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Psicologia
versão impressa ISSN 0874-2049
Psicologia v.19 n.1-2 Lisboa 2005
O medo, a ansiedade e as suas perturbações
Américo Baptista[1] Marina Carvalho[2] Fátima Lory[3]
Resumo: É apresentado um modelo para compreensão do medo e da ansiedade, assim como de tratamento das suas perturbações, de acordo com o modo de actuação no Centro de Aconselhamento para Estudantes da Universidade Lusófona. O medo é considerado uma adaptação, de acordo com uma perspectiva evolutiva e desenvolvimentista. Como qualquer adaptação varia, podendo apresentar desajustamentos nos extremos da distribuição, tanto na baixa como na alta ansiedade, que designamos por perturbações hipoansiosas e hiperansiosas. São apresentadas as possibilidades de tratamento psicológico cognitivo‑comportamental nas perturbações de hiperansiedade, assim como são discutidos os efeitos do tratamento, em diversos pârametros, e as possibilidades de prevenção.
Palavras‑chave: medo, ansiedade, tratamento psicológico cognitivo‑comportamental.
Fear, anxiety, and its disorders
Abstract: In this paper we present a model for the understanding of fear and anxiety as well as the treatment of its disorders, in agreement with the methods used in the Centro de Aconselhamento para Estudantes da Universidade Lusófona. According to an evolutionary and developmental perspective, fear is viewed as an adaptation. As such, it varies and can show different maladjustments, both in high and low anxiety, that are normally designated as hypo and hyper-anxious disorders. We present possibilities of cognitive-behavioural psychological treatment of hyper-anxious disorders, as well as discuss its effects.
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[1] Centro de Estudos de Psicologia Cognitiva e da Aprendizagem, Centro de Aconselhamento para Estudantes, Departamento de Psicologia da Universidade Lusófona. E‑mail: americo.baptista@ulusofona.pt
[2] Centro de Estudos de Psicologia Cognitiva e da Aprendizagem, Centro de Aconselhamento para Estudantes, Departamento de Psicologia da Universidade Lusófona.
[3] Centro de Estudos de Psicologia Cognitiva e da Aprendizagem, Centro de Aconselhamento para Estudantes, Departamento de Psicologia da Universidade Lusófona.