Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa
versão impressa ISSN 1645-4464
Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão v.7 n.2 Lisboa abr. 2008
Redescobrindo estrategistas no mundo luso-brasileiro
Alexandre Faria1 e Takeyoshi Imasato2
Resumo: A construção e manutenção da autoridade legítima do estrategista é uma questão central para a área de estratégia. Entretanto, os modelos e conceitos produzidos no mundo anglo-americano têm privilegiado apenas a legitimação da autoridade do estrategista da grande empresa. Ao problematizar os fundamentos do conhecimento produzido pela área de estratégia, especialmente a oriunda dos EUA, o objetivo deste ensaio é mostrar como e porque os conceitos de autoridade e legitimidade são importantes para estrategistas e acadêmicos no mundo luso-brasileiro na era da globalização. Este ensaio argumenta que é necessário redescobrir e legitimar na era da globalizaçãoos diferentes tipos de estrategistas que protagonizam os mercados no mundo luso-brasileiro.
Palavras-chave: Estratégia, Legitimidade, Autoridade, Economias em Transição, Economias Emergentes
Title: Rediscovering strategists in the Portuguese-Brazilian world
Abstract: The construction and maintenance of legitimate authority is a central question in the field of strategy. However, frameworks and concepts produced in the Anglo-American world have privileged only the authority of the big company’s strategist. By discussing the underpinnings of the academic knowledge produced by the field of strategy, especially from US, this essay shows how and why the concepts of authority and legitimacy are important to strategists and academics in the Portuguese-Brazilian world in the era of globalization. This essay claims for the rediscovery and legitimacy of different types of strategists that have central influence on markets in the Portuguese-Brazilian world.
Key words: Strategy, Legitimacy, Authority, Economies in Transition, Emerging Economies
Titulo: Redescubriendo estrategas en el mundo luso-brasileño
Resumen: La construcción y mantenimiento de la legítima autoridad del estratega es una cuestión central en elcampo de la estrategia. Mientras, los modelos y conceptos producidos en el mundo anglosajón tienen solamenteprivilegiado y legitimado la autoridad del estratega de la grande empresa. Discutiendo los fundamentos delconocimiento producido en el campo de la estrategia, en especial la que proviene de los Estados Unidos, el objetivode este ensayo es mostrar como y porque los conceptos de autoridad y legitimidad son importantes para los estrategas y académicos en el mundo luso-brasileño en la era de la globalización. Este ensayo argumenta que es necesario redescubrir y legitimar los diferentes tipos de estrategas que tiene influencia en los mercados del mundo luso-brasileño, en la era de la globalización.
Palabras clave: Estrategia, Legitimidad, Autoridad, Economías en Transición, Economías Emergentes
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text only available in PDF format.
Referências bibliográficas
ANSOFF, I. (1984), Implanting Strategic Management. Prentice Hall, New York. [ Links ]
ASFORTH, B e GIBBS; B: (1990), «The double-edge of organizational legitimation». Organization Science, vol. 1(2), pp. 177-194.
BARON, D. (2005), Business and Its Environment. 5th. ed., Prentice Hall, New Jersey.
BERTERO, C.; VASCONCELOS, F. e BINDER, M. (2003), «Estratégia empresarial: a produção científica brasileira entre 1991 e 2002». Revista de Administração de Empresas, vol. 43(4), pp. 48-62.
BRUGMANN, J. e PRAHALAD, C. (2007), «New social compact».Harvard Business Review, vol. 85(2), pp. 80-90.
BURAWOY, M. e LUKACS, J. (1985), «Mythologies of work: a comparison of firms in State Socialism and advanced Capitalism». American Sociological Review, vol. 50, pp. 723-737.
CABRAL-CARDOSO, C. (2006), «Portuguese management between global rhetoric and local reality». Management Research, vol. 4(3), pp. 193-204.
CARIOCA, M. J.; DINIZ, R. e PIETRACCI, B. (2004), «Making Portugal competitive». The McKinsey Quarterly, n.º 3, pp. 3-9.
CHANDLER, A. D. (1962), Strategy and Structure. MIT Press, Cambridge.
CHANDLER, A. D. (1977), The Visible Hand. Belknap Press, Cambridge.
CHANDLER, A. D. (1984), «The emergence of managerial capitalism». Business History Review, vol. 58(4), pp. 473-503.
CHANG, H-J. (2002), «Rompendo o modelo». In G. ARBIX, A. COMIN e M. ZILBOVICIUS (Orgs.), Brasil, México, África do Sul, Índia e China: Diálogo entre os que Chegaram Depois. UNESP, USP, São Paulo.
COWLING, K. e TOMLINSON, P. (2005), «Globalisation and corporate power». Contributions to Political Economy, vol. 24, pp. 33-54.
