SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Memórias de professores: eventos e práticas de literacia/letramentoDissertações índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Rev. Port. de Educação v.18 n.2 Braga  2005

 

Subvertendo a exclusão escolar: a mediação didática dos gêneros discursivos no ensino da escrita

 

Wagner Rodrigues Silva

Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil

 

Resumo

Concebido como objeto de ensino em atividade de produção textual, o gênero discursivo é analisado como instrumento de mediação para a aprendizagem e o desenvolvimento do discente. Nessa perspectiva, a instauração de necessidade de produção textual para propósitos específicos atribui uma função diferencial à escrita na escola, resultando na modelização de práticas de letramento para posteriores usos da escrita em situações sociais determinadas. No âmbito da modelização de gêneros, a atividade de reescrita mediada pelo professor também é caracterizada como dispositivo para eliminação da exclusão do aprendiz provocada pela escola.

Palavras-chave

Gênero discursivo; Letramento; Reescrita; Sócio-interacionismo

 

 

Subverting school exclusion: the didactic mediation of discourse genre in the writing teaching

Abstract

Conceived as a teaching object in the textual production activity, the discursive genre is analyzed as mediation instrument for the student’s learning and development. In this perspective, the need for textual production for specific purposes confers a differential function to writing in the school, which results in the modeling of literacy practices for further writing uses in determined social situations. In the genre’s modeling scope, the teacher’s mediated rewriting activity is also characterized as a mechanism to prevent the exclusion of the student promoted by the school.

Keywords

Discursive genre; Literacy; Rewriting; Sociointeractionism

 

 

Contre l'exclusion a l'ecole fondamentale: la mediation didactique des genres du discours a l'enseignement de l'ecrit

Résumé

Dans cet article nous considérons les genres du discours comme des instruments sémiotiques de médiation dans le processus d'enseignementapprentissage-dévelopement de l'écrit en langue maternelle chez des élèves brésiliens de l'école fondamentale. Nous argumentons en faveur de l'utilisation didactique du genre comme un recours de modélisation des pratiques de production écrite valorisées par la sociétée et comme un puissant facteur d'inclusion des élèves des milieux défavorisés dans les activités de la salle de classe.

Mots-clé

Genre du discours; Littéracie; Socio-intéractionisme

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Referências

BAKHTIN, Mikhail (2000). Estética da Criação Verbal. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes.        [ Links ]

BAKHTIN, Mikhail (2002). Marxismo e Filosofia da Linguagem. 10ª ed. São Paulo: Hucitec/Annablume.

BAQUERO, Ricardo (2001). Vygotsky e Aprendizagem Escolar. Porto Alegre: Artmed.

BOURDIEU, Pierre (2001). Razões Práticas: Sobre a Teoria da Ação. Campinas: Papirus.

FRANCHI, Carlos (1987). Criatividade e gramática. Trabalhos em Lingüística Aplicada. Campinas: UNICAMP/IEL, nº. 9. pp. 5-45.

KOCH, Ingedore G. V. (2002). Desvendando os Segredos do Texto. São Paulo: Cortez.

MARTIN, James (1997). Analysing genre: functional parameters. In F. Christie & J. Martin (orgs.), Genre and Institutions: Social Processes in the Workplace and School. London and Washington: Cassel, pp. 3-39.

LEITE, Sérgio A. da S. (2001). Notas sobre o processo de alfabetização escolar. In S. A. da S. Leite. (org.). Alfabetização e Letramento: Contribuições para as Práticas Pedagógicas. Campinas, SP: Komedi/Arte Escrita, pp. 21-45.

OLIVEIRA, Marta K. de (1997). Vygotsky: Aprendizagem e Desenvolvimento: um Processo Sócio-Histórico. São Paulo: Scipione.

PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Língua Portuguesa: Ensino Fundamental II, (1998). Brasília: MEC.

PERRENOUD, Philippe (2001). A Pedagogia na Escola das Diferenças: Fragmentos de uma Sociologia do Fracasso. Porto Alegre: Artmed Editora.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim & colaboradores (2004). Gêneros Orais e Escritos na Escola. Campinas, SP: Mercado de Letras.

SILVA, Wagner. R. (2004). A prática de análise lingüística no livro didático: uma proposta pós-PCN. Trabalhos em Lingüística Aplicada. Campinas: UNICAMP/IEL. v. 43(1), pp. 35-49.

SILVA, Wagner. R. (2003). Gramática no Texto Injuntivo: Investigando o Impacto dos PCN. Dissertação de Mestrado. Campinas: UNICAMP/IEL/DLA.

VIGOTSKI, Lev S. (2003). A Formação Social da Mente. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes.

VIGOTSKI, Lev S. (2001a). A Construção do Pensamento e da Linguagem. 1ª ed. São Paulo: Martins Fontes.

VIGOTSKI, Lev S. (2001b). Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In L. S. Vigotski; A. R. Luria & A. N. Leontiev. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 8ª ed. São Paulo: Ícone, pp. 103-142.

 

Toda a correspondência relativa a este artigo deve ser enviada para: Wagner Rodrigues Silva, Rua Sebastião Rego Barros, 92, Cajueiro, Recife, PE, 52 221-270, Brasil. e-mail: wagnerodriguesilva@yahoo.com, Telef.: (81) 3444-4548.

 

Recebido em Novembro de 2004

Aceite para publicação em Julho de 2005