Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Etnográfica
versão impressa ISSN 0873-6561
Etnográfica v.15 n.1 Lisboa fev. 2011
Aprender cinema, aprender antropologia
Peter Anton Zoettl *
* CRIA / ISCTE-IUL; CEMRI-UAb; bolseiro de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal; pantonz@yahoo.de.
RESUMO
Partindo de experiências no ensino da prática e teoria da antropologia visual, o processo individual de aprendizagem de técnicas cinematográficas é contraposto ao desenvolvimento da antropologia visual como uma disciplina acadêmica. O experimentar do jovem antropólogo-cineasta com a linguagem fílmica revela-se como um processo relativamente independente de conhecimento teórico prévio, parece seguir de forma intuitiva os caminhos traçados pelos precursores de uma ciência das imagens.
Palavras-chave: antropologia visual, filme etnográfico, ensino, cinema indígena.
Learning film-making, learning anthropology
ABSTRACT
Based on teaching experience of Visual Anthropology theory and practice, the individual learning process of film technique is compared with the development of Visual Anthropology as an academic discipline. The experimentation of the up-and-coming anthropologist-filmmaker with cinematographic language turns out to be a process fairly independent of prior theoretical knowledge and seems to follow intuitively the pathways pursued by the disciplines founding fathers.
Keywords: visual anthropology, ethnographic film, film teaching, indigenous film.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text only available in PDF format.
BIBLIOGRAFIA
BAZIN, André, 2005, The ontology of the photographic image, em André Bazin, What is Cinema? Berkeley, University of California Press, vol. I, 9-16.
BESSIRE, Lucas, 2009, From the ground, looking up: report on the Vídeo nas Aldeias tour, American Anthropologist, 111 (1): 101-103. [ Links ]
CORRÊA, Mari, 2006, Conversa a Cinco. Rio de Janeiro, Ministério da Cultura.
CUNHA, Edgar da, 2009, Comunicação, tradução e alteridade: imagens e pesquisa entre os Bororo do Mato Grosso, em Andréa Barbosa et al., Imagem-Conhecimento. Campinas, Papirus, 177-198.
FLORES, Carlos, 2009, Reflections of an ethnographic filmmaker-maker: an interview with Paul Henley. American Anthropologist, 111 (1): 93-99.
FRANCE, Claudine de, 1982, Cinéma et Antropologie. Paris, Editions de la Maison de Sciences de lHomme.
GEERTZ, Clifford, 2002, Dichte Beschreibung. Frankfurt, Suhrkamp.
HOCKINGS, Paul, 2003, Principles of Visual Anthropology. Berlim, Mouton de Gruyter.
MacDOUGALL, David, 2009, Significado e ser, em Andréa Barbosa et al., Imagem-Conhecimento. Campinas, Papirus, 61-70.
MEAD, Margaret, 2003, Visual anthropology in a discipline of words, em Paul Hockings, Principles of Visual Anthropology. Berlim, Mouton de Gruyter, 3-10.
MEAD, Margaret, e Gregory BATESON, 2002, On the use of the camera in anthropology, em Kelly Askew e Richard Wilk, The Anthropology of Media: A Reader. Malden, Blackwell, 41-46.
PIAULT, Marc Henri, 2002, Antropología y Cine. Madrid, Ediciones Cátedra.
PUDOVKIN, Vsevolod, 2007, Film Technique and Film Acting. Londres, Read Books.
ROUCH, Jean, 2003, The camera and man, em Paul Hockings, Principles of Visual Anthropology. Berlim, Mouton de Gruyter, 79-98.
SONTAG, Susan, 2002, On Photography. Londres, Penguin.
VERTOV, Dziga, 1981, Kinoks-Revolução, em Vasco Granja, Dziga Vertov. Lisboa, Livros Horizonte, 40-47.
WORTH, Sol, e John ADAIR, 1972, Through Navajo Eyes: An Exploration in Film Communication and Anthropology. Bloomington, Indiana University Press.