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Investigação Operacional
versão impressa ISSN 0874-5161
Inv. Op. v.27 n.2 Lisboa dez. 2007
Comparação da Análise de Componentes Principais e da CATPCA na Avaliação da Satisfação do Passageiro de uma Transportadora Aérea
António Carrizo Moreira
Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial
Universidade de Aveiro
Resumo
O artigo tem como objectivo abordar a problemática da utilização da análise de componentes principais (ACP) e da análise de componentes principais para dados categóricos (CATPCA), de forma a comparar a viabilidade da utilização de ambas as técnicas. Para tal foi utilizada a avaliação da satisfação da prestação do serviço do passageiro de uma transportadora aérea, onde foram inquiridos 250 passageiros.
As conclusões são claras: por um lado, é recomendável utilizar a ACP dado que são obtidas três dimensões que explicam 70,23% da variância total explicada da satisfação do passageiro em detrimento da CATPCA onde se obtém uma única dimensão, que explica 60% da variância total explicada da satisfação do passageiro da transportadora aérea. Por outro lado, a ACP viola dois princípios básicos: o de ser utilizado com variáveis qualitativas e a de as mesmas seguirem uma distribuição normal, o que não se coloca no caso da CATPCA. O trade off entre as duas técnicas faz com que se utilize a ACP em detrimento da CATPCA, devido às três dimensões obtidas e à obtenção de uma variância total explicada superior.
Title: Comparing the principal components analysis to the CATPCA in the passengers satisfaction evaluation of a passenger air carrier
Abstract
The main purpose of this article is to confront the results of the Principal Components Analysis (PCA) with the results of the Categorical Principal Components Analysis (CATPCA), in order to assess the feasibility of both techniques. The satisfaction of the service provided by an air passenger carrier was used for that purpose where 250 passengers were interviewed.
The conclusions are clear: on the one hand, it is advisable to use the PCA because as a result three components are obtained that explain 70,23% of the total variance of satisfaction explained whereas the CATPCA has a result only one component that explains 60% of the total variance explained of the air carrier passenger satisfaction. On the other hand, the PCA violates two main principles: it uses qualitative variables and those variables do not follow a normal distribution, which is not at stake with CATPCA. The trade off of the two techniques favors PCA vis-à-vis CATPCA due to both the three dimensions obtained and the total variance explained.
Keywords: Principal Components Analysis, Categorical Principal Components Analysis, Satisfaction in Services
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