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Sociologia, Problemas e Práticas
versão impressa ISSN 0873-6529
Sociologia, Problemas e Práticas n.51 Oeiras 2006
Riefenstahl e Oliveira. Do inferno das imagens às imagens do degredo
Mauro Luiz Rovai*
Resumo
Riefenstahl e Oliveira: do inferno das imagens às imagens do degredo
O intuito deste texto é perscrutar a maneira de filmar de Leni Riefenstahl, para, em seguida, contrapô-la à de Manoel de Oliveira, cineasta cuja aposta estética compromete a vocação da imagem para a estetização do acontecimento, prática que notabilizou a realizadora alemã, a predileta de Hitler. Para tanto, foram escolhidas duas obras (O Triunfo da Vontade e Viagem ao Princípio do Mundo) que, desdobradas como objetos de análise, pudessem oferecer subsídios para a compreensão de algumas conseqüências de se viver numa sociedade em que o universo artificial, visível, como dizia Jameson, tornou-se uma das principais arenas de luta da existência contemporânea.
Palavras-chave sociologia, cinema, imagens, acontecimento.
Abstract
Riefenstahl and Oliveira: from the hell of images to images from the exile
The aim of this text is to scrutinize Leni Riefenstahls manner of filming in order to subsequently contrast it with that of Manoel de Oliveira. Oliveiras aesthetic choices compromise the vocation of image for aestheticizing events, a practice that made notable the German director, Hitlers favorite. For this purpose, the author selected two works (Triumph of the Will and Voyage to the Beginning of The World) which, when broken down as analysis subjects, might provide input for comprehending some of the consequences of living in a society where the artificial, visible universe, in Jamesons words, has become one the major arenas of the struggle of contemporary existence.
Key-words sociology, film, images, event.
Résumé
Riefenstahl et Oliveira: de lenfer des images aux images de lexil
Ce texte a pour objectif danalyser la manière de filmer de Leni Riefenstahl, pour ensuite la confronter à celle de Manoel de Oliveira, cinéaste dont le pari esthétique remet en cause la vocation de limage à esthétiser lévènement. Une méthode qui, justement, a rendu célèbre Leni Riefenstahl, la réalisatrice préférée dHitler. Pour ce faire, deux oeuvres ont été choisies (Triomphe de la Volonté et Voyage au Début du Monde), qui, dedoublées en tant qu objets danalyse peuvent contribuer à la compréhension de certaines des conséquences du fait de vivre dans une société où lunivers artificiel, visible comme disait Jameson, est devenu lune des principales arènes de lutte de lexistence contemporaine.
Mots-clés sociologie, cinéma, images, évènement.
Resumen
Riefenstahl y Oliveira: del infierno de las imágenes a las imágenes del destierro
El propósito de este texto es escudriñar la manera de filmar de Leni Riefenstahl, para luego contraponerla a la de Manoel de Oliveira, cineasta cuya apuesta estética compromete la vocación de la imagen para la estetización del acontecimiento, práctica que evidenció la realizadora alemana, la predilecta de Hitler. Con esta finalidad, fueron elegidas dos obras (El Triunfo de la Voluntad y Viaje al Principio del Mundo) que, desplegadas como objetos de análisis, pudieran ofrecer subsidios a la comprensión de algunas consecuencias de vivirse en una sociedad en que el universo artificial, visible, como decía Jameson, se ha vuelto una de las principales arenas de lucha de la existencia contemporánea.
Palabras-clave sociología, cine, imágenes, acontecimiento.
Texto completo disponível apenas em PDF.
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*Doutor em Sociologia pela USP. Professor de Sociologia no curso de Ciências Sociais da UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo. Foi investigador pós-doutorado no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE, Lisboa, com bolsa FAPESP. E-mail: maurovai@terra.com.br