DINIZ, E. e BOSCHI, R. (2003), «Empresariado e estratégias de desenvolvimento». Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 18(52), pp. 15-33.
GILPIN, R. (2004), O Desafio do Capitalismo Global. Record, Rio de Janeiro.
GONÇALVES, D. A.; FAIA-CORREIA, M. e CUNHA, M. P. (2005), «The importation of American managerial ideas by a start-up consulting firm». Iberoamerican Academy of Management on Lisbon, Dezembro.
HAMBRICK, D. (2004), «The disintegration of strategic management: it’s time to consolidate our gains». Strategic Organization, vol. 2(1), pp. 91-98.
KNIGHTS, D. e MORGAN, G. (1991), «Corporate strategy, organizations, and subjectivity: a critique». Organization Studies, vol. 12(2), pp. 251-273.
LEVY, D.; ALVESSON, M. e WILLMOTT, H. (2003), «Critical approaches to strategic management». In M. ALVESSON e H. WILLMOTT, Studying Management Critically. Sage, London.
LOCKE, R. (1996), The Collapse of the American Management Mystique. Oxford, Oxford.
MAXWELL, Kenneth (1973), «The generation of the 1790's and the idea of a Luso-Brazilian empire». In D. ALDEN (Ed.), The Colonial Roots of Modern Brazil. University of California Press, Berkeley.
MILLS, A. e HATFIELD, J. (1999), «From imperialism to globalization: internationalization and the management text». In S. R. CLEGG, E. IBARRA-COLADO e L. BUENO-RODRIQUEZ (Eds.), Global Management, Sage, London.
MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B. e LAMPEL, J. (2000), Safari de Estratégia: Um Roteiro pela Selva do Planejamento Estratégico. Bookman, Porto Alegre.
ORGAN, D. (1971), «Linking pins between organizations and environments». Business Horizons, vol. 14(6), pp. 73-80.
PORTER, M. e KRAMER, M. (2006), «Strategy and society: the link between competitive advantage and corporate social responsibility». Harvard Business Review, vol. 84(12), pp. 78-92.
ROPER, J. (2005), «Symmetrical communication: excellent public relations or a strategy for hegemony?». Journal of Public Relations Research, vol. 17(1), pp. 69-86.
SILVA, J. R. (2005), «A internacionalização das empresas portuguesas: a experiência brasileira». Revista de Administração de Empresas, vol. 45, ed. especial Minas Gerais, pp. 102-112.
VAN AGTMAEL, A. (2007), The Emerging Markets Century: How a New Breed of World-Class Companies is Overtaking the World. Free Press, New York.
WHITTINGTON, R. et al. (2003), «Taking strategy seriously». Journal of Management Inquiry, vol. 12(4), pp. 396-409.
WRIGHT, M.; FILATOTCHEV, I.; PENG, M. e HOSKISSON, R. (2005), «Strategy research in emerging economies: challenging the conventional wisdom». Journal of Management Studies, vol. 42(1), pp. 1-33.
1 Alexandre Faria
PhD em Administração de Empresas (Univ. of Warwick, Reino Unido). Professor Adjunto na EBAPE-FGV e Pesquisador do CNPq, Rio de Janeiro, Brasil. Coordenador do Grupo de Estudos em Estratégia e Marketing (GEEM).
PhD in Industrial and Business Studies (Univ. of Warwick, UK). Lecturer at EBAPE-FGV, researcher of CNPq, Rio de Janeiro, Brazil. Coordinator of Strategy and Marketing Studies Group (GEEM).
PhD en Administración de Empresas (Univ. of Warwick, Reino Unido). Profesor Adjunto en la EBAPE-FGV e Investigador del CNPq, Rio de Janeiro, Brasil. Coordinador del Grupo de Estudios en Estrategia y Marketing (GEEM).
2 Takeyoshi Imasato
Mestre em Administração (UFRGS). Doutorando em Administração na EBAPE-FGV. Pesquisador do GEEM e do Grupo de Estudos Internacionais (GEI) na EBAPE-FGV, Rio de Janeiro, Brazil.
Master in Management (UFRGS). Doctoral student in Business Administration (EBAPE-FGV). Researcher of the GEEM and of the GEI at EBAPE-FGV, Rio de Janeiro, Brazil.
Maestría en Administración (UFRGS). Cursando el Doctorado en Administración en la EBAPE-FGV. Investigador del GEEM y del Grupo de Estudios Internacionales (GEI) en la EBAPE-FGV, Rio de Janeiro, Brazil.
Recebido em Janeiro de 2008 e aceite em Maio de 2008.
Received in January 2008 and accepted in May 2008.