Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Nascer e Crescer
versão impressa ISSN 0872-0754
Nascer e Crescer vol.24 supl.2 Porto dez. 2015
RESUMO DOS POSTERS / POSTERS PRESENTATIONS - ABSTRACTS
PD_01
Plagiocefalia postural: a propósito de um caso clínico
Catarina Monteiro1; Joana Oliveira1
1 USF Monte Crasto, Aces Gondomar
Introdução A prevalência de deformações cranianas posicionais aumentou nas últimas duas décadas, em parte resultante da recomendação para deitar os recém-nascidos em decúbito dorsal, de modo a prevenir a síndrome de morte súbita. As deformações cranianas mais frequentemente encontradas são plagiocefalia e braquicefalia, podendo resultar de forças restritivas intra-uterinas ou forças externas aplicadas no crânio maleável da criança no periodo pós-natal.
Objetivo: O objetivo deste trabalho foi realçar, através deste caso clinico, a importância de um correto reposicionamento do lactente e a importância de um diagnóstico precoce de deformações cranianas.
Caso Clínico: As autoras relatam o caso clinico de uma lactente de 5 meses com plagiocefalia posicional unilateral esquerda grave, com fatores de risco extrínsecos intra-uterinos e mau reposicionamento. Após 5 meses de tratamento com ortótese craniana, a lactente apresenta remissão completa da deformação craniana anteriormente apresentada.
Comentários: Reconhecemos a importância de campanhas informativas ao nível dos Cuidados Primários e do rastreio sistemático com craniometria nas consultas de Saúde Infantil, tendo em vista a prevenção e/ou deteção precoce das deformações cranianas posturais, evitando-se o desenvolvimento de deformações graves.