SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Temperature Effects on Conductivities and Association Constants of Lithium and Tetra-Ethylammonium Salts in Six Aprotic Solvents of Medium to High Permittivities from - 30 ºC to + 10 ºC índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Portugaliae Electrochimica Acta

versão impressa ISSN 0872-1904

Port. Electrochim. Acta v.22 n.3 Coimbra  2004

 

Professor Catedrático Jubilado

César Augusto Nunes Viana

 

06/06/1932 - 13/08/2004

 

 

O Professor César Viana faleceu repentinamente aos 72 anos de idade num hotel de Córdova, Espanha, no próprio dia em que chegara para umas breves férias na companhia de sua Mulher.

Este inesperado acontecimento ocorreu no passado dia 13 de Agosto, tendo a triste notícia corrido célere, entre os seus numerosos amigos e antigos colegas, funcionários e alunos. As suas elevadas qualidades humanas serão sempre recordadas com enorme saudade por todos. O funeral do Professor César Viana teve lugar, no dia 16 de Agosto, com grande acompanhamento e contou com a presença do Sr. Reitor da Universidade de Lisboa, Professor Doutor José Barata-Moura.

O Professor César Viana deixa viúva (D. Henriqueta Viana), 6 filhos e 8 netos.

O Doutor César Augusto Nunes Viana, Professor Catedrático Jubilado do Departamento de Química e Bioquímica (DQB) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) desde 2002, e fundador e Coordenador Científico do Centro de Electroquímica e Cinética da Universidade de Lisboa (CECUL) entre 1976 e 2003, teve uma longa carreira dedicada à Química da FCUL. Nascido em Lisboa em 6 de Junho de 1932 e antigo aluno do Liceu Normal de Pedro Nunes, era licenciado em Ciências Físico-Químicas (FCUL, 1956), doutorado em Química pelas Universidades de Southampton (1966) e de Lisboa (1969), e obteve o título de Agregado em Química (FCUL, 1973).  Subiu todos os degraus da carreira académica, tendo sido sucessivamente 2º Assistente (1960),  1º Assistente (1970), Professor Auxiliar (1970), Professor Extraordinário (1973) e Professor Catedrático (1979). Regeu um leque variado de disciplinas no âmbito da Química-Física e da Química Inorgânica, e orientou numerosos seminários, monografias, estágios científicos e dissertações de mestrado e de doutoramento em temas de Cinética Química e de Electroquímica. Foi ainda Coordenador do Mestrado em Electroquímica Aplicada.

O Professor César Viana iniciou a sua actividade científica como bolseiro no Centro de Estudos de Radioquímica (FCUL, 1954). A partir de 1970 liderou um grupo de investigação em Termodinâmica e Processos Cinéticos em Solução, com o qual contribuiu marcadamente para a profunda renovação do ensino e investigação em química na Faculdade de Ciências. Foi através deste grupo, designado então por LQ/3, que orientou vários jovens colaboradores para a obtenção do grau de doutor em Universidades inglesas. Desde 1978, já como parte integrante do CECUL, foram concluídas 8 teses de doutoramento sob a supervisão directa do Professor César Viana. Foi ainda co-orientador de mais 6 doutoramentos. Quatro dos seus colaboradores obtiveram o grau de Doutor pela Universidade de Évora. Da sua investigação científica resultaram muitas dezenas de comunicações, lições plenárias e artigos em congressos e revistas, nacionais e internacionais. Era bem conhecido no meio académico nacional, tendo sido convidado para dezenas de júris de provas de doutoramento e de agregação, bem como de concursos para professor associado e catedrático em várias Universidades Portuguesas.

Ao longo da sua carreira, o Professor César Viana desempenhou importantes cargos oficiais, dos quais se salientam os de Vice-Presidente do Instituto Nacional de Investigação Científica, e de Conselheiro Científico deste Instituto, da NATO e da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica. Foi Presidente da Assembleia de Representantes e do Conselho Científico da FCUL. Foi ainda sócio fundador e Presidente da Sociedade Portuguesa de Electroquímica, e membro das comissões redactoriais da Revista Portuguesa de Química e da Portugaliae Electrochimica Acta. Era membro da Academia Pontifícia das Ciências (Roma) e sócio da Sociedade de Geografia de Lisboa. Vicentino desde os seus tempos de estudante, foi Presidente Nacional e, entre 1993 e 1999, Presidente Mundial da Sociedade de São Vicente de Paulo.

 

 

Maria Helena Florêncio (Presidente, DQB/FCUL)

João Carlos R. Reis (Coordenador Científico, CECUL)

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons