Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista Portuguesa de Educação
versão impressa ISSN 0871-9187
Rev. Port. de Educação v.18 n.2 Braga 2005
Reuniões Científicas
12º Congresso Internacional da International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT)
Realizou-se, no passado mês de Julho, em Sydney, na Austrália, o 12º congresso da International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) cujo tema "Desafios para a Profissão: Perspectivas e Caminhos para os professores, para o ensino e para a formação de professores" proporcionou a reflexão e o debate por parte das cerca de duas centenas de participantes de todo o mundo. Cinco ideias centrais nortearam os trabalhos ao longo do congresso: o estabelecimento de conexões através, por exemplo, de práticas inclusivas que contemplam a diversidade, a cidadania e o autoconhecimento; a criação de comunidades de aprendentes nas escolas e nas salas de aula, bem como em salas de aulas virtuais, através de parcerias entre escolas, entre escolas e universidades, e com as comunidades locais; a promoção da credibilidade através da aprendizagem e avaliação autênticas; o fomento da criatividade através do empenho de alunos e professores na aprendizagem e na resolução de problemas e da sua capacidade de iniciativa; o desenvolvimento da competência dos professores, dos formadores de professores e dos alunos.
Que relação se pode construir entre teoria e prática? Que valores centrais estão subjacentes às comunidades de aprendentes? Que valores orientam a nossa prática? Como promover a credibilidade e assegurar a qualidade do ensino e da aprendizagem? Que estratégias e práticas podem promover o pensamento crítico e criativo nos alunos e nos professores e sustentar a energia dos professores para a mudança? De que modo a construção e a avaliação do conhecimento influenciam o sentido de competência dos indivíduos? Que práticas promovem a competência pessoal e profissional com vista ao desenvolvimento do sentido de auto-eficácia e de sucesso? Estas foram algumas das questões discutidas nas conferências plenárias e nas sessões de trabalho ao longo dos quatro dias do congresso. São de destacar as intervenções de Geert Kelchtermans, da Universidade de Louvaina, Bélgica, com o tema "Professional commitment beyond contract: teachers self-understanding, vulnerability and reflection"; de Jennifer Gore, da Universidade de Newcastle, Austrália, "Improving pedagogy: the challenges of moving teachers towards higher levels of quality teaching" e de Pam Grossman, da Universidade de Stanford, EUA, "Unpacking practice: developing a language for teacher educators".
Nos dois dias anteriores ao congresso (2 e 3 de Julho de 2005) teve lugar um conjunto de actividades destinadas aos estudantes de pósgraduação, organizadas pela Universidade Católica Australiana, sendo de sublinhar as sessões de esclarecimento e workshops sobre metodologia da investigação qualitativa, nomeadamente a análise de dados e questões de fiabilidade e credibilidade da investigação. O próximo congresso terá lugar no Canadá, na Universidade de Brock, em 2007.
A ISATT (http://www.ipn.uni-kiel.de/projekte/isatt/) foi fundada em Outubro de 1983, na Holanda, tendo como principais objectivos promover, discutir e divulgar investigação sobre os professores e sobre o ensino e contribuir para a teorização neste domínio no sentido de promover a qualidade da educação através da melhoria do ensino e das oportunidades de desenvolvimento profissional. No âmbito do trabalho desenvolvido pela ISATT está ainda a revista internacional Teachers and Teaching: Theory and Practice (6 números por ano).
Maria Assunção Flores
Membro eleito da Comissão Executiva da ISATT Universidade do Minho