SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número41L’intégration des immigrés au Portugal: singularité ou retard?Literexclusão na vida quotidiana índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Sociologia, Problemas e Práticas  n.41 Oeiras jan. 2003

 

VIOLÊNCIA NA ESCOLA: DAS POLÍTICAS AOS QUOTIDIANOS

João Sebastião1, Mariana Gaio Alves2, Joana Campos 3

 

Resumo A existência de um alargado conjunto de situações, que designamos globalmente por violência na escola, tem dado origem, nos anos mais recentes, a diversos debates públicos e a numerosas referências nos meios de comunicação social. Foi neste contexto que se desenhou no CIES uma linha de investigação que questionou, dum ponto de vista sociológico, as concepções presentes no debate, procurando um confronto permanente entre a investigação teórica e empírica, dando particular atenção à análise e exploração das diferentes dimensões que o fenómeno assume.

Palavras-chave Violência na escola, indisciplina, bullying, educação.

 

Abstract In recent years the existence of a broad range of situations that we encompass within the global term violence at school has given rise to great deal of public discussion and numerous references in the media. In the light of all this CIES has developed a line of research that has been questioning the conceptions involved in the debate from a sociological standpoint. In doing so we have constantly sought to compare the theoretical and the empirical research in the field and have paid particular attention to the analysis and exploration of all the different shapes taken by the phenomenon of school violence.

Keywords Violence at school, indiscipline, bullying, education.

 

Résumé L’existence d’un ensemble important de situations, que nous désignons globalement par violence à l’école, a donné lieu à un grand nombre de débats publics, au cours des dernières années, dont les médias se sont également fait l’écho. C’est dans ce contexte que s’est dessinée au sein du CIES une ligne de recherche visant une approche sociologique des conceptions présentes dans ce débat, en recherchant une confrontation permanente entre recherche théorique et empirique et en mettant l’accent sur l’analyse et l’exploitation des différentes dimensions que revêt ce phénomène.

Mots-clés Violence à l’école, indiscipline, bullying, éducation.

 

Resúmene La existencia de un alargado conjunto de situaciones, que llamamos globalmente violencia en la escuela, ha originado en los años más recientes diversos debates públicos y numerosas referencias en los medios de comunicación social. Fue en este contexto que se diseñó en el CIES una línea de investigación que cuestionó desde un punto de vista sociológico las concepciones presentes en el debate, procurando un enfrentamiento permanente entre la investigación teórica y empírica, dándose particular atención al análisis y exploración de las diferentes dimensiones que el fenómeno posee.

Palabras-clave Violencia en la escuela, indisciplina, bullying, educación.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Referências bibliográficas

AA.VV. (2000), Territórios Educativos de Intervenção Prioritária: Construção “Ecológica” da Acção Educativa, Lisboa, IIE.         [ Links ]

Afonso, A. (1991), “As relações de poder no quotidiano da escola e da sala de aula: elementos para uma análise sociológica e organizacional”, Cadernos de Ciências Sociais, 10-11, pp. 133-154.         [ Links ]

Aggleton, Peter (1991), Deviance, Londres, Routledge, 2.ªed.         [ Links ]

Almeida, A. T. (1999), “Portugal”, em P. Smith e outros, The Nature of School Bullying: A Cross-National Perspective, Londres, Routledge, pp. 174-186.         [ Links ]

Amado, J. S. (1998), “Pedagogia e actuação disciplinar na aula”, Revista Portuguesa de Educação, 11 (2), pp. 35-56.         [ Links ]

Amado, J. (2000), Interacção Pedagógica e Indisciplina na Aula, Lisboa, Edições Asa.         [ Links ]

Amado, J. (2001), “Dinâmica de turma e indisciplina na aula”, Violência e Indisciplina na Escola: Livro do Colóquio, XI Colóquio AFIRSE, Lisboa, FPCE/UL.         [ Links ]

Barroso, J. (1995), “Organização pedagógica e disciplina escolar: uma abordagem histórica”, em Colóquio, Educação e Sociedade, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 75-98.         [ Links ]

Barroso, J. (org.) (1999), A Escola entre o Local e o Global: Perspectivas para o Século XXI, Lisboa, Educa.         [ Links ]

Barroso, J. (2001), “Disciplinas e violências na escola”, Violência e Indisciplina na Escola: Livro do Colóquio, XI Colóquio AFIRSE, Lisboa, FPCE/UL.         [ Links ]

Benavente, A., J. Campiche, T. Seabra, e J. Sebastião (1994), Renunciar à Escola: O Abandono Escolar no Ensino Básico, Lisboa, Fim de Século.         [ Links ]

