Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista Portuguesa de Educação
versão impressa ISSN 0871-9187
Rev. Port. de Educação v.20 n.2 Braga 2007
Programa de prevenção do HIV/SIDA para estudantes universitários: um estudo piloto
Maria-João Alvarez & Michael Oliveira*
Resumo
Pretendeu-se aumentar as competências comportamentais e a adopção de comportamentos preventivos face ao HIV/SIDA que não apenas o uso consistente do preservativo, nomeadamente a realização de um teste de despistagem do HIV/SIDA por ambos os parceiros. Tratou-se de um estudo quasi-experimental (N = 7, estudantes universitárias) com 6 sessões semanais de 3 horas cada, envolvendo um grupo controlo sujeito a outras intervenções e uma avaliação pré e pós-teste, com um follow-up a 6 meses. A intervenção baseou-se no modelo IMB e usou como medida o Questionário sobre Relacionamentos e Saúde. Não se encontraram diferenças entre os grupos (excepto para a informação) e no follow-up do grupo experimental ocorreram mudanças nas competências comportamentais, informação e comportamentos preventivos. Apesar do uso do preservativo ser elevado, todas as participantes realizaram um teste de despistagem do HIV. As conclusões reflectem sobre a rápida adesão a outros comportamentos preventivos para além do preservativo e salientam a importância de se explorarem comportamentos preventivos alternativos devido ao abandono habitual desta protecção, nas relações mais longas, sem a realização de um teste de despistagem do HIV/SIDA.
Palavras-chave: Prevenção do HIV/SIDA; Modelo IMB; Estudantes universitários
HIV/AIDS Prevention Program for university students: a pilot study
Abstract
The study aims to increase behavioural skills and the adoption of preventive behaviours in HIV/AIDS besides consistent condom use, such as HIV testing by both partners. This quasi-experimental study was a small group intervention (N = 7) of 6, 3hr sessions held 1 week apart, with a comparison group attending other interventions, and a pre-post test evaluation and a 6-month follow-up. The intervention was based on the IMB model and used the Health and Relationships Survey as measure. As expected with such a small sample, there were no differences between groups (except for information). In the follow-up, changes were observed in behavioural skills, information and preventive behaviours in the intervention-group. Although levels of condom use were high, every participant had a HIV test, and the changes in the preventive behaviour had to be analysed accordingly. The conclusions reflect on the rapid adherence to other protective behaviours besides condom use and highlight the exploration of these alternatives in a controlled context, as an intervention, due to the habitual abandonment of this protection in long-term relationships without an HIV test.
Keywords: HIV/AIDS intervention program; IMB model; College students
Programa de preventión del VIH para estudiantes universitários: un estudio piloto
Resumen
Queríamos aumentar las competencias conductuales y desarrollar la adopción de comportamientos preventivos hacía el VIH/SIDA, y no sólo el uso continuado del preservativo, principalmente la realización de la prueba de 210 Maria-João Alvarez & Michael Oliveira detección del VIH/SIDA en las parejas. Se ha tratado de un estudio quasiexperimental (N = 7, estudiantes universitarias), con 6 sesiones semanales de 3 horas cada una, envolviendo un grupo de control sujeto a otras intervenciones y una evaluación previa y posterior, con un seguimiento de 6 meses. La intervención se ha basado en el modelo IMB y se ha utilizado como medida el Cuestionario sobre Relaciones y Salud. No se han encontrado diferencias entre los grupos (excepto por la información), y en el seguimiento del grupo experimental se han verificado cambios en las competencias conductuales, información y comportamientos preventivos. A pesar de que el uso del preservativo es elevado, todas las participantes realizaron la prueba de detección del VIH. Las conclusiones reflejan la rápida adhesión a otros comportamientos preventivos, más allá del preservativo, y destacan la importancia de explorar comportamientos preventivos alternativos, debido al hábito de abandonar esta protección en relaciones más duraderas, sin realizar una prueba de detección del VIH/SIDA.
Palabras-clave: Interventión para la preventión del VIH; modelo IMB; Estudiantes universitários
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text only available in PDF format.
Referências
ALFERES, Valentim (1997). Encenações e Comportamentos Sexuais: para uma Psicologia Social da Sexualidade. Porto: Edições Afrontamento. [ Links ]
ALVAREZ, Maria-João (2005). Representações Cognitivas e Comportamentos Sexuais de Risco: O Guião e as Teorias Implícitas da Personalidade nos Comportamentos de Protecção Sexual. Lisboa: FCT/FCG.
AMARO, Fausto; DANTAS, Ana M. & CUNHA-TELES, Louise (1995). Sexual behavior in the city of Lisbon. International Journal of STD & AIDS, 6, pp. 35-41.
AMARO, Fausto; FRAZÌO, Carla; PEREIRA, Maria Elizabete & CUNHA TELES, Louise (2004). HIV/AIDS risk perception, attitudes and sexual behaviour in Portugal. International Journal of STD & AIDS, 15, pp. 56-60.
CASTILLA, J.; BARRIO, G.; FUENTE, L. & BELZA, M. (1998). Sexual behaviour and condom use in the general population of Spain, 1996. AIDS Care, 10, pp. 667-676.
CLÁUDIO, Victor & MATEUS, Maria (2000). Sida: Eu e os Outros. Lisboa: Climepsi Editores.
CVEDT/CNLCS, Doc. 135 (2006). Sida: A situação em Portugal a 31 de Dezembro de 2005. Centro de Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíveis/ Comissão Nacional de Luta Contra a Sida. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde.
