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Revista Portuguesa de Educação
versão impressa ISSN 0871-9187
Rev. Port. de Educação v.24 n.1 Braga 2011
Evolução do pensamento, raciocínio e desempenho em alunos do ensino superior
Emília da Conceição Figueiredo Martins* e Joaquim Armando Gomes Ferreira**
*Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
**Universidade de Coimbra, Portugal
Resumo
O estudo aqui apresentado insere-se no contexto do crescente interesse sobre o impacto do ensino superior no desenvolvimento cognitivo do estudante, despoletado não só pela psicologia do desenvolvimento, mas também pela mudança de paradigma de formação no ensino superior, assente nos desafios da globalização e consolidada na Declaração de Bolonha. Nesse sentido, acompanhámos uma amostra de alunos do ensino superior politécnico, ao longo de três anos lectivos consecutivos, com avaliações do pensamento (Perry, 1970), raciocínio (conteúdos numérico e verbal) e desempenho académico (média de classificações e unidades de crédito realizadas). Os resultados remetem para uma evolução favorável do raciocínio, o mesmo não acontecendo ao pensamento, em que se constatam descidas nos níveis de relativismo e compromisso atingidos, não obstante a diminuição do pensamento dualista significar melhorias cognitivas neste domínio. Daqui decorrem implicações que exigem discussão/reflexão sobre modelos e processos de ensino/aprendizagem, no âmbito da avaliação interna de cada estabelecimento.
Palavras-chave: Ensino superior; Desenvolvimento cognitivo; Desempenho
Cognitive development, reasoning, and achievement in college students
Abstract
In recent years there has been a growing interest in the academic community about the influence of higher education on cognitive development of college students. In addition to the research interest presented to professionals who are interested in studying human development across the life span, in Europe the new challenges of the Bologna Agreement brings to the forefront questions related to the impact of higher education on college students´ psychosocial and cognitive development. The purpose of the present research was to longitudinally study the changes in cognitive development, reasoning and achievement, over a period of three years, in a sample of college students, attending a middle size Polytechnic School in Portugal. Results suggest positive changes in reasoning. In terms of cognitive development, results suggest a decrease in values of Relativism and Commitment in Relativism, despite the decrease values in Dualism from first year to the third year, meaning that college students over that period become less dualistic. Suggestions for research and practice are derived from the results of the present study, namely in terms of teaching and learning processes of college students.
Keywords: Higher education; Cognitive development; Achievement
Pensée, raisonnement et performance à lenseignement supérieur
Résumé
Cet étude est inséré dans le cadre de lintérêt croissant sur limpacte de lenseignement supérieur sur le développement cognitif de létudiant, qui a à lorigine pas seulement la Psychologie du Développement, mais aussi le changement du modèle de formation de lenseignement supérieur, basé sur les défis de la globalisation et assumé dans la Déclaration de Bologne. Comme ça, nous avons suivi un groupe détudiants de lenseignement supérieur polytechnique pendant trois ans en évaluant leur pensée (Perry,1970), raisonnement (contenus numérique et verbal) et performance académique (moyenne de classifications et unités de crédit effectuées). Les résultats mènent à une évolution positive du raisonnement, mais en ce qui concerne la pensée, la situation nest pas la même, car on assiste à une réduction des niveaux de relativisme et engagement atteints, malgré le fait que la diminution de la pensée dualiste signifie une amélioration cognitive dans ce domaine. De tout ça il y a des implications qui exigent une discussion/ réflexion sur des modèles et des procès denseignement/apprentissage dans le cadre de lévaluation interne de chaque institution.
Mots-clé: Enseignement supérieur; Développement cognitif; Performance
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Recebido em Março/2009
Aceite para publicação em Julho/2010