SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Alergia a galactose-α-1,3-galactose índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

versão impressa ISSN 0871-9721

Rev Port Imunoalergologia vol.26 no.1 Lisboa mar. 2018

 

EDITORIAL

 

1Luís Miguel Borrego, 2Mariana Couto

1Editor da RPIA

2Secretária-Geral da RPIA

 

A Revista Portuguesa de Imunoalergologia (RPIA) sempre foi reconhecidamente um motivo de orgulho para todos os Imunoalergologistas.

Foi com grande sentido de responsabilidade que aceitámos o desafio de liderar o Corpo Redatorial da RPIA deste triénio, tendo por objetivos claros inovar na sua imagem, ampliar os seus conteúdos e promover a sua divulgação.

Foi com enorme satisfação que no final de 2017 constatámos a existência de um aumento significativo no número de visualizações da RPIA online.

Em 2017 o website da RPIA registou um acréscimo de quase 40 % de sessões relativamente ao período homólogo de 2016, num total de 17 235 visualizações de página, com mais de 60 % de novas sessões.

Pelo exposto, congratulamo‑nos pelo comprovado aumento da visibilidade da RPIA. Tal facto deve‑se, naturalmente, à qualidade das publicações, motivo do qual nos orgulhamos e pelo qual gostaríamos de agradecer aos Autores e Revisores.

A divulgação da revista pelos membros do Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias (GRESP) da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e pelos sócios da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) foi também preponderante para este aumento de visibilidade, motivando‑nos para a melhoria contínua da qualidade da RPIA.

Nesse contexto, decidimos implementar algumas alterações.

Assim, aproveitamos o início de um novo ano para anunciar algumas novidades!

No sentido de implementar um maior rigor e qualidade na produção científica, bem como na necessidade de requalificar a revista para refletir a postura editorial deste novo conselho, optámos por fazer algumas alterações na política editorial e nas normas de publicação.

Estas podem ser encontradas nas próximas páginas deste número da RPIA e são efetivas para todas as novas submissões a partir desta data.

Gostaríamos também de agradecer à Direção da SPAIC, por apadrinhar a nossa ideia de atribuir prémios para as melhores publicações na RPIA, facto que muito nos honra.

Estes prémios pretendem promover a publicação na RPIA e visam reconhecer a qualidade da investigação na área da alergologia e imunologia clínica.

Os prémios SPAIC-RPIA, conferidos anualmente, serão atribuídos a duas publicações:

• 1.º Prémio – para o melhor artigo original, sob a forma de inscrição, viagem e alojamento para congresso internacional na área da Imunoalergologia até ao valor de 1500 euros.

• 2.º Prémio – para o melhor artigo de revisão ou caso  clínico, sob a forma de inscrição, viagem e alojamento para congresso nacional na área da Imunoalergologia até ao valor de 750 euros.

Estes prémios são atribuídos anualmente, sendo considerados elegíveis os trabalhos publicados na RPIA durante o ano em referência que não tenham recebido nenhum patrocínio ou bolsa SPAIC ou de outra instituição.

A seleção dos trabalhos será feita por um júri constituído pelo Editor da RPIA que representará a decisão do Corpo Editorial e por três membros, sócios da SPAIC, designados pelo Editor da RPIA. A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar na Reunião da Primavera da SPAIC, posterior ao ano em referência.

Contamos com a vossa presença na próxima reunião da Primavera, dia 14 de abril, em Ofir, onde vos convidamos a assistir à entrega dos prémios relativos às publicações de 2017.

Esperamos que as novidades sejam do vosso agrado e que possam contribuir para melhorar (ainda mais!) a Revista, que é já um ícone incontornável da Alergologia em língua portuguesa.

 

Luís Miguel Borrego, Mariana Couto

Editor da RPIA, Secretária-Geral da RPIA

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons