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Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa
versão impressa ISSN 1645-4464
Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão v.6 n.2 Lisboa abr. 2007
Os pilares da estratégia
Estudo de caso de cinco empresas líderes
por Fernando Serra1
RESUMO: O desenvolvimento dos estudos de estratégia evoluiu significativamente nos últimos 50 anos, na tentativa de orientar as organizações na busca pela vantagem competitiva. Depois das críticas de Mintzberg ao planejamento estratégico na sua forma clássica na década de 1970, diversos autores preocuparam-se em definir taxonomias para as escolas do pensamento estratégico. De seu trabalho, em geral, surge o caráter evolucionário e complementar dessas escolas e até a proposta de integração de seus conceitos. O presente trabalho apresenta uma proposta de quatro novas dimensões, denominadas pilares da estratégia: líder e equipe executiva; foco estratégico; aposta; e sustentação pelos recursos. Estas dimensões, por sua vez, identificadas a partir de estudos de casos clássicos da literatura de estratégia, com referências escolhidas a partir da freqüência de citações em trabalhos acadêmicos brasileiros. As organizações selecionadas para estudo foram Honda, Swatch, GE, Southwest Airlines e Microsoft. Os pilares foram considerados elementos complementares e interdependentes que sustentam o sucesso de uma organização.
Palavras-chave: Estratégia, Dimensões da Estratégia, Vantagem Competitiva
The pillars of strategy: the case study of 5 leading companies
ABSTRACT: The development of strategy studies along the late 50 years attempted to guide the organizational search for competitive advantage. Several authors defined taxonomies for strategy schools of thought after Mintzberg critics to the classical use of strategic planning in the 1970’s. From their work, generally speaking, emerge the evolutionary and complementary character of the schools of thought, or the integration of their concepts. This work presents new dimensions named the four pillars of strategy: leader and executive team; strategic focus; bet (risk-taking); and resources support. These dimensions or elements were identified from classical case studies originated from literature. They were considered complementary and interdependent elements that sustain the success of an organization.
Key words: Strategy, Strategy Dimensions, Competitive Advantage
Los pilares de estrategia. Caso de estudio de 5 empresas líderes
RESUMEN: El desarrollo de estudios de estrategias durante los últimos 50 años ha sido un intento de guiar la investigación organizacional para ventajas de competitividad. Tras las críticas de Mintzberg a la utilización clásica de planes estratégicos en la década de los 70as, varios autores definieron taxonomías para escuelas de pensamiento de estrategias. De su trabajo, generalmente hablando, emerge el carácter evolutivo y complementario de las escuelas de pensamiento, o de la integración de sus conceptos. Este trabajo presenta una nueva propuesta de cuatro nuevas dimensiones, denominadas pilares de estrategia: líder y equipo ejecutivo; foco estratégico; apuesta (toma de riesgo); y apoyo de los recursos. Estas dimensiones o elementos fueron identificados de clásicos casos de estudio originados en la literatura estratégica. Fueron considerados elementos complementarios e interdependientes que sostienen el éxito de una organización.
Palabras clave: Estrategia, Dimensiones de Estrategia, Ventaja Competitiva
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1 Doutor em Engenharia pela PUC-Rio, dirige a Unisul Business School e é professor e pesquisador do Mestrado em Administração da Unisul, Brasil. Coordena as pesquisas de Cenários Delphi da parceria Unisul/S3 Studium (Domenico De Masi – Itália). É conselheiro da Tropical Brasil e da Fundição FSM (Constância – Portugal). É professor convidado dos cursos de pós-graduação do IBMEC/Rio e da FGV, Brasil. Participa do centro de pesquisa português em estratégia, globADVANtAGE (IPL). E-mail:fernandoserra@unisul.br
Recebido em Março de 2007 e aceite em Abril de 2007.
Received in March 2007 and accepted in April 2007.