Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista Portuguesa de Educação
versão impressa ISSN 0871-9187
Rev. Port. de Educação v.21 n.2 Braga 2008
Trabalhando com textos no ensino superior
Magda Floriana Damiani *
Universidade Federal de Pelotas, Brasil
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar, discutir e avaliar uma proposta de atividade didática no ensino superior, baseada principalmente na leitura e discussão de textos e demandando uma postura ativa por parte dos estudantes. Tal proposta foi formulada como uma alternativa às atividades didáticas tradicionais, que geralmente utilizam os textos apenas como fontes de informações. Ela está embasada na Psicologia Sócio-Histórica e vem sendo desenvolvida na Universidade Federal de Pelotas (Brasil). Foi analisada por meio de avaliações escritas que colheram as opiniões de estudantes de uma turma de Pedagogia sobre tal proposta. As avaliações sofreram um processo de análise temática e indicam que a proposta, apesar de algumas críticas (relativas, principalmente, ao esforço necessário para desenvolver as tarefas), foi considerada bem sucedida. As estudantes apontaram que, por meio das atividades realizadas, puderam: compreender de maneira mais profunda os textos lidos e internalizar seu conteúdo de forma mais eficiente, estabelecer interconexões com outros conteúdos anteriormente trabalhados e/ou com experiências vivenciadas e refletir sobre o que aprenderam, além de desenvolver e aprimorar suas habilidades de expressão escrita e outras relacionadas aos processos de pensamento.
Palavras-chave
Trabalho com textos; Ensino superior; Aprendizagem; Psicologia Sócio-Histórica
Working with texts at undergraduate level
This paper has the objective of presenting, discussing and evaluating a teaching activity proposal for the undergraduate level. Such proposal is based mainly on reading and discussing texts, demanding an active posture on the part of students. It has been developed as an alternative to traditional pedagogical activities which usually use texts as mere sources of information. The proposal is supported by Socio-Historic Psychology and has been implemented at the Federal University of Pelotas (Brazil). It was analyzed through written evaluations that contained the opinions of Pedagogy students about it. The evaluations underwent a process of thematic analysis and indicated that the proposal, in spite of some criticism (related mainly to the effort necessary to develop the assigned tasks), has been considered successful. The students reported that, through the activities they have carried out, they were able to: understand the texts in a more profound manner and internalize their content more efficiently; establish interconnections with other information previously learned and/or life experiences; and reflect upon what they have learned. They also reported developing and improving their written expression abilities and other abilities related to thinking processes.
Keywords
Working with texts; Teaching at undergraduate level; Learning; Socio-Historical Psychology
Le travail avec des textes dans l'enseignement superiéur
Résumé
Ce texte a comme but présenter, réflechir et évaluer au sujet d’une proposition d’activité didactique dans l’enseignement supérieur, fondée surtout à la lecture et discussion de textes qui exigent une position active des étudiants. Cette proposition a été développée comme une alternative aux activités didactiques traditionnelles qui, en général, utilisent les textes seulement comme une source d’informations. La proposition est soutenue par la Psychologie Socio-Historique et se développe à l’Université Fédérale de Pelotas (Brésil). Son analyse a été faite par des évaluations écrites qui ont pris les opinions d’étudiantes d’une classe de Pédagogie sur la proposition. Les évaluations ont souffert un processus d’analyse thématique, indiquant que la proposition a été évaluée positivement par les étudiantes, malgré quelques critiques (surtout par rapport aux efforts nécessaries pour déveloper les tâches). Les élèves ont rapporté qu’au moyen de ces activités, elles ont pu: comprendre plus profondement les textes lus et apprendre leur contenu d’une manière plus efficiente; établir interconnexions avec d’autres contenus travaillés auparavant et/ou avec des expériences vécues; réflechir sur tout ce qu’elles ont appris, en plus de développer et améliorer leurs habiletés d’expression écrite et encore d’autres habiletés liées aux processus de pensée.
Mots-clé
Travail avec des textes; Enseignement superiéur; Apprentissage; Psychologie Socio-Historique
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text only available in PDF format.
