Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
-
Citado por SciELO
-
Acessos
Links relacionados
-
Similares em SciELO
Compartilhar
Análise Psicológica
versão impressa ISSN 0870-8231
Aná. Psicológica v.26 n.1 Lisboa jan. 2008
Ética e qualidade na formação contínua de psicólogos
José A. Carvalho Teixeira (*)
RESUMO
Procura-se contribuir para a reflexão sobre a necessidade de criar em Portugal um sistema nacional de acreditação da formação contínua de psicólogos, que garanta a qualidade da formação e a sua regulação por princípios éticos.
Palavras-chave: Qualidade da formação profissional, princípios éticos, psicólogos.
ABSTRACT
The author recognizes the responsibility of psychologists to continue their educational and professional development. This paper is a contribution to establish standards and criteria in Portugal for those organizations wishing to offer continuing education for psychologists and to maintain the highest level of quality and ethical principles.
Key words: Continuing education quality, ethical principles, psychologists.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text only available in PDF format.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
APA (2005). Standards and criteria for approval of sponsors of continuing education for psychologists. American Psychological Association: SAS, Continuing Education Sponsor Approval System
BPS (2007). Continuing professional development. The Division of Health Psychology. British Psychological Society, http://www.health-psychology.org.uk
Buckley, R., & Caple, J. (2000). The Theory and Practice of Training (4th ed.). London: Kogan Page. [ Links ]
Carvalho Teixeira, J. A. (2006). Formação profissional contínua: Experiência do ISPA. In Victor Cláudio et al. (Eds.), Actas do II Colóquio Europeu de Psicologia e Ética (pp. 209-218). Lisboa: ISPA.
DFP (2005). Sistema de avaliação da qualidade. Lisboa: Departamento de Formação Permanente, ISPA.
Prilleltensky, I., & Nelson, G. (2002). Guidelines for critical psychology training. In Isaac Prilleltensky, & Geoff Nelson (Eds.), Doing Psychology Critically: Making a Difference in Diverse Settings. New York: MacMillan/Palgrave.
SCP (2007). Éducation permanente. Societé Canadienne de Psychologie, htpp://www.cpa.ca/educationpermanente
(*) Director do Departamento de Formação Permanente do Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa. E-mail: dfp@ispa.pt