SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Manual de Psicologia Comunitária índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.28 n.3 Lisboa set. 2010

 

The power of collaborative solutions: Six principlas and effective tools for building healthy communities, Tom Wolf, 2010

 

 

Maria Vargas-Moniz

 

Este é o mais recente livro de Tom Wolf intitulado o Poder das Soluções Colaborativas: Seis princípios e ferramentas eficazes para a construção de comunidades saudáveis, publicado pela Editora Jossey Bass em 2010 e é corolário de 30 anos de carreira académica e de consultoria na comunidade. Aborda os problemas sociais contemporâneos de forma inovadora, pois está focalizado nas estratégias de apoio a pessoas, grupos ou mesmo comunidades enfatizando todas as possibilidades de colaboração em contextos ou situações concretas.

Quem é Tom Wolf? É um reconhecido psicólogo comunitário comprometido com as questões da promoção da justiça social e da construção de comunidades mais saudáveis através de soluções assentes na colaboração. Tem uma vasta experiência no acompanhamento de parcerias e na área do desenvolvimento comunitário e dedicou toda a sua carreira à formação de profissionais, de grupos específicos e de comunidades, particularmente nos Estados Unidos da América e mais recentemente noutros países, tendo Portugal sido o primeiro local onde fez formação intensiva fora do seu país em 2008.

No seu percurso profissional já recebeu vários prémios de que se destaca o prémio carreira (1985) da Associação Americana de Psicologia e em 1993, o prémio Henry V. McNeil para a prática em saúde mental comunitária.

Presentemente dirige a Tom Wolf & Associates (www.tomwolf.com) uma entidade de consultoria e apoio ao desenvolvimento de parceria e para o desenvolvimento de comunidades saudáveis e com níveis elevados de empowerment.

Este é um livro que ajuda a clarificar as implicações práticas dos princípios da intervenção e da consultoria em diversas comunidades, contem histórias ilustrativas bem documentadas e instrumentos práticos, procurando demonstrar como os processos e os percursos de mudança social podem acontecer e ser sustentáveis no tempo.

Procura proporcionar aos seus leitores uma visão transformadora acerca das possibilidades de mudança sendo, por um lado visionário e simultaneamente realista. Os relatos e narrativas seleccionados são inspiradores e fornecem pistas muito esclarecedoras para a construção e manutenção de percursos de liderança em contextos comunitários.

Neste livro encontram-se abordagens teorizadas e também pistas concretas e detalhadas para a colaboração nos contextos onde circulamos, habitamos ou exercemos uma actividade profissional e começa por identificar um conjunto de recursos disponíveis no website da Editora onde se pode aceder a onze instrumentos (também acessíveis no final do livro) que vão desde formulários de registo de diferentes perspectivas acerca da colaboração a instrumentos de análise do trabalho em parceria, passando por instrumentos de apoio à criação de uma visão comum ao planeamento estratégico do trabalho em parceria.

Este trabalho é assim composto por oito capítulos, uma conclusão e um apêndice com informação adicional útil, tanto em termos académicos como no suporte ao exercício de actividades profissionais. Realça-se o facto de que todos os capítulos são apresentados de forma muito estruturada de modo a que os seus leitores possam encontrar informação concreta. Além disso há um componente que se considera de particular interesse que o autor denominou de “histórias comunitárias”, onde apresenta relatos concretos de experiências e parcerias comunitárias diversificadas e em áreas geográficas também muito diferenciadas.

O Capítulo 1 procura justificar a necessidade de soluções colaborativas inovadoras em resposta a sistemas sociais que, de forma persistente, não respondem às necessidades e aos problemas das comunidades contemporâneas.

O Capítulo 2 proporciona uma visão global acerca dos seis princípios-chave de colaboração enfatizando elementos como a importância do sentido de reciprocidade, de celebração da diversidade, da promoção da cidadania activa, da adopção de uma abordagem ecológica assente nos aspectos positivos e mais fortes de cada comunidade, a importância da recolha e construção de uma visão comum para o futuro e o papel da espiritualidade nos percursos de mudança social sustentável.

Dos Capítulos três aos oito, o autor desenvolve pormenorizadamente cada um dos seis princípios com uma combinação equilibrada entre teoria, orientação prática e narrativas de aplicação integrada os referidos princípios com uma prática de consultoria e intervenção consistentes.

Em suma, é uma obra com interesse tanto para a academia como para quem exerce actividades junto de indivíduos e/ou grupos e que procura através da colaboração encontrar soluções que contribuam para o fortalecimento e para que as comunidades possam ser consistentemente mais saudáveis.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons