Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista de Enfermagem Referência
versão impressa ISSN 0874-0283
Rev. Enf. Ref. serIII n.1 Coimbra jul. 2010
Pesquisa do cuidado de enfermagem: aplicabilidade do referencial de Leininger e Freire
Maria Luiza de Oliveira Teixeira* e Márcia de Assunção Ferreira**
* Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, Brasil. [mlot@uol.com.br]
** Doutora em Enfermagem. Professor Titular do Departamento de Enfermagem Fundamental da EEAN/UFRJ. Pesquisadora do CNPq. Rio de Janeiro, Brasil. [marciadeaf@ibest.com.br]
Resumo
Objectiva-se neste artigo promover um debate teórico-conceptual entre os dois referenciais aplicados, assente na prática de cuidar-pesquisar, a partir da descrição de uma estratégia de inclusão do acompanhante no cuidado ao idoso hospitalizado, com o intuito de melhor prepará-lo para a alta e os cuidados domiciliares. Pesquisa convergente-assistencial desenvolvida com dezanove acompanhantes de idosos hospitalizados em instituição pública, federal. Realizaram-se entrevista e observação participante. A educação problematizadora e o respeito aos seus saberes e cultura levaram os acompanhantes a elaborar e aplicar um plano de cuidados com o idoso, no qual demonstraram o movimento da reflexão- -acção-reflexão no cuidado. Os aspectos convergentes dos referenciais aplicados mostraram seu potencial na pesquisa -cuidado de enfermagem, contribuindo para a integração e inclusão dos sujeitos no cuidado.
Palavras-chave: enfermagem; acompanhantes de pacientes; idoso; educação em saúde.
Nursing care research: applicability of the work of Leininger and Freire
Abstract
This article aims to promote a theoretical and conceptual debate between the two sources used, based on the practice of caring for and researching and inclusion of the Lay carers of hospitalized elders, in order to prepare them better for discharge and home care. The method used was care-converging research, which was developed with 19 escorts of hospitalized elders. Interviews and participant observation were carried out. A problem-solving approach and respect for their knowledge and culture led the Lay carers to develop and implement a care plan with the elders, and they demonstrated the process of reflection-action-reflection in care. The converging aspects of the sources used showed their potential in nursing care research, contributing to the integration and inclusion of the research participants in care.
Keywords: nursing; lay carers; elders; patient education.
Investigación de los cuidados de enfermería: aplicación del referencial de Leininger y Freire
Resumen
Se pretende en este artículo promover un debate teórico-conceptual entre los dos referenciales utilizados, basado en la práctica asistencial y en la investigación, desde la descripción de una estrategia de inclusión de los acompañantes de los ancianos hospitalizados, con el fin de prepararlos mejor para recibir el alta y la atención domiciliaria. Investigación convergente asistencial desarrollada con diecinueve acompañantes de ancianos hospitalizados en una institución pública, federal. Se realizaron entrevistas y observación participante. La educación problematizadora y el respeto por sus conocimientos y cultura llevaron a los acompañantes a elaborar y a adoptar un plan de cuidados al anciano, en el que demostraron el movimiento de reflexión - acción- reflexión en el cuidado. Los aspectos convergentes de los referenciales aplicados mostraron su potencial en la investigación y atención de enfermería, contribuyendo a la integración e inclusión de los sujetos en el cuidado.
Palabras clave: enfermería; acompañantes de pacientes; anciano; educación en salud.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text only available in PDF format.
Referências bibliográficas
ALBUQUERQUE, P. C. ; STOTZ, E. N. (2004) - A educação popular na atenção básica à saúde no município: em busca da integralidade. Interface Comunicação, Saúde, Educação. Vol. 8, nº 15, p. 259-274. [ Links ]
BOEHS, A. E. (2002) - Análise dos conceitos de negociação / acomodação da teoria de M. Leininger. Revista Latino-Americana de Enfermagem. Vol. 10, nº 1, p. 90-96.
FERREIRA, M. A. ; FIGUEIREDO, N. M. A. (1997) - Os mecanismos disciplinadores do hospital: as(os) enfermeiras(os) e o poder sobre o corpo do cliente hospitalizado. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem Vol. 1, nº 1, p. 103-116.
FREIRE, P. (2007) - Educação como prática da liberdade. 30ª ed. Rio de Janeiro : Paz e Terra.
FREIRE, P. (2008a) - Pedagogia da esperança. 15ª ed. Rio de Janeiro : Paz e Terra.
FREIRE, P. (2008b) - Conscientização: teoria e prática da liberdade: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 25ª ed. São Paulo : Moraes.
FREIRE, P. (2008c) - Pedagogia da autonomia. 37ª ed. Rio de Janeiro : Paz e Terra.
FREIRE, P. (2008d) - Pedagogia do oprimido. 47ª ed. Rio de Janeiro : Paz e Terra.
GEORGE, J. B. [et al.] (2002) - Teorias de enfermagem: os fundamentos para a prática profissional. Porto Alegre : Artes Médicas.
LEININGER, M. (1991) - Culture care diversity and university: a theory of nursing. New York : National League for Nursing.
MARQUES, C. A. ; SOUSA, L. T. ; FERREIRA, R. T. O. (2005) - Paulo Freire e o Paradigma da Inclusão. In Colóquio Internacional Paulo Freire, 5º, Recife, 2005.
RUSICKI, D. A. (1989) - Realistically meeting the educational needs of hospitalized acute and short-stay patients. Nursing Clinics of North America. Vol. 24, nº 3, p. 629-637.
TEIXEIRA, M. L. O. ; FERREIRA, M. A. (2009) - Uma tecnologia de processo aplicada ao acompanhante do idoso hospitalizado para sua inclusão participativa nos cuidados diários. Texto & Contexto Enfermagem. Vol. 18, nº 3, p. 409-417.
TRENTINI, M. ; PAIM, L. (2004) - Pesquisa convergente-assistencial: um desenho que une o fazer e o pensar na prática assistencial em saúde-enfermagem. 2ª ed. Florianópolis : Insular.
VALLA, V. V. (2003) - Educação popular, saúde comunitária e apoio social numa conjuntura de globalização. Cadernos de Saúde Pública. Nº 15, Supl. 2, p. 7-14.
VASCONCELOS, M. L. M. C. ; BRITO, R. H. P. (2006) - Conceitos de educação em Paulo Freire: glossário. Petrópolis : Vozes.
WALDOW, V. R. (2004) - O cuidado na saúde: as relações entre o eu, o outro e o cosmos. Petrópolis : Vozes.
Recebido para publicação em: 14.03.10
Aceite para publicação em: 22.04.10