Referências
ANDERSON, John. R. (1980). Cognitive Psychology and its Implications. San Francisco: W.H. Freeman and Company. [ Links ]
ARAÚJO, Elaine S. (2004). A aprendizagem e o desenvolvimento profissional docente sob as luzes da perspectiva histórico-cultural. Comunicação apresentada no XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), Curitiba.
BARTH, Britt-Mari (1994). O Saber em Construção: para uma Pedagogia da Compreensão. Lisboa: Instituto Piaget.
BECKER, Fernando (1993). Modelos pedagógicos & modelos epistemológicos. Paixão de Aprender, Porto Alegre, n.5, pp.18-23.
BOGOYAVLENSKY, D. N. & MENCHINSKAYA, Natalie A. (1991). Relação entre aprendizagem e desenvolvimento psicointelectual da criança em idade escolar. In A. Leontiev; L. Vygotsky & A. Luria (orgs.) Psicologia e Pedagogia. São Paulo: Moraes.
CARDOSO, Silvia. H. B. (1999). Discurso e Ensino. Belo Horizonte: Autêntica.
CASTANHO, Maria E. (2001). Sobre professores marcantes. In S. Castanho & M. E. Castanho (Orgs.), Temas e Textos em Metodologia do Ensino Superior. Campinas, SP: Papirus, pp.153-163.
CUNHA, Maria I. da (1989). O Bom Professor e Sua Prática. Campinas, SP: Papirus.
CUNHA, Maria I. da (1998). O Professor Universitário na Transição de Paradigmas. Araraquara, SP: JM Editores.
CURY, Carlos R. J. (1989). Educação e Contradição: Elementos Metodológicos para uma Teoria Crítica do Fenômeno Educativo. São Paulo: Cortez/Autores Associados.
FIGUEIRA, A. P. C. (s.d.). Metacognição e seus contornos. Disponível em http://www.campus-oei.org/revista/deloslectores/446Couceiro.pdf. Acesso em 11/06/2005.
DANIELS, Harry (2001). Vygotsky e a Pedagogia. São Paulo: Loyola.
FREIRE, Paulo (1998). Professora Sim, Tia Não: Cartas a quem Ousa Ensinar. São Paulo: Olho d’água.
FREIRE, Paulo & SHOR, Ira (1987). Medo e Ousadia: o Cotidiano do Professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
LEONTIEV, Alex. N. (1981). Problems of Development of the Mind. Moscow: Progress Publishers.
McLAREN, Peter (1991). Rituais na Escola: em Direção a uma Economia Política de Símbolos e Gestos em Educação. Petrópolis: Vozes.
MINAYO, Maria C. de S. (1992). O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. São Paulo: Hucitec/Abrasco.
MIZUKAMI, Maria da G. N. (1986). Ensino: as Abordagens do Processo. São Paulo: E.P.U.
PIMENTA, Selma G. & ANASTASIOU, Léa das G. C. (2002). Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez.
PORTILHO, Evelise M. L. (2004). A Aprendizagem na Universidade: os Estilos de Aprendizagem e Metacognição. Comunicação apresentada no XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), Curitiba.
RIBEIRO, Célia (2003). Metacognição: um apoio ao processo de aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica, vol.16, no.1, pp.109-116.
SMITH, Frank (l982). Understanding Reading. New York: Holt, Rinehart and Winston.
SOUZA, Luiz M. de & CARVALHO, Sérgio W. de (1995). Compreensão e Produção de Textos. Petrópolis: Vozes.
VYGOTSKY, Lev S. (1986). Thought and Language. Cambridge: MIT Press.
VYGOTSKY, Lev S. (1998). A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes.
WELLS, Gordon (2001). Indagación Dialogica: hacía una Teoría y una Práctica Socioculturales de la Educación. Barcelona: Paidós.
ZEICHNER, Kenneth M. & DINIZ-PEREIRA, Júlio E. (2005). Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social. Cadernos de Pesquisa, vol. 35, no. 125, pp.63-80.
* Toda a correspondência relativa a este artigo deve ser enviada para: Magda Floriana Damiani, Av. Ferreira Viana 102, ap.202, Pelotas, RS, CEP:96.085-000, Brasil. E-mail: magda@ufpel.tche.br
Recebido em Abril, 2007
Aceite para publicação em Setembro, 2008