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Revista Portuguesa de Educação
versão impressa ISSN 0871-9187
Rev. Port. de Educação v.18 n.2 Braga 2005
Subvertendo a exclusão escolar: a mediação didática dos gêneros discursivos no ensino da escrita
Wagner Rodrigues Silva
Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil
Resumo
Concebido como objeto de ensino em atividade de produção textual, o gênero discursivo é analisado como instrumento de mediação para a aprendizagem e o desenvolvimento do discente. Nessa perspectiva, a instauração de necessidade de produção textual para propósitos específicos atribui uma função diferencial à escrita na escola, resultando na modelização de práticas de letramento para posteriores usos da escrita em situações sociais determinadas. No âmbito da modelização de gêneros, a atividade de reescrita mediada pelo professor também é caracterizada como dispositivo para eliminação da exclusão do aprendiz provocada pela escola.
Palavras-chave
Gênero discursivo; Letramento; Reescrita; Sócio-interacionismo
Subverting school exclusion: the didactic mediation of discourse genre in the writing teaching
Abstract
Conceived as a teaching object in the textual production activity, the discursive genre is analyzed as mediation instrument for the students learning and development. In this perspective, the need for textual production for specific purposes confers a differential function to writing in the school, which results in the modeling of literacy practices for further writing uses in determined social situations. In the genres modeling scope, the teachers mediated rewriting activity is also characterized as a mechanism to prevent the exclusion of the student promoted by the school.
Keywords
Discursive genre; Literacy; Rewriting; Sociointeractionism
Contre l'exclusion a l'ecole fondamentale: la mediation didactique des genres du discours a l'enseignement de l'ecrit
Résumé
Dans cet article nous considérons les genres du discours comme des instruments sémiotiques de médiation dans le processus d'enseignementapprentissage-dévelopement de l'écrit en langue maternelle chez des élèves brésiliens de l'école fondamentale. Nous argumentons en faveur de l'utilisation didactique du genre comme un recours de modélisation des pratiques de production écrite valorisées par la sociétée et comme un puissant facteur d'inclusion des élèves des milieux défavorisés dans les activités de la salle de classe.
Mots-clé
Genre du discours; Littéracie; Socio-intéractionisme
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Toda a correspondência relativa a este artigo deve ser enviada para: Wagner Rodrigues Silva, Rua Sebastião Rego Barros, 92, Cajueiro, Recife, PE, 52 221-270, Brasil. e-mail: wagnerodriguesilva@yahoo.com, Telef.: (81) 3444-4548.
Recebido em Novembro de 2004
Aceite para publicação em Julho de 2005