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Comportamento Organizacional e Gestão
versão impressa ISSN 0872-9662
Comport. Organ. Gest. v.13 n.2 Lisboa out. 2007
Ambigüidades identitárias na “Feira Hippie”/Brasil
Thiago Duarte Pimentel
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Brasil
Alexandre de Pádua Carrieri
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Brasil
Alfredo Rodrigues Leite-da-Silva
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Brasil
Resumo. Este trabalho tem por objetivo discutir as ambigüidades identitárias vivenciadas pelos atores sociais, representantes de organizações familiares que se agrupam na “Feira Hippie” de Belo Horizonte (Minas Gerais/Brasil). O embasamento teórico da discussão está ancorado na abordagem de identidade e nos processos de identificação social, enquanto que o material empírico provém de uma investigação em organizações familiares. O método de pesquisa adotado foi o qualitativo, baseado na Análise do Discurso e na história de vida dos gestores familiares ao longo dos seus 36 anos de atuação na Feira. A análise evidenciou os processos de construção e desconstrução de determinadas identificações por parte dos gestores familiares em relação à Feira em determinados contextos ao longo de sua história. Além disso, foi possível perceber que tais processos de identificação mantiveram uma estreita relação com a dinâmica dos grupos sociais na ocupação de um dado espaço físico e simbólico – onde os dois elementos: os grupos e o espaço – desempenharam papel ativo na construção dessas identificações sociais e organizacionais, no início como feira de artesanato e depois como feira de variedades.
Palavras-chave: Identidade, identificação, espaço físico e simbólico, análise do discurso.
Abstract. This paper aims to discuss the identity ambiguities experienced by the social actors, which represent a set of small family businesses in “Feira Hippie” of Belo Horizonte (Minas Gerais/Brazil). The theoretical support comes from the studies of identity and the process of social identification. The empirical data comes from a longitudinal study about family business. The research method adopted was the qualitative method, based on Discourse Analysis and life history applied in the family managers about these lives and their 36 years of work in Belo Horizonte’s “Feira Hippie”. The analysis showed that the process of construction and reconstruction of specific identifications in the Fair has a close relation with its family business. These ones looked for fill spaces (physical and symbolic) as a way of demarking their territories. Besides, it has observed that the family business’ dynamic as well the physical and symbolic spaces’ occupation, have an active role in the process of construction and reconstruction of identifications and identities (social and organizational). In the beginning it was conceived of as a cultural event, and nowadays as a commercial fair.
Key words: Identity, identification, spaces physical and symbolic, discourse analysis.
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