Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Comportamento Organizacional e Gestão
versão impressa ISSN 0872-9662
Comport. Organ. Gest. v.13 n.2 Lisboa out. 2007
O plano de marketing: Um estudo discursivo
Luciano Augusto Toledo
Universidade Mackenzie (NEPEI), Brasil
Karen Perrotta Lopes de Almeida Prado
Universidade Mackenzie (NEPEI), Brasil
José Petraglia
Mestre em Administração e doutorando em Marketing pela Fea-Usp, Brasil
Resumo. O artigo tem como propósito contribuir com a discussão sobre a relevância do plano de marketing no contexto das atividades de marketing. O trabalho foi estruturado sob a modalidade de ensaio, e compõe-se de uma revisão do referencial teórico, mediante uma análise conceitual crítica de alguns aspectos pertinentes ao assunto. O tema é tratado sob uma perspectiva de um sistema hierárquico de decisões, pondo-se em destaque o marketing como uma função da troca e o papel do marketing no direcionamento da gestão estratégica. É estudada, ainda, a importância do plano de marketing e principais equívocos. O trabalho conclui com a afirmação de que o plano de marketing não é uma solução para todos os problemas de uma empresa. Entretanto, ele auxilia na antecipação dos estados futuros desejados, direcionando o caminho a ser trilhado. É sobre tudo, um instrumento facilitador, integrador e “potencializador” das estratégias empresariais, em cenários competitivos caracterizados por crescente complexidade, volatilidade e incerteza.
Palavras-chave: Marketing, plano de marketing, troca.
Abstract. The paper has as intention to contribute with the quarrel on the relevance of the marketing planning in the context of the activities of marketing. The paper was structuralized under the assay modality, and is composed in a revision of the theoretical referential, by means of a critical conceptual analysis of some pertinent aspects to the subject. The subject is dealt by under a perspective to a hierarchic system decisions, setting in prominence the marketing as a function of the exchange and the marketing function in the aiming of the strategically management. It is studied, still, the importance of the marketing plan and main mistakes. The paper concludes that the marketing plan is not a solution for all the problems of a company. However, it assists in the anticipation of the desired future states, directing the way to be trod. He is on everything, an instrument, and integrator of the enterprise strategies, in competitive scenes characterized by increasing complexity, volatileness and uncertainty.
Key words: Marketing, marketing planning, exchange.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text only available in PDF format.
Referências
Boone, L. E., & Kurtz, D. L. (2002). Contemporary Marketing. Mason: Thomson Learning. [ Links ]
Bowen, J. (2002). Benefits of a Marketing Plan. Gaming Research & Review Journal, 6 (2), 73-87.
Campomar, M. (1977). O plano de marketing. Revista Marketing, 51, 54-58.
Campomar, M. (1982). Contribuições ao estudo de planejamento e confecção de planos em marketing (uma aplicação em concessionárias de automóveis). Tese de livre-docência. São Paulo: USP/FEA.
Campomar, M. (1983). Revisando um Modelo de Plano de Marketing. Revista Marketing, 121.
Casarotto, N. (2002). Projeto de negócio: estratégias e estudos de viabilidade: redes de empresas, engenharia simultânea, plano de negócio. São Paulo: Atlas.
Churchill, Jr., & Peter, P. J. (1990). Marketing: criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva.
Cousins, L. (1990). Marketing Planning in the Public and Non-Profit Sectors. European Journal of Marketing, 24 (7), 15-31.
Cousins, L. (1991). Marketing Plans or Marketing Planning? Business Strategy Review, 2 (2), 35-55.
Dalhouse, W. N. (1972). How to make a marketing plan. Banking, 65 (2), 40-43.
Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (2000). Handbook of qualitative research (2nd ed.). Thousand Oaks, CA: Sage Publications.
Ferrell, O. C., & Hartline, M. D. (2005). Estratégia de Marketing. São Paulo: Thomson, Brasil.
Goode, W. J., & Hatt, P. K. (1972). Métodos em Pesquisa Social (4.ª ed.). São Paulo: Nacional.
Harrison, J. S. (2005). Administração Estratégica de Recursos e Relacionamentos. Porto Alegre: Bookman.
Hax, N. S., & Majluf, A. C. (1991). The Strategy Concept and Process. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall International Editions.
Hooley, G. J., Saunders, J. A., & Piercy, N. F. (2005). Estratégia de Marketing e Posicionamento Competitivo. São Paulo: Pearson-Prentice Hall.
Ikeda, A. A. (2005). Trabalho sobre planejamento de marketing. Trabalho inédito preparado especialmente para a banca examinadora do concurso de títulos e provas para provimento de um cargo de professor titular no Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. USP/FEA.
Jones, V. (2003). Gestão de Marketing. In S. R. Dias (Org.), Plano de Marketing. São Paulo: Saraiva.
Kohli, A, & Jaworski, B. J. (1991). Market Orientation: The Construct, Research, Propositions and Managerial Implications. Journal of Marketing, 1-18.
Kotler, P. (2000). Administração de Marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall.
Kotler, P. (2005a). Marketing essencial: conceitos, estratégias e casos. São Paulo: Prentice Hall.
Kotler, P. (2005b). O marketing sem segredos: Philip Kotler responde as suas dúvidas. Porto Alegre: Bookman.
Lambin, J. J. (2000). Marketing Estratégico. Lisboa: McGraw Hill.
Lane, S., & Clewes, D. (2000). The implementation of making planning: a case study in gaining commitment at 3M (UK) Abrasives. Journal of Strategic Marketing, 8, 225-239.
Mccarthy, E. J. (1996). Basic Marketing – A Global Managerial Approach. USA: McGraw-Hill.
Mcdonald, M. (1992). Strategic marketing Planning: a state-of-the-art review. Marketing Intelligence & Planning, 10 (4).
Mcdonald, M. (2004). Planos de Marketing: planejamento e gestão estratégica: como criar e implantar. Rio de Janeiro: Elsevier.
Mcdonald, M. (2005). Planejamento Estratégico de Marketing – Teoria e Prática. In M. Baker (Ed.), Administração de Marketing. São Paulo: Editora Campus-Elsevier.
Medeiros, J. B. (2000). Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas (2.ª ed.). São Paulo: Atlas.
Naisbitt, J. (1999). High Tech High Touch: Technology and Our Search for Meaning. EUA: R. Wyler.
Narver, J. C., & Slater, S. F. (1992). The Effect of a Market Orientation on Business Profitability. Journal of Marketing.
Polizei, E. (2005). Plano de marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.
Porter, M. (1989). Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior (13.ª ed.). São Paulo: Editora Campus.
Rocha, A., & Christensen, C. (1999). Marketing: teoria e prática no Brasil. São Paulo: Atlas.
Semenik, R. J., & Gary, J. B. (1995). Princípios de Marketing. São Paulo: Makron Books.
Severino, A. J. (2000). Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez.
Spawton, T. (1991). The marketing plan. European Journal of Marketing, 25 (3), 38-48.
Stevens, R., Loudon, D., Wrenn, B., & Warren, W. (2001). Planejamento de Marketing. São Paulo: Makron Books.
Weihrich, H. (1982). The TOWS Matrix – A tool for situation analysis. Longe Range Planning, 15 (2), 54-66.
Westwood, J. (1996). O plano de marketing (2.ª ed.). São Paulo: Makron Books.
Endereço: Universidade Mackenzie (NEPEI), Avenida Luciano Gualberto, 908, sala e106, Butantã, Brasil. E-mail: luciano@mackenzie.br