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Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa
versão impressa ISSN 1645-4464
Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão v.7 n.1 Lisboa jan. 2008
O Conselho de Administração nas empresas familiares
Jorge Rodrigues 1
RESUMO: As empresas familiares podem ser vistas como um conjunto de subsistemas – negócio, família, propriedade. Quando falamos de empresas referimo-nos também ao Conselho de Administração. Este tem como funções definir a estratégia global e a sua implementação, a nomeação dos directores, a política de distribuição de dividendos, a ratificação e revisão dos planos de negócios, zelando pelo cumprimento da lei e dos estatutos. Com base numa amostra de seis empresas do sector da construção e obras públicas em Portugal, as quais podem ser classificadas como empresas familiares, caracteriza-se o Conselho de Administração. Este assume a forma monista com uma média de 7,3 administradores. O mercado de trabalho destes é quase inexistente, sendo o seu recrutamento efectuado entre os quadros das próprias empresas. Na sua maioria são homens e representam a segunda geração da família.
Palavras-Chave: Empresa Familiar, Conselho de Administração, Governo das Sociedades
TITLE: Board of Directors in family firms
ABSTRACT: Family firms can be seen as a set of sub-systems – business, family, ownership – and when we talk about companies, we also have the Board of Directors. This one has to define the corporate strategy and its implementation, the nomination of directors, the payment of stockholders, and to ratify and revise t he business plan, in order to the observance of the law and the statutes. Based on a sample of six companies related with construction and public works in Portugal, which are identified as family firms, we characterized the Board of Directors. This is one-tier board model on average with 7.3 elements. The labour market for directors is almost non-existent. Their recruitment is done among the firms’ senior managers. Most of them are men and they are the family’s second generation.
Key Words: Family Firms, Board of Directors, Corporate Governance
TITULO: Consejo de Administración en las empresas familiares
RESUMEN: Las empresas familiares pueden ser observadas desde un conjunto de subsistemas – negocio, familia, propiedad. Cuando hablamos de empresas, nos referimos también al Consejo de Administración. Este tiene como funciones definir la estrategia global y su implementación, nombramiento de los directivos, la política de distribución de dividendos, la rectificación y revisión de los planes de negocios, en lo mas estricto cumplimiento de la ley y de los estatutos. Con base en una muestra de seis empresas del sector de la construcción y obras publicas en Portugal, las cuales pueden ser clasificadas como empresas familiares, se caracteriza el Consejo de Administración. Este asume la forma monista con una media de 7,3 administradores. El mercado de trabajo de ellos es prácticamente inexistente, siendo su reclutamiento hecho entre los cuadros de las propias empresas. En su mayoría son hombres y representan la segunda generación de la familia.
Palabras Clave: Empresa Familiar, Consejo de Administración, Gobierno de las Sociedades
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1 Jorge José Martins Rodrigues
Doutor em Gestão, Economista, Professor Adjunto, Coordenador do Laboratório de Economia e Gestão do CICE – Centro de Investigação em Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal, ESCE/IPS, Setúbal, Portugal.
PhD in Management, Economist, Adjunct Professor at High School of Management Sciences of Polytechnic Institut of Setubal, Setubal, Portugal.
Doctorado en Gestión, Economista, Profesor Adjunto, Coordinador del Laboratorio de Economía y Gestión del CICE – Centro de Investigação em Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal, ESCE/IPS, Setúbal, Portugal.
Recebido em Novembro de 2007 e aceite em Março de 2008.
Received in November 2007 and accepted in March 2008.