Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista Portuguesa de Educação
versão impressa ISSN 0871-9187
Rev. Port. de Educação v.20 n.1 Braga jan. 2007
Reuniões Científicas
Encontro sobre WebQuest
O Encontro sobre WebQuest decorreu na Universidade do Minho, no dia 20 de Outubro de 2006, no âmbito das iniciativas do Departamento de Currículo e Tecnologia Educativa, do Instituto de Educação e Psicologia, tendo sido o primeiro a ser realizado, sobre este assunto, em Portugal.
Na conferência inicial, intitulada WebQuest: Past, Present and Futur, proferida pelo mentor da WebQuest, o Professor Bernie Dodge, da San Diego State University, Estados Unidos, referiu o sucesso e interesse que a WebQuest tem despoletado em todo o mundo, algo inimaginável quando concebeu o conceito. Alertou, no entanto, para o facto de, embora numa pesquisa na Web se poderem encontrar muitas WebQuests, elas estarem longe da ideia inicial, limitando-se a maioria a solicitar tarefas que apelam à reprodução dos conteúdos indicados nos sites apontados na WebQuest.
O conferencista destacou ainda a importância de a WebQuest poder promover o pensamento crítico e de ordem superior, mas também as dificuldades que alguns professores têm na construção de uma WebQuest para disponibilizar online. Nesse sentido mesmo, criou um modelo que designou QuestGarden.
No Encontro, foram apresentados estudos desenvolvidos no âmbito de dissertações de mestrado em diferentes universidades, com exemplos das diferentes áreas disciplinares, constituindo as actas uma referência para quem trabalhe neste domínio. Para além deste tipo de comunicações, houve também um outro espaço que pretendeu promover a divulgação de experiências no terreno realizadas no âmbito da WebQuest.
O Encontro integrou ainda uma componente prática sobre a temática, disponibilizando cinco workshops: “Como seleccionar e utilizar uma WebQuest na aula?”, “Produzir uma WebQuest num Blog”, “Produzir uma WebQuest no Wiki”, “Produzir uma WebQuest em FrontPage” e “Produzir uma WebQuest em Dreamweaver”.
Na conferência final, proferida por Fernando Costa, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, e por Ana Amélia Amorim Carvalho, do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, intitulada “WebQuests: Oportunidades para Professores e Alunos”, os conferencistas evidenciaram a importância da WebQuest para os professores, nomeadamente para o desenvolvimento de competências de concepção de materiais, de facilitação da comunicação interpessoal, de competências relacionadas com a organização, promoção e gestão do trabalho colaborativo, bem como as relacionadas com a avaliação e divulgação das aprendizagens. Apelaram, por fim, aos professores para, em equipa, produzirem WebQuests disciplinares e interdisciplinares, sobre temáticas que conhecem, desafiando os seus alunos para aprendizagens de ordem superior e pensamento crítico. Relativamente aos alunos, salientaram o facto de estes aprenderem a aprender, a pesquisar informação, a comunicar com outras pessoas, a colaborar e a participar socialmente.
Na sessão de encerramento, o Professor Doutor João Correia de Freitas, do grupo de Missão Computadores, Redes e Internet na Escola, do Ministério da Educação, salientou a importância da integração das WebQuests nas escolas instigando os professores a usá-las.
Ana Amélia Amorim Carvalho
Responsável pelo Encontro — Universidade do Minho