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Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283

Rev. Enf. Ref. serIII n.1 Coimbra jul. 2010

 

Parentalidade Positiva e Enfermagem: Revisão Sistemática da literatura

 

M. Saudade O. Custódio Lopes*, Helena Catarino** e M. Anjos Dixe**

* Professora Adjunta na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria e Doutoranda em Enfermagem na Universidade Católica Portuguesa. Bolseira da Fundação da Ciência e Tecnologia. [saudade.lopes@ipleiria.pt]

** Professoras Coordenadoras na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria.

 

Resumo

O apoio na parentalidade positiva é fundamental nos primeiros três anos de vida e exige uma abordagem positiva a partir da potencialidade dos pais e da família, implicando exigências e desafios para os enfermeiros.

Esta revisão sistemática da literatura tem o objectivo de identificar os focos de atenção e as estratégias de intervenção de enfermagem na promoção da parentalidade positiva, em crianças dos zero aos três anos de idade.

De uma pesquisa realizada na EBSCOhost e na ISI Web of Knowledge resultaram nove artigos publicados de 2000 – 2010 e referentes à parentalidade positiva em crianças saudáveis dos zero aos três anos de idade. As variáveis em estudo e o conteúdo dos programas traduziram focos dentro dos seguintes temas: capacitação dos pais; comportamento, desenvolvimento e estimulação da criança; interacção pais-criança positiva; segurança e saúde da criança; disciplina positiva; e construção de capital social.

Nas estratégias de intervenção o trabalho individual com os pais/família e o trabalho em grupo evidenciaram ganhos na capacitação dos pais e na construção de capital social.

A necessidade de resposta a estes focos e os ganhos resultantes das intervenções evidenciam a oportunidade para os enfermeiros melhorarem a assistência à criança e família.

Palavras-chave: parentalidade; intervenção de enfermagem; lactente; criança pré-escolar; saúde da criança.

 

Positive Parenting and Nursing: Systematic literature Review

Abstract

Support for positive parenting is critical in the first three years of life and requires a positive approach based on the potential of involving parents and family, implying demands and challenges for nurses.

This literature review aims to identify the issues and strategies for nursing intervention to support positive parenting for children under three years old.

Literature from 2000 to 2010 in EBSCOhost and ISI Web of Knowledge databases was searched to locate studies that included aspects of positive parenting and nursing interventions with healthy children under the age of three years.

Nine papers met the inclusion criteria. The variables and programmes focused on the following themes: parents’ empowerment, children’s behavior, development and stimulation, positive parent-child interaction, children’s health and safety, positive discipline, and building social capital.

Intervention strategies in individual work with parents and discussion groups showed improvements in empowering parents and building social capital.

The need to respond to these issues and the gains resulting from interventions highlight the opportunity for nurses to improve care for the child and family.

Keywords: parenting; nursing Intervention; infants; preschoolchild; child health. 

 

Parentalidad Positiva y Enfermería: Revisión Sistemática de la literatura

Resumen

El apoyo en la parentalidad positiva es fundamental en los tres primeros años de vida y requiere un acercamiento positivo a partir de la potencialidad de los padres y de la familia, lo que implica exigencias y retos para los enfermeros.

Esta revisión sistemática de lo publicado tiene como objetivo identificar los focos de atención y estrategias de intervención de enfermería en la promoción de la paternidad positiva, en niños de los cero a los tres años de edad.

De una investigación realizada en la EBSCOhost y en la ISI Web of Knowledge se han obtenido nueve artículos publicados desde el 2000 hasta el 2010, referentes a la paternidad positiva de niños sanos de los cero a los tres años de edad. Las variables en estudio y el contenido de los programas tradujeron centros de interés en los siguientes temas: capacidad de los padres; comportamiento, desarrollo y estimulación del niño; interacción positiva entre padres y niño; seguridad y salud del niño; disciplina positiva; y construcción de capital social.

En las estrategias de intervención, el trabajo individual con los padres / familia y el trabajo en grupo mostraron ganancias y pérdidas en la capacidad de los padres y en la construcción de capital social.

La necesidad de una respuesta a estos centros de interés y las ganancias resultantes de las intervenciones demostraron ser oportuno que las enfermeras mejoren la atención al niño y a la familia.

Palabras clave: parentalidad; intervención de enfermería; niños de preescolar; salud del niño.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

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Recebido para publicação em: 13.04.2010

Aceite para publicação em: 06.05.10

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