DUBOIS-ARBER, Françoise; JEANNIN, André; KONINGS, Elke & PACCAUD, Fred (1997). Increased condom use without other major changes in sexual behavior among the general population in Switzerland. American Journal of Public Health, 87, pp. 558-566.
EuroHIV (2004). HIV/AIDS surveillance in Europe. End-year report 2004. Saint-Maurice: Institut de veille sanitaire, 2005. nº 71.
FISHER, Jeffrey D. & FISHER, William A. (1992a). Changing AIDS-risk behavior. Psychological Bulletin, 111, pp. 455-474.
FISHER, Jeffrey D. & FISHER, William A. (1992b). People like us [Videotape]. (Disponível na Universidade de Connecticut, 406 Babbidge Road U-20, Storrs, CT 06268).
FISHER, Jeffrey D. & FISHER, William A. (1993). Sex, condoms, and videotape [Videotape]. (Disponível no Depart. de Psicologia da Universidade de Connecticut, 406 Babbidge Road U-20, Storrs, CT 06268).
HAMMER, Jill C.; FISHER, Jeffrey D.; FITZGERALD, Patricia & FISHER, William A. (1996). When two heads aren't better than one: AIDS risk behaviour in college-age couples. Journal of Applied Social Psychology, 26, pp. 375-397.
KELLY, Jeffrey A. (1995). Changing HIV Risk Behavior: Practical Strategies. N.Y.: Guilford Press.
KIPPAX, Susan (2002). Negotiated safety agreements among gay men. In A. O«Leary (Ed.), Beyond condoms: Alternative Approaches to HIV Prevention. N.Y.: Kluwer Academic/Plenum Pub, pp. 1-15.
LERIDON, Henri; VAN ZESSEN, Gertjan & HUBERT, Michel (1998). The Europeans and their sexual partners. In M. Hubert, N. Bajos e T. Sandfort (Eds.), Sexual Behaviour and HIV/AIDS in Europe: Comparisons of National Surveys. London: UCL Press, pp. 165-196.
MISOVICH, Stephen; FISHER, Jeffrey & FISHER, William A. (1997). Close relationships and elevated HIV risk behavior evidence and possible underlying psychological process. Review of General Psychology, 1, 99, pp. 72-107.
MISOVICH, Stephen J.; FISHER, William A. & FISHER, Jeffrey D. (1998). A measure of AIDS prevention information, motivation, behavioural skills, and behaviour. In C. Davis; W. Yarber; R. Bauserman; G. Schreer & S. Davis (Eds.), Handbook of Sexuality-related Measures: A Compendium. Thousand Oaks, CA: Sage, 2nd ed., pp 328-337.
NOSSA, Paulo (2004). Sensibilização dos Estudantes do Ensino Superior: Análise Crítica. Estudo da Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA.
O'LEARY, Ann; DICLEMENT, Ralph J. & Akal, Sergi O. (1997). Reflections on the design and reporting of STD/HIV behavioral intervention research. AIDS Education and Prevention, 9, Supp. pp. 1-14.
PROCHASKA, James O.; REDDING, Colleen A.; HARLOW, Lisa L.; ROSSI, Joseph S. & VELICER, Wayne F. (1994). The transtheoretical model of change and HIV prevention: a review. Health Education Quarterly, 21, pp. 471-486.
ROBERTSON, Beatrice (1995). Sexual behaviour and risk of exposure to HIV among 18-25-year-olds in Scotland: assessing change 1988-1993. AIDS, 9, pp. 285-292.
SANTOS-LUCAS, João (1993). SIDA: A Sexualidade Desprevenida dos Portugueses. Lisboa: McGraw-Hill.
THOMPSON, Suzanne C.; ANDERSON, Kalin; FREEDMAN, Debra & SWAN, Joye (1996). Illusions of safety in a risky world: A study of college students' condom use. Journal of Applied Social Psychology, 26, pp. 189-210.
THOMPSON, Suzanne C.; KYLE, Diana; SWAN, Joye; THOMAS, Craig & VRUNGOS, Shelley (2002). Increasing condom use by undermining perceived invulnerability to HIV. AIDS Education and Prevention, 14, pp. 505-514.
VASCONCELOS, Pedro (1998). Práticas e discursos da conjugalidade e de sexualidade dos jovens portugueses. In M. Villaverde Cabral & J. Machado Pais (Coord.), Jovens Portugueses Hoje. Oeiras: Celta, pp. 215-305.
WILLIG, Carla (1995)."I wouldn't have married the guy if I'd have to do that": Heterosexual adults' constructions of condom use and their implications for sexual practice. Journal of Community & Applied Social Psychology, 5, pp. 75-87.
WOLITSKI, Richard J. & BRANSON, Bernard M. (2002). "Gray area behaviors" and partner selection strategies. In A. O'Leary (Ed), Beyond condoms: Alternative Approaches to HIV Prevention. NY: Kluwer Acad, pp. 173-198.
WORTLEY, Pascale M.; CHU, Susan Y.; DIAZ, Theresa; WARD, John W.; DOYLE, Brian; DAVIDSON, Arthur J.; CHECKO, Patricia J.; HERR, Mary; CONTI, Lisa, FANN, S. Alan; SORVILLO, Frank; MOKOTOFF, Eve; LEVY, Anna; HERMANN, Pat & NORRIS-WALCZAK, Elizabeth (1995). HIV testing patterns: where, why, and when were persons with AIDS tested for HIV?. AIDS, 9, pp. 487-492.
*Universidade de Lisboa, Portugal
Toda a correspondência relativa a este artigo deve ser enviada para: Maria João Alvarez, e-mail: mjalvarez@fpce.ul.pt
Recebido em Abril, 2006
Aceite para publicação em Maio, 2007