SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1A personalidade da mãe prematura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Psic., Saúde & Doenças v.8 n.1 Lisboa  2007

 

Stress e suporte social em familiares de pessoas com paralisia cerebral

Telma Almeida* & F.M. Sampaio

Universidade Fernando Pessoa, Porto

 

RESUMO: O presente trabalho pretende estudar as percepções de stress e do suporte social em familiares cuidadores de indivíduos com paralisia cerebral. Utilizou-se uma amostra não probabilística constituída por 25 familiares cuidadores (mães, pais e outros), adultos de ambos os géneros (16 mulheres e 8 homens), com idades entre os 19 e os 81 anos. Os indivíduos com paralisia cerebral constituem um grupo de 25 sujeitos com idades entre os 16 e os 49 anos, (8 mulheres e 17 homens), que vivem em casa com familiares e frequentam um centro de dia especializado, a APPC da cidade do Porto. Os participantes responderam à Escala de Satisfação com o Suporte Social – ESSS (Pais-Ribeiro, 1999) e à escala aferida à população portuguesa (Silva, Pais-Ribeiro, Cardoso, & Ramos, 2003) da da Life Experiences Survey – LES (Sarason, Johnson, & Siegel, 1978). Os resultados evidenciam a existência de uma correlação negativa moderada (r=-0,58; p=0,002) entre o suporte social e o stress dos familiares de pessoas com paralisia cerebral. Observou-se que o suporte social percepcionado pelos familiares cuidadores varia em função da sua idade (sub-escala “Intimidade”, p=0,04), em função da idade da pessoas com paralisia cerebral (sub-escala “Intimidade”, p=0,01) e em função do nível de autonomia da pessoa com paralisia cerebral (sub-escala “Actividades Sociais”, p=0,04). Estes dados vêm reforçar a importância do apoio social na diminuição dos níveis de stress das famílias de pessoas com paralisia cerebral.

Palavras chave: ESSS, Familiares, LES, Paralisia cerebral, Stress, Suporte social

 

 

Stress and social support in caregivers of individuals with cerebral palsy

ABSTRACT: This work analyses families of individuals affected with cerebral palsy and their perceptions of stress and social support. Twenty-five relatives (mothers, parents, and other, 16 females, 8 males), aged 19 through 81, participated in this study. The individuals with cerebral palsy (16 female, 8 male), have ages between 16 and 49 years, live at home with one or more caregivers (mostly parents) and attend a specialized day center in the city of Oporto, Portugal. Caregivers answered a Social Support Satisfaction Scale (Escala de Satisfação com o Suporte Social, Pais-Ribeiro, 1999) and a portuguese version (Silva, Pais-Ribeiro, Cardoso, & Ramos, 2003) of the Life Experiences Survey (Sarason, Johnson, & Siegel, 1978). Results show an inverse moderate correlation (r=-0,58 p=0.002) between perceived social support and stress, as well as significant differences (p=0,04) in level of social support according to caregivers’ age, patients’ age (p=0,01), and patients’ level of autonomy (p=0,04). These results reinforce the importance of social support in reducing the stress of families of handicapped individuals.

Key words: Cerebral palsy, ESSS, Familiar, LES, Social support, Stress

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Referências

Andrada, M.G. (1986). Cerebral Palsy: Issues in incidence, early detection and habilitation in Portugal. In K. Marfo, S. Walkek, & B. Charles (Eds.), Childhood disability in developing countries: Issues in habilitation and special education. New York: Praeger Publishers.

        [ Links ]

Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (2004). A criança com paralisia cerebral: Guia para pais e profissionais de saúde e educação. Lisboa: APPC.

Beazlley, S., & Moore, M. (1995). Deaf children, their families and professionals: Dismantling barriers. London: David Culton.

Cohen, S., & Wills, T.A. (1985). Stress, social support and the buffering hypothesis. Psychological Bulletin, 98(2), 310-357.

Cohen, S. Underwood, S., & Gottlielo, B. (2000). Social support measures and intervention. New York: Oxford University Press.

Cox, T. (1978). Stress. Baltimore: University Park Press.

Folkman, S. (1984). Personal control and stress and coping processes: A theorical analysis. Journal of Personality and Social Psychology, 46(4), 839-852.

Lazarus, R.S., & Folkman, S. (1984). Stress, appraisal and coping. New York: Springer Publishing Company.

Luís, I.S. (1998). Stress: Não mata mas mói. Revista Pessoal, 81, 4-19.

Dunst, C.J., Trivette, C.M., & Deal, A.G. (1988). Enabling and empowering families: Principles and guidelines for practice. Cambridge: Brookline Books.

Mindel. E.D., & Feldman, V. (1987). The impact of deaf children of their families. In E.D. Mindel & M. Vernon (Eds.), The growth in silence: Understanding deaf children and adults (pp. 1-29). Austin: Pro-Ed.

Moores, D.F., & Meadow-Orlans, K.P. (2002). Educational and developmental aspects of deafness. Washington: Gallaudet University Press.

Pais-Ribeiro, J.L. (1999). Escala de satisfação com o suporte social (ESSS). Análise Psicológica, 3(17), 547-558.

Pierce, G.R., Sarason, I.G., & Sarason, B.R. (1996). Coping and social support. In M. Zeidner & N.S. Endler (Eds.), Handbook of coping: Theory, research, applications (pp. 434-451). New York: John Wiley & Sons.

Pinhal, A., Ricou, M., Antunes, A., & Nunes, R. (1998). Adaptação familiar à criança deficiente auditiva. In R. Nunes (Ed.), Controvérsias na reabilitação da criança surda (pp. 171188). Porto: Fundação Engenheiro António de Almeida.

Ribeiro, P.J.L. (1999). Escala de satisfação com o suporte social (ESSS). Análise Psicológica, 3(17), 547-558.

Sarason, G.R., Sarason, B.R., & Pierce, G.R. (1990). Social support: An international view. New York: John Wiley & Sons.

Sarason, I.G., Johnson, J.H., & Siegel, J.M. (1978). Assessing the impact of life changes: Development of the life experiences survey. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 46(5), 932-946.

Shapiro, J., Blacher, J., & Lopez, S.R. (1998). Maternal reactions to children with mental retardation. In J.A., Burack, R.M., Hodapp, & E., Zigler (Eds.), Handbook of mental retardation and development (pp. 606-625). New York: Cambridge University Press.

Silva, I., Pais-Ribeiro, J., Cardoso, H., & Ramos, H. (2003). Contributo para a adaptação da Life Experiences Survey (LES) à população diabética portuguesa. Revista Portuguesa de Saúde Pública, 21(2), 49-60.

Stoneman, Z. (1997). Mental retardation and family adaptation. In E.M. William (Ed.), Elli’s Handbook of mental deficiency: Psychological theory and research (3rd ed., pp. 405-426). New Jersey: Lawrence Ealbaum.

Taylor, S.E. (1995). Health psychology (3rd ed.). Los Angeles: McGraw-Hill.Vaux, A. (1988). Social support: Theory, research and intervention. New York: Praeger.

Wills, T.A., & Fegan, MF. (2001). Social networks and social support. In A. Baum, T.A. Revenson, & J.E. Singer (Eds.), Handbook of health psychology (pp. 209-234). New Jersey: LEA.

 

*Contactar para E-mail: telma.c.almeida@gmail.com

Recebido em 15 de Julho de 2006 / aceite em 12 de Dezembro de 2006