pereira, A., Gomes, A., Cabral, A. P., Souza, D. N., Huet e Silva, I., Oliveira, J. B., Castelo-Branco, M. C., & Latino, M. L. G. (2003). Higher education study and intervention lab (H.E.S.I.L./L.E.I.E.S.). In International Conference Teaching and Learning in Higher Education: New trends and innovation. Aveiro: Universidade de Aveiro, 13-17 de Abril.
(*) Esta intervenção resultou da aplicação prática dos resultados e conclusões de estudos realizados e em curso no âmbito do projecto “E.P.S.A.E.S.”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e no âmbito do Laboratório de Estudo e Intervenção no Ensino Superior (Fundação Calouste Gulbenkian e Universidade de Aveiro).
Toda a correspondência relativa a este artigo deverá ser enviada para tavares@dce.ua.pt
(**) Universidade de Aveiro.
(***) Instituto Superior Politécnico de Gaia.