Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Nascer e Crescer
versão impressa ISSN 0872-0754
Nascer e Crescer vol.23 supl.3 Porto nov. 2014
COMUNICAÇÕES ORAIS
CO-10
Uma doença rara com apresentação comum
Sara Dias LeiteI; Cristiana MartinsI; Vânia MartinsI; Susana SousaI; Catarina Sousa MacedoII
ICentro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro
IIInstituto Português de Oncologia do Porto
Adolescente, sexo feminino, 17 anos, com antecedentes de escoliose corrigida cirurgicamente em 2009 e 3 pneumonias (uma das quais com necessidade de internamento e a última no mês precedente). Recorreu ao SU por febre com uma semana de evolução, toracalgia, dispneia, astenia e anorexia persistentes desde o último episódio de pneumonia. Apresentava sinais de dificuldade respiratória e diminuição do murmúrio vesicular em todo o hemitórax esquerdo. Realizou radiografia de tórax com imagem de hipotransparência homogénea em todo o campo pleuro-pulmonar esquerdo (sobreponível ao anterior), avaliação analítica com aumento dos marcadores inflamatórios e TC-tórax com consolidação da totalidade do lobo superior do pulmão esquerdo. Perante a evolução clinico-imagiológica foi realizada broncofibroscopia onde se visualizou obstrução total da entrada do BLSE por lesão com mucosa irregular, friável, com neovascularização na parede brônquica adjacente; lavado, escovado e aspirado brônquicos com citologia negativa para células malignas.
Foi transferida para o IPO-Porto, sendo o diagnóstico preliminar de tumor carcinoide pulmonar típico com realização de pneumectomia esquerda total e esvaziamento mediastínico. O tumor carcinoide é a neoplasia endobrônquica mais comum em pediatria e representa uma causa rara de obstrução das vias aéreas. O diagnóstico precoce é de extrema importância, permitindo o tratamento imediato e melhor prognóstico, no entanto, este surge como um grande desafio pela sua raridade e apresentação atípica, confundindo-se, frequentemente, com condições benignas.
Este caso pretende alertar para a consideração diagnóstica de tumor oculto em crianças com pneumonia recorrente ou sintomas respiratórios persistentes.