SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Terapêutica inalatória: Técnicas de inalação e dispositivos inalatórios índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

versão impressa ISSN 0871-9721

Rev Port Imunoalergologia vol.25 no.1 Lisboa mar. 2017

 

EDITORIAL

 

Nova Direção – Plano de acção para 2017‑2019

 

Elisa Pedro

Presidente da Direção da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica

 

As direções da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica(SPAIC) têm tido um papel importante na divulgação e dinamização da Sociedade e da Imunoalergologia a nível nacional e internacional. Foi com enorme honra e sentido de responsabilidade que a nova Direção eleita aceitou este desafio para o triénio 2017‑2019, contando com a participação de todos os associados e parceiros na continuação do desenvolvimento e crescimento da notoriedade da SPAIC como principal referência nacional das doenças imunoalérgicas.

Trabalharemos em equipa, em comunicação aberta com todos os sócios e organizados dentro da direcção em quatro áreas funcionais: Congressos e Eventos: Dra. Emília Faria (Vice‑Presidente); Educação e Projetos: Prof. Doutor João Fonseca (Vice‑Presidente); Comunicação e Associados: Prof. Doutor Pedro Martins (Vice‑Presidente); Organização e Relações Externas: Dr. Rodrigo Alves (Tesoureiro); e Dra. Ana Morête (Secretária Adjunta), em articulação direta com o Secretario‑Geral (Prof. Doutor Manuel Branco Ferreira) e a Presidente (Dra. Elisa Pedro). Contaremos sempre com o contributo do Presidente Cessante (Prof. Doutor Luís Delgado).

A Direção agradece o desafio aceite pelos coordenadores e secretários dos Grupos de Interesse (GI) e dos Jovens Imunoalergologistas Portugueses (JIP) agora nomeados, e reconhece o excelente trabalho desenvolvido pelos anteriores coordenadores e secretários junto da Direção, contribuindo para o elevado nível científico das reuniões da SPAIC. A Direção felicita o novo Editor e a Secretária Geral da Revista Portuguesa de Imunoalergologia (RPIA), Profs. Doutores Luís Miguel Borrego e Mariana Couto e expressa o seu agradecimento à Dra. Amélia Spínola Santos, Editora da RPIA durante o triénio 2014‑2016, e a toda a equipa editorial o inestimável contributo que prestaram mantendo o elevado nível científico da revista e a divulgação do que mais recente se faz nas áreas da investigação clínica e laboratorial em Imunoalergologia e Imunologia Clínica dentro e fora do nosso país.

Considerando a componente educativa uma área prioritária desta Direção, iremos organizar no dia 25 de março de 2017 a 16.ª Reunião temática da Primavera, que tem sido um marco na atualização em temas específicos da área da Imunoalergologia. Este ano dedicada às “Terapêuticas Biológicas em Imunoalergologia”, uma vez que os medicamentos biológicos estão na vanguarda das terapêuticas médicas, tornando‑se assim necessário ao imunoalergologista uma atualização de conhecimentos nesta área. A Reunião Anual da SPAIC, principal plataforma nacional de discussão e comunicação entre todos os interessados nas doenças imunoalérgicas, decorrerá em outubro de 2017 com o tema: “Alergia e Qualidade de Vida”. Está ainda prevista a realização da Reunião Temática da Primavera em abril de 2018 e da Reunião Anual da SPAIC em setembro de 2018 e outubro de 2019.

Contamos também com a participação e colaboração de todos, para tornarmos num novo sucesso a organização do Congresso Anual da EAACI em Lisboa, em junho de 2019.

O Programa de Formação Especializada para JIP – PHYSALIS – iniciado pela anterior Direção irá continuar com novo formato – PHYSALIS Challenges 2017‑2019 – com dois módulos por ano, cada um deles com um tema clínico e um tema não clínico.

Vamos continuar a ligação à Medicina Geral e Familiar com ações de formação sobre as doenças alérgicas prevalentes, como é o caso da asma e da rinite, através dos GI e em colaboração com o GRESP, Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias da APMGF.

Vamos dinamizar as ações de educação e formação do público em geral sobre as doenças alérgicas com a divulgação e publicitação de documentos educativos nas diferentes plataformas de comunicação da SPAIC com base no trabalho desenvolvido pelos GI ou a partir de documentos idóneos de sociedade científicas congéneres a que a SPAIC está associada. Em 2017 iremos participar na Semana Mundial da Alergia, de 2 a 8 de abril, este ano dedicada à Urticária, e nas comemorações do Dia Mundial da Asma, que se realizará a 2 de maio.

Outra prioridade é a evolução na criação de registos de patologias e cursos online no website da SPAIC, estando em desenvolvimento para 2017 o “Registo de Anafilaxia” e o curso sobre “Terapêutica Inalada e Técnicas Inalatórias”.

A Direção está atenta às novas regras de apoio à formação contínua dos associados, pelo que irá manter os concursos para prémios e bolsas de estudo da SPAIC para os melhores projetos de investigação, formação específica fora do país, melhores comunicações apresentadas na Reunião Anual e bolsas SPAIC para participação em encontros científicos.

Para a execução e dinamização destes e de outros projetos contamos com o valioso contributo de todos os associados.

 

Pela Direção da SPAIC

Elisa Pedro

Presidente, triénio 2017‑2019

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons