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Revista de Enfermagem Referência
versão impressa ISSN 0874-0283
Rev. Enf. Ref. serIII n.1 Coimbra jul. 2010
Impacto da formação profissional contínua nos custos do tratamento das feridas crónicas
Pedro João Soares Gaspar*; Rogério Paulo Pais Costa**; João Emanuel Gonçalves Costa***; Joseph Maria Monguet Fierro**** e Jordi Ojeda Rodrigues*****
* Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação. Mestre em Comunicação e Educação em Ciência. Doutor em Engenharia Multimédia. Professor Adjunto. Escola Superior de Saúde de Leiria. IPL [pedrgaspar@gmail.com]
** Professor Adjunto. Director da Unidade de Ensino a Distância. IPL [rogerio.paulo.costa@gmail.com]
*** Assistente na Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar. IPL [joao.costa@estm.ipleiria.pt]
**** Director de Investigação.Universidade Politécnica da Catalunha [monguet.upc@gmail.com]
***** Coordenador de Investigação.Universidade Politécnica da Catalunha. [jordi.ojeda@gmail.com]
Resumo
Nos contextos da prestação de cuidados de saúde, os avanços da ciência e da tecnologia rapidamente desactualizam as competências específicas adquiridas nas escolas. Os erros clínicos, más práticas e performances deficientes, frequentemente associadas ao défice de formação, para além dos prejuízos clínicos, imputam enorme carga económica aos custos da saúde.
No investimento em formação, mais do que saber quanto se gasta, importa saber quanto se pode poupar tornando mais competentes os profissionais de saúde.
Com o objectivo geral de desenvolver um modelo de estimação dos custos da não formação, construímos e validamos (1) casos clínicos virtuais de pessoas com feridas crónicas, (2) modelo matemático para estimação dos Custos Óptimos (baseados nas decisões clínicas óptimas) e (3) simulador de tomada de decisão para construir as matrizes de Custos da Acção (baseados nas decisões terapêuticas registadas no simulador).
Desenvolvemos um estudo analítico transversal numa amostra não aleatória de 78 enfermeiros com diferentes níveis de formação e experiência no tratamento de feridas crónicas.
Nos resultados reunimos evidência empírica de que os custos do tratamento são mais elevados entre os profissionais que não frequentaram formação acreditada específica, e de que os custos tendem a baixar à medida que o número de horas de formação sobe.
Palavras-chave: custos; não formação; feridas crónicas; casos clínicos virtuais.
Impact of continuing professional education on treatment costs for chronic wounds
Abstract
In health care provision, scientific and technological advances rapidly make specific skills acquired at school totally obsolete. Clinical errors, bad practices and inadequate performances frequently attributed to insufficient training bring a tremendous economic load to health costs.
In investing in training, rather than knowing how much will be spent, we need to know how much we can save by making healthcare providers more skilled.
Our general aim was to develop a model to estimate the costs of non-training. We built and validated (1) virtual clinical cases of patients with chronic wounds, (2) a mathematical model to estimate Optimal Costs (based on optimal clinical decisions), and (3) a decision-making simulator to prepare Cost of Action matrices (based on the treatment decisions recorded in the simulator).
We developed a cross-sectional study, using a non-random cohort of 78 nurses with different levels of specific training and experience in the diagnosis and treatment of chronic wounds.
The outcomes provided us with the empirical knowledge that the costs involved in the treatment are higher among healthcare providers who have not attended specific accredited training, and that the costs are likely to fall as the number of training hours increases.
Keywords: costs; non-training; chronic wounds; virtual clinical cases.
Impacto de la formación profesional continua en los costes de tratamiento de las heridas crónicas
Resumen
En los contextos de la prestación de cuidados de salud, los avances de la ciencia y de la tecnología desactualizan rápidamente las competencias específicas adquiridas en las escuelas. Los errores clínicos, las malas prácticas y los desempeños deficientes, a menudo asociados al déficit de formación, además de los perjuicios clínicos, imputan una enorme carga económica a los costes en salud.
En la inversión en formación, más que saber cuánto se gasta, importa saber cuánto puede ahorrarse haciendo más competentes a los profesionales de salud.
Con el objetivo general de desarrollar un modelo de estimación de los costes de la no formación, construimos y validamos (1) casos clínicos virtuales de personas con heridas crónicas, (2) un modelo matemático para estimación de los costes óptimos (basados en las decisiones clínicas óptimas) y (3) un simulador de toma de decisión para construir las matrices de costes de la acción (basados en las decisiones terapéuticas registradas en el simulador).
Desarrollamos un estudio analítico y transversal en una muestra no aleatoria de 78 enfermeros con distintos niveles de formación y experiencia en el tratamiento de heridas crónicas.
En los resultados reunimos evidencia empírica de que los costes de tratamiento son más elevados entre los profesionales que no asistieron a la formación acreditada específica, y de que los costes tienden a disminuir a medida que el número de horas de formación aumenta.
Palabras clave: costes; no formación; heridas crónicas; casos clínicos virtuales.
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Recebido para publicação em: 21.02.10
Aceite para publicação em: 06.04.10