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Análise Psicológica
versão impressa ISSN 0870-8231
Aná. Psicológica v.24 n.1 Lisboa jan. 2006
Percepções do ensino pelos alunos: Uma proposta de instrumento para o Ensino Superior
NATÉRCIA MORAIS (*)
LEANDRO S. ALMEIDA (*)
M. IRENE MONTENEGRO (*)
RESUMO
Apresentamos a validação do questionário Percepções do Ensino pelos Alunos (PEA), inspirado no Student’s Evaluation of Educational Quality (SEEQ; Marsh, 2001), tomando 41 962 questionários recolhidos no segundo semestre de 2003/04 na Universidade do Minho. A partir dos coeficientes de correlação entre os itens por dimensões do questionário, procedemos à redução de 33 para 23 itens. A estrutura factorial não replica os nove factores ou dimensões de Marsh (2001), embora se encontrem cinco factores de forma consistente: (i) qualidade ou valor das aprendizagens proporcionadas; (ii) aspectos sócio-relacionais do processo ensino/aprendizagem; (iii) características do próprio ensino e do currículo; (iv) considerações sobre a avaliação; e, (v) confronto pessoal do aluno com as características e as exigências da disciplina. Para uma análise mais fina dos dados, é possível agrupar os itens nas nove dimensões de Marsh: (i) Relevância da Aprendizagem; (ii) Empenhamento Docente; (iii) Organização/Clareza; (iv) Interacção da Turma; (v) Relação Docente/Aluno; (vi) Profundidade na Abordagem dos Assuntos; (vii) Avaliação/Classificações; (viii) Trabalhos/Leituras; e, (ix) Carga de Trabalho/Dificuldade da disciplina. Na generalidade das dimensões observou-se um efeito de interacção do ano curricular da disciplina e da tipologia de aula, verificando-se percepções mais positivas dos alunos em relação aos docentes de disciplinas dos últimos anos dos cursos e aos docentes das aulas práticas.
Palavras-chave: Ensino Superior, avaliação da docência, percepções do ensino pelos alunos, pedagogia na Universidade.
ABSTRACT
We present the validation of the questionnaire Percepções do Ensino pelos Alunos (PEA), inspired in the Student’s Evaluation of Educational Quality Questionnaire (SEEQ; Marsh, 2001), using a sample of 41 962 surveys collected on the second semester of 2003/04 at the University of Minho. Based on the correlation coefficients’ scores between items per questionnaire’s dimensions, a reduction from 33 to 23 items was made. The factor structure does not reply the nine factors in Marsh’s studies (2001). However, the results seem consistently organized in five factors: (i) quality and value of learning; (ii) value of social aspects of teaching and learning; (iii) value of teaching and other aspects of the curriculum; (iv) value of the evaluation; and, (v) personal confrontation of the student with the characteristics and requirements of the unit. For a more accurate analysis, it is possible to aggregate the items in the nine Marsh’s dimensions: (i) Learning/Academic Value; (ii) Instructor Enthusiasm; (iii) Organization/Clarity; (iv) Group Interaction; (v) Individual Rapport; (vi) Breadth of Coverage; (vii) Examinations/Grading; (viii) Assignments/Readings; and, (ix) Workload/Difficulty. The existence of main effects of the year and type of class was observed in the majority of the dimensions, showing that the students’ perceptions relative to lecturers of more advanced and practical classes are more favourable.
Key words: Higher education, teaching evaluation, students’ perceptions of teaching, pedagogy at University.
Texto completo disponivel apenas em PDF.
Full text only available in PDF format.
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(*) Universidade do Minho.
Toda a correspondência relativa a este artigo deverá ser enviada para leandro@iep.uminho.pt