Blaya C., e E. Debarbieux (2001), “Comparing violence in schools in France and England: elements of methodology and preliminary results”, C. Day e D. V. Veen (orgs.), Educational Research Yearbook, Lueven, Garant Publishers and EERA.         [ Links ]

Canário, R., N. Alves, e C. Rolo (2001), Escola e Exclusão Social, Lisboa, Educa.         [ Links ]

Carita, A., e G. Fernandes (1997), Indisciplina na Sala de Aula: Como prevenir? Como Remediar, Lisboa, Editorial Presença         [ Links ]

Cortez, M. G., e M. C. Vilhena (2001), “Violência na escola: o que pensam os alunos”, Violência e Indisciplina na Escola: Livro do Colóquio, XI Colóquio AFIRSE, Lisboa, FPCE/UL.         [ Links ]

Costa, M. E., e D. Vale (1998), A Violência nas Escolas, Lisboa, IIE.         [ Links ]

Curto, P. M. (1998), A Escola e a Indisciplina, Porto, Porto Editora.         [ Links ]

Debarbieux, E., A. Dupuch, e Y. Montoya (1997), “Pour en finir avec le ‘handicap socio violent’: une approche comparative de la violence en milieu scolaire”, em Violences à l’École: État des Savoirs, Paris, Armand Colin.         [ Links ]

Domingues, I. (1995), Controlo Disciplinar na Escola: Processos e Práticas, Porto, Texto Editora.         [ Links ]

Duru-Bellat, M. (2000), “L’analyse des inégalités de carrières scolaires: pertinence et résistance des paradigmes des années soixante-dix”, Éducation et Sociétés, 5, Bruxelas, De Boeck Université.         [ Links ]

Estrela, M.ª Teresa (1992), Relação Pedagógica, Disciplina e Indisciplina na Aula, Porto, Porto Editora.         [ Links ]

Estrela, M.ª Teresa (2001), “A investigação sobre a indisciplina em contexto escolar em Portugal”, Violência e Indisciplina na Escola: Livro do Colóquio, XI Colóquio AFIRSE, Lisboa, FPCE/UL.         [ Links ]

Formosinho, J. (1980), “As bases do poder do professor”, Separata Revista Portuguesa de Pedagogia, pp. 301-328.         [ Links ]

Freire, I. (1995), “Perspectivas dos alunos acerca das relações de poder na sala de aula: um estudo transversal”, Albano Estrela, J. Barroso e J. Ferreira, Escola: Um Objecto de Estudo, Lisboa, AFIRSE/FPCEL.         [ Links ]

Freire, I. (2001), “(In)disciplina e contextos escolares: duas escolas vistas por dentro”, Violência e Indisciplina na Escola: Livro do Colóquio, XI Colóquio AFIRSE, Lisboa, FPCE/UL.         [ Links ]

Gonçalves, J. A., e M. J. Gonçalves (2001), “Disciplina/indisciplina na sala de aula: perspectiva de professoras do 1.º ciclo em início de carreira”, Violência e Indisciplina na Escola: Livro do Colóquio, XI Colóquio AFIRSE, Lisboa, FPCE/UL.         [ Links ]

Lopes, J. (1998), “Indisciplina, problemas de comportamento e problemas de aprendizagem no ensino básico”, Revista Portuguesa de Educação, 11 (2), pp. 57-82.         [ Links ]

Marchand, H. (2001), “Coacção-bullying nas escolas: alguns dados, alguns problemas e algumas pistas de actuação”, Violência e Indisciplina na Escola: Livro do Colóquio, XI Colóquio AFIRSE, Lisboa, FPCE/UL.         [ Links ]

Marques, A. R., e C. Neto (2000), “Características do recreio escolar e os comportamentos agressivos das crianças”, Congresso Internacional: Os Mundos Sociais e Culturais da Infância, Braga, Instituto Estudos da Criança/Universidade do Minho.         [ Links ]

Mendes, Francisco (1998), “A gestão do tempo da aula e comportamentos da indisciplina dos alunos”, Revista Portuguesa Educação, IEP-UM, 11, pp. 109-121.         [ Links ]

Merriam, S. (1988), Case Study Research in Education: A Qualitative Approach, São Francisco e Londres, Jossey-Bass Publishers.         [ Links ]

Ministério da Educação/ME (1999), Gestão Flexível do Currículo, Lisboa, Departamento de Educação Básica/Ministério da Educação.         [ Links ]

Oliveira, José Barros (2001) “Disciplina na sala de aulas” Violência e Indisciplina na Escola: Livro do Colóquio, XI Colóquio AFIRSE, Lisboa, FPCE/UL.         [ Links ]

