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Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283

Rev. Enf. Ref. serIII n.3 Coimbra mar. 2011

 

Supervisão de estudantes de Enfermagem em ensino clínico – Revisão sistemática da literatura

 

Rosa Silva*, Regina Pires** e Carlos Vilela***

** Doutoranda em Enfermagem, Mestre em Enfermagem, Pós-Graduada em Supervisão Clínica em Enfermagem. Enfermeira do Instituto Português de Oncologia do Porto, EPE [rosa_silva33@hotmail.pt].

** Doutoranda em Enfermagem, Mestre em Supervisão, Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria. Professora Adjunta da Escola Superior de Enfermagem do Porto [regina@esenf.pt].

*** Doutorando em Enfermagem, Mestre em Gestão Pública, Pós-Graduado em Supervisão Clínica em Enfermagem. Professor Adjunto da Escola Superior de Enfermagem do Porto [carlosvilela@esenf.pt].

 

Resumo

A preparação dos enfermeiros para o exercício da supervisão de estudantes de enfermagem, em ensino clínico, surge actualmente como uma necessidade dos contextos formativos e da prática. Assumir que ser enfermeiro é ter a função de participar activamente nos processos de formação de estudantes, sem procurar conhecer as suas dificuldades enquanto supervisor clínico, é contribuir para práticas pedagógicas desfasadas. Com os objectivos de, 1) conhecer as representações dos enfermeiros sobre o exercício da supervisão, 2) identificar as dificuldades sentidas no exercício da supervisão e 3) identificar as necessidades dos enfermeiros no desempenho da supervisão, realizou-se uma análise à melhor evidência disponível. Em bases de dados científicas, recorrendo a artigos de investigação, foram encontrados 68 artigos e, destes, seleccionados oito. Para a análise dos resultados adoptou-se o Modelo de Proctor. Os resultados apontam para um conjunto de necessidades dos supervisores que passam pela formação específica na área, treino de competências e formalização de directrizes sobre as funções dos vários intervenientes – enfermeiros, escolas e organizações de saúde. Com este estudo, conclui-se que a profissão e a prática de enfermagem ganham com uma efectiva (re) estruturação dos processos de supervisão, tendo em vista a qualidade da formação dos enfermeiros e do exercício profissional.

Palavras-chave: educação em enfermagem; tutoria; mentores; competência profissional.

 

Supervision of nursing students during clinical education – Systematic literature review

Abstract

The preparation of nurses for supervising nursing students during clinical education is needed in training contexts and in clinical practice.

To assume that being a nurse is to have responsibility to participate actively in students’ educative processes, without seeking as a clinical supervisor to know their difficulties, is to contribute to deficient pedagogical practices. With the objectives of 1) knowing the opinions of nurses on carrying out supervision, 2) identifying the difficulties in carrying out supervision and 3) identifying the needs of nurses in the performance of supervision, we conducted an analysis of the best evidence available. In the scientific databases, using research articles, 68 articles were found, and of these eight were selected. Proctor’s model was adopted to analyze the results. The results point to a range of supervisor needs including specific training in the clinical area concerned, skills training and formalization of guidelines on the roles of many of the stakeholders - nurses, schools and health organizations. Based on this study, we conclude that both the profession and nursing practice itself would gain by (re) structuring supervision processes in terms of the quality of nurses’ training and professional practice.

Keywords: nursing education; preceptorship; mentors; professional competence.

 

Supervisión de estudiantes de enfermería en enseñanza clínica – Revisión sistemática de la literatura

Resumen

La preparación de los enfermeros para el ejercicio de la supervisión de estudiantes de enfermería, en enseñanza clínica, surge actualmente como una necesidad de los contextos formativos y de la práctica. Asumir que ser enfermero es tener la función de participar activamente en los procesos de formación de estudiantes, sin procurar conocer sus dificultades en cuanto supervisor clínico, es contribuir para prácticas pedagógicas desfasadas. Con los objetivos de 1) conocer las representaciones de los enfermeros sobre el ejercicio de la supervisión, 2) identificar las dificultades sentidas en el ejercicio de la supervisión e 3) identificar las necesidades de los enfermeros en el desempeño de la supervisión, se realizó un análisis a la mejor evidencia disponible. En bases de datos científicas, recurriendo a artículos de investigación, fueron encontrados 68 artículos y, de estos, seleccionados ocho. Para el análisis de los resultados se adoptó el Modelo de Proctor. Los resultados apuntan hacia un conjunto de necesidades de los supervisores, que pasan por la formación específica en el área, el entrenamiento de competencias y formalización de directrices sobre las funciones de los diversos intervinientes – enfermeros, escuelas y organizaciones de salud. Con este estudio, se concluye que la profesión y la práctica de enfermería ganan con una efectiva (re)estructuración de los procesos de supervisión, teniendo en consideración la calidad de la formación de los enfermeros y del ejercicio profesional.

Palabras clave: educación en enfermería; tutoría; mentores; competencia profesional.

 

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Recebido para publicação em: 09.11.10

Aceite para publicação em: 18.01.11

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