SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Braquiterapia endoluminal HDR no tratamento de tumores primários ou recidivas na árvore traqueobrônquica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Rev Port Pneumol v.15 n.2 Lisboa mar. 2009

 

Editorial

 

No quadro do exercício da especialidade, a actualização e a procura do saber em ciências médicas básicas – bioquímica, biologia, genética, microbiologia, imunologia, … –, com particular incidência em áreas directa ou indirectamente relacionadas com a medicina respiratória, é uma realidade vivida por algumas sociedades científicas que são referências para todos nós.

Estruturar e organizar meios, motivar e envolver especialistas e investigadores numa estratégia deste tipo, não será tarefa fácil para a SPP. Bastará dizer que a realidade existente entre nós não tem histórico favorável para o desenvolvimento deste tipo de iniciativas, com abrangência interdisciplinar, uma vez que se contam pelos dedos de uma mão os trabalhos de investigação básica ultimamente apresentados em congressos de pneumologia.

Constituir, sob a égide da SPP, grupos de estudo motivados pela investigação que gravita na esfera de certos temas de interesse pneumológico será a forma com que procuraremos responder ao desafio enunciado.

O conceito e o âmbito de “Núcleo de Estudo da SPP” foram discutidos e aprovados na Assembleia Geral de SPP, decorrida na sede, no passado dia 9 de Janeiro. Foi então mandatada a Direcção da SPP para elaborar o respectivo regulamento.

Há o entendimento claro de não sobrepor o regulamento dos Núcleos de Estudo ao das Comissões de Trabalho.

Assim, constituído um Núcleo de Estudo por sócios da SPP (e terceiros, mesmo que não sejam sócios, reunidos pelo mesmo interesse científico) e dado conhecimento à Direcção da SPP quanto ao tema e objectivos a que o núcleo se propõe, uma vez decorrida a sua aprovação, a SPP passará a dar o necessário apoio logístico para o desenvolvimento dos trabalhos. Não se prevê que um Núcleo de Estudos tenha uma coordenação eleita, mas antes um interlocutor com a Direcção da SPP, escolhido entre o limitado número de membros que o integram. As reuniões dos Núcleos de Trabalho decorrerão preferencialmente na sede da Sociedade. A SPP, na sua relação com os Núcleos de Estudos, não se compromete a assegurar o pagamento de deslocações, alojamento ou de reuniões alargadas. A ideia, a ser promovida pela SPP, é sim a de apoiar o desenvolvimento dos “Estudos”, no respeitante ao secretariado, divulgação do trabalho(s), edição, … Já no XXII Congresso de Pneumologia, na Guarda, expressou-se, consensualmente, o interesse em se constituir um Núcleo de Estudos em Patologia Vascular Pulmonar no seio da SPP. Já depois disso, em 2008, recebemos um documento a propor a criação de um Núcleo de Estudos de Bronquiectasias, subscrito por diversos sócios da SPP.

A título de exemplo, estes dois núcleos de estudos deverão, em princípio, agregar colaboradores/investigadores de algumas das referidas ciências biomédicas, uma vez que há extensas áreas de interesse comum, no âmbito da farmacocinética, microbiologia, genética,…

No interesse de todos nós, o desafio aqui fica!

 

António Segorbe Luís