Pedro, A. P., e M. H. Pedro (2001), “A violência na escola (1.º ciclo): a voz dos alunos”, Violência e Indisciplina na Escola: Livro do Colóquio, XI Colóquio AFIRSE, Lisboa, FPCE/UL.         [ Links ]

Pereira, B., e C. Neto (1994), “O tempo livre na infância e as práticas lúdicas realizadas e preferidas”, em Ludens, 14 (1), pp. 35-41.         [ Links ]

Pereira, B., C. Neto, e P. Smith (1997), “Os espaços de recreio e a prevenção do bullying na escola”, em C. Neto (org.), Jogo e Desenvolvimento da Criança, Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana, pp. 238-257.         [ Links ]

Pereira, B., e C. Neto (1999), “As crianças, o lazer e os tempos livres”, em M. Pinto e M. J. Sarmento (orgs.), Saberes sobre as Crianças: Para uma Bibliografia sobre a Infância e as Crianças em Portugal (1974-1998), Braga, Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho, pp. 85-107.         [ Links ]

Pereira, B., C. Neto, A. R. Marques, e J. C. Angulo (2001), “Um olhar sobre o recreio, espaço de jogo, aprendizagem e alegria mas também de conflito e medo”, Violência e Indisciplina na Escola: Livro do Colóquio, XI Colóquio AFIRSE, Lisboa, FPCE/UL.         [ Links ]

Pires, M. F. A. (2000), “Práticas de agressividade/violência/vitimação no espaço escolar”, em Congresso Internacional: Os Mundos Sociais e Culturais da Infância, Braga, Instituto Estudos da Criança da Universidade do Minho.         [ Links ]

Rego, I. (2001), “Indisciplina na sala de aula”, em Violência e Indisciplina na Escola: Livro do Colóquio, XI Colóquio AFIRSE, Lisboa, FPCE/UL.         [ Links ]

Rego, I., E., e S. N. Caldeira (1998), “Perspectivas dos professores sobre indisciplina na sala de aula, Revista Portuguesa de Educação, 11 (2), pp 83-108.         [ Links ]

Sampaio, D. (1997), “Indisciplina: um signo geracional?”, Cadernos de Organização e Gestão Escolar, Lisboa, IIE.         [ Links ]

Seabra, T., M. J. Casa-Nova, e M. F. Martins, (2001), “A (in)disciplina na sala de aula: a voz dos alunos”, Violência e Indisciplina na Escola: Livro do Colóquio, XI Colóquio AFIRSE, Lisboa, FPCE/UL.         [ Links ]

Sebastião, J. (2000), “A infância em Portugal: alguns equívocos e interrogações”, Fórum Sociológico, 3/4, Lisboa, IEDS/UNL.         [ Links ]

Sebastião, J., T. Seabra, M. G. Alves, D. Tavares, J. M. Martins, e M. J. Portas (1999), “A produção da violência na escola”, Revista da ESES, Santarém.         [ Links ]

Sebastião, J. (org.) (2001a), A Produção da Violência na Escola: Relatório Final de Investigação, Lisboa, CIES/IIE.         [ Links ]

Sebastião, J., M. G. Alves, J. Campos, e P. Amaral (2001b), Escola e Violência: Conceitos, Políticas, Quotidianos: Relatório de Investigação, Lisboa, CIES.         [ Links ]

Sebastião, J., M. G. Alves, e P. Amaral (2001c), “A produção da violência na escola: estudo de caso”, Violência e Indisciplina na Escola: Livro do Colóquio, XI Colóquio AFIRSE, Lisboa, FPCE/UL.         [ Links ]

Sebastião, J., e J. Campos (2001d), “As políticas de combate à violência na escola”, Violência e Indisciplina na Escola: Livro do Colóquio, XI Colóquio AFIRSE, Lisboa, FPCE/UL.         [ Links ]

Sebastião, J., J. Campos, e T. Almeida (2002), “Portugal: the gap between political agenda and local initiatives”, em P. Smith (org.), Violence in Schools: the Response in Europe, Londres, Routledge-Falmer.         [ Links ]

Veiga, F. H. (2001a), Indisciplina e Violência na Escola: Práticas Comunicacionais para Professores e Pais, Coimbra, Almedina.         [ Links ]

Veiga, F. H. (2001b), “Indisciplina, violência e formação de professores”, Violência e Indisciplina na Escola: Livro do Colóquio, XI Colóquio AFIRSE, Lisboa, FPCE/UL.         [ Links ]

 

1 João Sebastião, ESE de Santarém/CIES. E-mail: joao.sebastiao@netcabo.pt

2 Mariana Gaio Alves, FCT-UN/CIES. E-mail: mga@mail.fct.unl.pt

3 Joana Campos. ESE de Santarém/CIES. E-mail: jcampos@eses.pt

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons