SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Fenótipos de sibilância em idade-escolar e relação com persistência de asma até à adolescência índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

versão impressa ISSN 0871-9721

Rev Port Imunoalergologia vol.23 no.3 Lisboa set. 2015

 

EDITORIAL

 

Comemoração dos 65 anos da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica

 

Luís Delgado, Elisa Pedro, Maria Conceição Pereira Santos, Amélia Spínola Santos

 

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) comemorou os 65 anos no dia 10 julho de 2015. Esta sociedade foi fundada a 10 de julho de 1950 com o nome de Sociedade Portuguesa de Alergia e teve como primeiro presidente e fundador o Professor Doutor Adelino Costa Padesca (1887-1967), Especialista em Medicina Interna, Professor da Faculdade de Medicina de Lisboa (FML) e Diretor do Hospital Escolar de Santa Marta.

O Professor Doutor Adelino Costa Padesca foi autor de vários trabalhos publicados relacionados com a alergologia e imunologia clínica: “Asma Cardiógena” (Sep. Jornal do Médico 1958); “Relações da asma brônquica e enfisema” (Sep. O Médico 1964); “Alergénios e outros factores de alterações cardiovasculares, nos meios industriais” (Sep. O Médico 1964); “Perspectivas da alergia em Portugal” (Sep. O Médico 1966).

Numa retrospetiva histórica, a SPAIC foi fundada após a Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia - AAAA&I (1943) e precedendo a World Allergy Organization - IAACI/WAO (1951) e a Academia Europeia de Alergologia e Imunologia Clínica - EAACI (1956).

O primeiro presidente/ fundador da SPAIC, Professor Doutor Adelino Costa Padesca, teve como sucessores o Dr. Mário Damas Mora, eleito em 1968, e o Professor Doutor António Robalo Cordeiro, eleito em 1975. Em 1978 foi efetuada a primeira revisão dos estatutos da sociedade que passou a designar-se Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica. Sequencialmente, o cargo de Presidente da Sociedade foi ocupado por vários nomes prestigiados da Imunoalergologia Portuguesa: Professor Doutor Antero G. Palma Carlos, Dra. Marianela Vaz, Dr. Celso Chieira, Dr. José Eduardo Rosado Pinto, Dra. Maria da Graça Castel-Branco, Professora  Dra. Ana Todo-Bom e Dr. Mário Morais de Almeida.

Atualmente a SPAIC conta com cerca de 500 associados e tem dois órgãos oficiais de comunicação científica. A Revista Portuguesa de Imunoalergologia (RPIA), em língua portuguesa, está disponível nas bases bibliográficas da Scientific Electronic Library Online (SciELO) e na Web of Knowledge, Thomson Reuters, no site da SPAIC e é distribuída aos sócios em formato flipbook através de um link. A revista European Annals of Allergy and Clinical Immunology, é uma publicação em língua inglesa indexada. A SPAIC é hoje membro da EAACI, WAO, Sociedade Luso-Brasileira de Alergia e Imunologia Clínica, Sociedade Latino-Americana de Alergologia e Imunologia, Sociedades de Alergia do Sul da Europa (SEAS), e participa na iniciativa GARD (Global Alliance against Chronic Respiratory Diseases) da OMS.

O programa comemorativo para assinalar este aniversário (vide capítulo Notícias neste número da RPIA) decorreu em duas partes.

A primeira parte, na sede da SPAIC em Lisboa, constou da abertura oficial da comemoração dos 65 anos com inauguração da exposição permanente das fotografias dos dez past-presidents eleitos da sociedade, acontecimento reportado pela Just News. Estiveram presentes os past-presidents, seus representantes e sócios.

A segunda parte, aberta a todos os sócios, teve lugar no grande auditório do Edifício Egas Moniz, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, e iniciou-se com uma sessão de abertura alusiva ao 65.º aniversário da SPAIC. Seguiu-se a sessão da Presidência da SPAIC 1996-2013 - Visão dos presidentes, onde intervieram os presidentes Dr. Mário Morais Almeida, Prof. Dra. Ana Todo-Bom, Dra. Graça Castel-Branco e Dr. José Rosado Pinto que transmitiram aspetos positivos e metas alcançadas dos seus mandatos.

Na continuidade do programa decorreu a Sessão Científica Professor Doutor Adelino Costa Padesca - Revisitando algumas publicações, que se iniciou com a abordagem ao artigo “Asma cardiógena”, pelo Professor Doutor Manuel Pereira Barbosa, seguindo-se o artigo “Relações da asma brônquica e enfisema”, comentado pela Professora Doutora Ana Todo-Bom.

Por fim o artigo “Alergénios e outros fatores de alterações cardiovasculares nos meios industriais”, foi revisitado pelo Dr. José Plácido.

Tivemos assim oportunidade de conhecer a evolução dos conceitos da imunopatologia, da clínica e do tratamento das doenças imunoalérgicas, assim como das doenças implicadas no seu diagnóstico diferencial. A reprodução destes três artigos originais, o seu resumo, bem como os comentários dos intervenientes nesta sessão científica estão publicados nos três primeiros números da RPIA de 2015, figurando assim nesta revista o testemunho escrito desta data comemorativa.

Antes do encerramento, ocorreu a sessão da Presidência da SPAIC 1980-1995 - Visão dos presidentes, momento muito interessante pela partilha da experiência dos presidentes Dr. Celso Chieira, Dra. Marianela Vaz e Professor Doutor Antero Palma Carlos no que diz respeito à dinamização e projeção da sociedade, quer a nível nacional quer internacional. Após o encerramento, à saída do grande auditório no hall do Edifício Egas Moniz decorreu um coquetel festivo dos 65 anos da Sociedade.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons