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Psicologia, Saúde & Doenças
versão impressa ISSN 1645-0086
Psic., Saúde & Doenças v.3 n.2 Lisboa 2002
A dinâmica da personalidade e o homesickness (saudades de casa) dos jovens estudantes universitários
M. Fernanda Ferraz & Anabela Sousa Pereira
Universidade de Aveiro – Portugal
RESUMO: Partindo de uma abordagem metodológica enquadrada numa perspectiva empírico-analítica, esta investigação tem como objectivo alertar para a necessidade do desenvolvimento de competências para lidar com a situação de transição, propondo a criação e aplicação de medidas profilácticas ao nível do ensino secundário, que previnam o aparecimento dos quadros de insucesso, abandono e problemas pessoais e de estruturação da personalidade, promovendo a sua adaptação. Os resultados apontam como traços de personalidade mais visíveis nestes estudantes os de carácter extrovertido, no entanto, os estudantes do sexo feminino têm mais tendência para apresentar uma personalidade predominantemente de traço neurótico do que os do sexo masculino. Verifica-se uma correlação positiva entre o homesickness e o neuroticismo, isto é, quanto mais saudades de casa o estudante tem, mais tendência apresenta para o neuroticismo e vice-versa. Com a extroversão a correlação é negativa, ou seja, quanto mais extrovertidos são os alunos, menos saudades de casa têm. Perante este quadro de resultados é importante atender, à necessidade de proporcionar bem-estar na universidade promovendo um apoio pessoal, organizacional e de inter-relação que envolva os seus alunos e lhes permita investir na formação académica com sucesso.
Palavras chave: Estudantes universitários, Extroversão, Introversão, Neuroticismo, Personalidade, Processo de transição, Saudades de casa
Personality and homesickness in young university students
ABSTRACT: From a methodological point of view framed in an empiric-analytic perspective this research aims to alert for the need of developing skills which will enable students to deal with this transition process, suggesting the application of prophylactic measures at the high school level, which will prevent the appearance of unsuccessful patterns, school drop-out and personality structuring problems, promoting student adaptation. The results show the most visible personality feature in such students is extroversion. Yet female students show more trends to present a personality feature of neuroticism than male students. We have verified a positive correlation between homesickness and neuroticism, i.e., the more homesick a student feels, the bigger the trend that same student shows towards neuroticism and vice-versa. With extroversion the correlation is negative, that is, the more extrovert students are the less homesick they feel. In light of these results it is important to meet the need to promote well-being at the university promoting personal support, organizational support and inter-relational support that involves the students and allows them to invest in their academic formation in a successful way.
Key words: Extroversion, Homesickness, Introversion, Neuroticism, Personality, Transition process, University students
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